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Versão 3.21 do Tiny ERP está no ar

Versão 3.21 do Tiny ERP está no ar

28.10.2020 por Daniela Borsoi em Nota de versão

Lançamos a versão 3.21 do Tiny ERP com novas integrações e recursos para auxiliar na Black Friday.

A versão deste mês conta com uma série de novidades, que vão, inclusive, auxiliar na Black Friday. Além disso, disponibilizamos algumas das integrações mais pedidas por nossos clientes no canal de ideias, sendo dois marketplaces e um banco.

Com 40 ideias implementadas, 446 votos no canal e 19 melhorias, conheça quais foram as principais mudanças realizadas para a versão 3.21 do Tiny. Aproveite para assistir o webinar da versão e entender melhor cada mudança.

Geração automática de notas fiscais

Trazemos nesta versão uma novidade para deixar a sua rotina mais ágil, contribuindo com o maior fluxo de pedidos que acontece durante a Black Friday. 

Geração automática de notas fiscais no Tiny ERP.

Agora você pode fazer o faturamento automático dos pedidos recebidos dos canais de venda, sejam eles e-commerce próprio ou marketplaces, melhorando a experiência de compra dos seus clientes. 

Funciona da seguinte forma: quando um pedido muda o status para “Aprovado” no Tiny, a nota fiscal é automaticamente gerada.

As notas fiscais geradas são listadas na aba de notas fiscais pendentes em Menu → Vendas →  Notas Fiscais, basta clicar em “Autorizar pendentes” e a emissão é finalizada.

Se você gostou da novidade e quer colocar em prática no seu negócio, acesse Menu → Configurações → Vendas → Configuração da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) → Gerar nota fiscal automaticamente, e escolha entre as opções “Não gerar” ou “Ao aprovar venda”.

B2W O2O (Pegue na Loja)

O2O simboliza a conexão entre o mundo online e offline. Isso quer dizer que o cliente pode comprar no ambiente virtual e retirar os produtos na loja física. O projeto foi desenvolvido para os pedidos que serão retirados na loja pelo cliente ou expedidos via motoboy para entrega em até 2 horas. 

B2W O2O no Tiny ERP.

Ao receber os pedidos no Tiny, será possível identificar através de marcadores se o mesmo será levado ao cliente por motoboy ou se o produto vai ser retirado na loja pelo próprio cliente. Veja em detalhes as duas situações:

Cliente retira na loja

Neste caso, o pedido será identificado no Tiny com o marcador “Aguardando estoque”, e você deverá confirmar para a B2W se possui estoque para atender este pedido. 

Após informar que poderá atender ao pedido, ele receberá o marcador “Aguardando confirmação”. Agora, é necessário informar para a B2W que você já separou os itens do pedido. 

Com a separação efetuada, o pedido recebe o marcador “Aguardando retirada” e o cliente já pode passar em sua loja para buscar o produto. 

Envio por motoboy

Se o cliente optou por receber em seu endereço, um motoboy vai passar em sua empresa para realizar a coleta do pedido. Neste caso, você apenas precisará confirmar a entrega. 

Para o pedido ser liberado e entregue ao motoboy, é necessário digitar a senha que o cliente ou o delivery terão em mãos. Dessa forma, é feita a confirmação que estará entregando o pedido para a pessoa certa.

Integração com a Shopee

Realizamos a integração com o marketplace Shopee, assim você tem mais uma opção para expandir as vendas e alavancar os negócios. 

Integração do Tiny ERP com a Shopee.

A Shopee foi fundada em 2015 e é a principal plataforma de compras online do sudeste asiático e do Taiwan, operando hoje em 8 mercados. Já foram realizados mais de 200 milhões de downloads do aplicativo mundialmente. 

A empresa chegou ao Brasil em 2019, estreando com uma plataforma em português exclusiva para o mercado brasileiro, oferecendo compras rápidas e seguras. 

Na integração com o Tiny, você pode contar com os recursos abaixo:

  • Importação dos pedidos;
  • Atualização das situações dos pedidos;
  • Sincronização de produtos simples e variações com suas categorias;
  • Sincronização de estoques;
  • Sincronização de preços;
  • Impressão de etiquetas de envio.

