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Lançamos a versão 3.26 do Tiny

Lançamos a versão 3.26 do Tiny

26.03.2021 por Daniela Borsoi em Nota de versão