Se faz sentido para o seu negócio, instale a extensão Shopee e aproveite.

Integração com Leroy Merlin

Desenvolvemos a integração com o marketplace Leroy Merlin, para que você tenha mais uma opção de canal de venda para anunciar seus produtos.

Integração do Tiny ERP com a Leroy Merlin.

A Leroy Merlin é um marketplace especializado em construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem, reconhecida como a maior rede de Home Centers do Brasil. 

Está presente em 13 países, e no Brasil é encontrada em 8 estados, com 40 lojas físicas. Para continuar inovando e liderando o mercado, a Leroy Merlin investiu na criação de um marketplace.

Na integração com o Tiny, você pode contar com os recursos abaixo:

  • Importação dos pedidos do marketplace para o Tiny;
  • Atualizações das situações dos pedidos;
  • Sincronização de produtos;
  • Envio de estoques;
  • Envio de preços.

Se faz sentido para o seu negócio, abra um chamado de suporte e solicite a liberação desta integração.

Integração com o Banco Inter

Chegou a integração com o Banco Inter! Esta integração foi sugerida e muito votada no canal de ideias do Tiny.

Integração do Tiny ERP com o Banco Inter.

O Banco Inter é o 1º banco 100% digital do país, totalmente isento de tarifas. Atualmente conta com mais de 7,2 milhões de correntistas, com um crescimento médio de 20 mil contas abertas por dia útil. 

Funciona efetivamente como uma conta corrente, e, com ela, os clientes podem fazer todas as transações características de uma conta aberta em um banco tradicional, mas com a vantagem de ser tudo gratuito e via web. O banco trabalha com conta digital para pessoa física, pessoa jurídica e MEI.

No Tiny você pode cadastrar sua conta bancária para emitir e imprimir boletos, assim como conciliar a baixa desses boletos. 

Se faz sentido para o seu negócio, instale a extensão Banco Inter e aproveite. Para sincronizar o Banco Inter a sua conta Tiny, acesse Menu → Configurações → Aba Finanças → Cadastro de contas bancárias →  Incluir conta bancária.  

Melhorias no Módulo de Separação

Realizamos diversas melhorias no módulo de separação, para que esta rotina seja ainda mais fácil de ser realizada. 

Visualização das fotos dos produtos

Criamos um parâmetro para você escolher se deseja, ou não, imprimir as imagens dos produtos juntamente com a lista de separação. A vantagem é a facilidade na identificação dos produtos, principalmente quando você comercializa itens parecidos. As imagens nas listas de separação e no checkout são sempre visualizadas.

Se faz sentido para o seu negócio, acesse Menu → Configurações → Vendas → Expedição e Logística. Em Configurações da separação, selecione “Imprimir a imagem do produto na impressão da separação”.

Impressão das informações adicionais

Alguns sellers costumam inserir informações extras no campo “Informações adicionais”, dentro do item no pedido. 

Exemplo: Um seller que personaliza camisas de times de futebol. O cliente consegue comprar a camisa no site e pedir para estampar seu nome nas costas. O seller insere esta informação dentro do item no campo “informações adicionais” que está no pedido de venda.  

A partir dessa versão, as informações inseridas neste local podem ser impressas junto à lista de separação deste pedido. Assim, na hora de separar, o responsável saberá qual camisa personalizada pertence a cada pedido. É uma forma de facilitar e organizar a rotina de separação de produtos que possuem algum tipo de personalização. 

Se faz sentido para o seu negócio, , acesse Menu → Configurações → Vendas → Expedição e Logística. Em Configurações da separação, selecione “Imprimir observações internas da venda na separação”.

Personalização das etiquetas de separação

Além das variáveis já existentes para serem impressas nas etiquetas de separação, agora você pode definir mais estas opções, conforme abaixo:

  • número da nota fiscal;
  • número do pedido; 
  • forma de frete e envio; 
  • localização.

Dessa forma, você conta com mais informações na hora de separar as mercadorias vendidas no estoque, tornando o processo mais ágil.

Integração de produtos usados no Mercado Livre

Esta novidade é para você que tem produtos usados para venda, como livros, videogames, jogos e eletrônicos. Agora você pode anunciar seus produtos usados no Mercado Livre pelo Tiny. 

Para isso, acesse o módulo de gerenciamento de anúncios do Mercado Livre do Tiny. Na ficha técnica do produto, na seção “Outras características”, modifique a informação no campo “Condição do item” para “usado”. 

Otimização do relacionamento de anúncios do Mercado Livre com os produtos

Lançamos uma novidade que vai auxiliar os vendedores que possuem diversos anúncios para o mesmo produto no Mercado Livre. A opção “Relacionar anúncio”, que é encontrada no Gerenciamento de Anúncios, tem como objetivo associar produtos do Tiny que possuem diferentes MLBs no marketplace.

Esta novidade foi desenvolvida para evitar erros como produtos duplicados ao importar os produtos do Mercado Livre para o Tiny, por exemplo e otimizar muito mais o relacionamento dos produtos do Tiny com os seus anúncios.

Inclusão de dias para preparação para Skyhub,Via Varejo e Amazon 

Os prazos de entrega de produtos podem variar de loja para loja, assim como de produto para produto. Alguns segmentos de negócios trabalham com produtos que necessitam de um tempo de preparação.

Exemplo: Um seller que personaliza agendas anuais. O cliente, ao comprar a agenda no site, pede para imprimir uma frase específica na capa, com cor e textura de sua escolha. O lojista, então, recebe o pedido e necessita de 2 dias para personalizar este produto antes que esteja pronto para envio.

No cadastro de produtos do Tiny, na seção estoque, existe o campo “dias para preparação” onde você informa quantos dias corridos você necessita para disponibilizar o produto para expedição. Agora esta informação é enviada para Skyhub, Via Varejo e Amazon, e esta passa a contar no prazo de entrega do seu produto ao cliente.

Visualização da imagem do produto no controle de estoques

Controlar os estoques é uma das tarefas que exigem atenção no varejo, seja ele virtual ou físico. É importante manter as quantidades disponíveis sempre corretas, para que não ocorram problemas na hora das compras e das vendas. 

Em alguns segmentos de negócios, muitas vezes existem dois produtos com nomes iguais, porém são diferentes fisicamente. Neste caso, é importante poder visualizar a imagem deles no sistema, certo?

Por isso, desenvolvemos uma melhoria para que você possa ver a imagem dos produtos no módulo de Controle de Estoques, acessando Suprimentos → Controle de Estoques.   

Mapeamento de atributos em lote para Google Shopping 

Você já conhece a ferramenta do Tiny para Google Shopping? Com ela, é possível enviar os produtos para o Merchant Center (repositório de produtos do Google) e criar campanhas de forma fácil dentro do Tiny. 

Assim, seus anúncios aparecem no topo das pesquisas do Google, para que os potenciais clientes encontrem seu produto e realizem compras.

Nesta versão, já é possível mapear atributos de forma massiva também na aba de produtos disponíveis para envio ao Merchant Center. Antes somente era possível mapear os atributos em lote na aba de “necessitam revisão” e “prontos para envio”.

Além disso, foram realizadas as seguintes melhorias para Google Shopping:

  • Alterado a nomenclatura Merchant Center para produtos, facilitando o entendimento;
  • Envio de preço promocional para o Merchant Center para determinada forma de pagamento (Exemplo: boleto);
  • Para facilitar, foi automatizada a atualização da URL da imagem e URL do produto;
  • Não será enviado ao shopping o GTIN se nos produtos o valor for igual a SEM GTIN;
  • Foi disponibilizada a ação de enviar produtos para o shopping diretamente no cadastro de produtos.

Novidades no PDV

Com o PDV do Tiny, fica fácil incluir as vendas de sua loja física no sistema. Estamos sempre desenvolvendo melhorias para este módulo, portanto temos novidades para essa versão.

Impressão de comprovantes de ação 

Ainda na versão 3.18, lançada em 30 de julho, liberamos a opção de registrar e emitir um relatório com os valores de abertura, sangria, reforço e fechamento de caixa. A novidade é a possibilidade de imprimir os comprovantes de ação. Vamos lembrar o que é cada ação?

  • Abertura de caixa: quanto de dinheiro você tem em caixa no início do dia?
  • Sangria de caixa: pagou uma conta ou um cafezinho? Com a sangria, você informa que retirou determinado valor em dinheiro do caixa.
  • Reforço de caixa: precisou colocar mais dinheiro no caixa? Realize um reforço no valor que precisar.
  • Fechamento de caixa: no final do dia, feche o caixa. Serão somados o dinheiro que estava em caixa, as vendas realizadas e também o reforço, caso houver. Também serão descontadas as sangrias. 

Para isso, acesse Menu → Vendas → PDV e abra o caixa do dia. É solicitado para informar o valor e, agora, você pode marcar  a opção de  “Imprimir comprovante de abertura de caixa”. Então, poderá visualizar a página, escolher a impressora e imprimir. 

Esta opção é persistente, isso quer dizer que uma marcada a opção de “imprimir comprovante”, ela permanecerá marcada para os próximos dias. Caso não queira mais imprimir, apenas desmarque. Esta opção de marcar “imprimir comprovante” está disponível em todas as ações no caixa conforme indicadas acima.

Vendedor obrigatório

Você que trabalha com mais de um vendedor, com ou sem comissionamento, conta com um cadastro para identificá-los em cada pedido de venda e proposta comercial. Ainda é possível escolher se é preciso selecionar o vendedor ao finalizar uma venda.

A partir de agora você pode configurar para que as vendas no PDV tenham um vendedor obrigatório também.

Você pode selecionar a opção que deseja em Menu → Configurações → Vendas → Configurações dos pedidos de venda → Vendedor obrigatório.

Outras novidades

  • Estorno de contas e estoque automático ao cancelar pedido ou nota fiscal;
  • Aumento no tamanho do logo na DANFE;
  • No cadastro de produtos, busca pelo GTIN da variação, melhor visualização da localização das variações e exibição do SKU dos itens que compõe um kit;
  • Possibilidade de incluir marcadores para Notas para Consumidor Final (NFC-e);
  • Importação e exportação de caixa com conta de destino;
  • Data de entrega no relatório de expedição;
  • Diversos relatórios passam a permitir exportação para planilha;
  • Possibilidade de informar um CFOP na importação de CT-e.
  • Mercado Livre: consulta do estoque no Fulfillment;
  • Via Varejo: login via token e associação manual de produtos;
  • Wish: atualização diária nas marcas e validação do rastreamento antes do envio;
  • Shopify: melhoria na importação do endereço;
  • Parâmetro para enviar parcelas da NFS-e de forma visível;
  • Atributos: mapeamento dos atributos do fabricante;
  • GNRE: Ajustes para atender os estados de AM e RS;
  • Intelipost: campo “Telefone” passa a ser replicado para o “Celular” quando este estiver vazio;
  • Melhor Envios: melhoria no processo de compra de etiquetas;
  • Ordenação de etiquetas na expedição quando for ZPL;
  • Na exportação e exportação de pedidos para planilha, foi incluída a coluna SKU;

Pequenas Melhorias

  • Wix passa a importar o campo de observações do cliente para dentro das observações do pedido;
  • Webhook de vendas para alteração de situações de pedidos;
  • Opencart passa a importar a descrição complementar dos produtos;
  • Configuração para mapear ou obter formas de frete da Olist;
  • Código do fabricante no relatório de Necessidade de Compras;
  • Marcar pedidos como enviados ao enviar códigos de rastreio na Woocommerce;
  • Melhorias na importação de XML emitidos por terceiros;
  • Possibilidade de exportar listas de preços;
  • Aviso por e-mail de boletos em aberto para clientes com 2 ou 5 dias do vencimento;
  • Número do pedido de venda passa a constar nas observações das Notas Fiscais;
  • Relatório de Curva ABC para Multi Empresa.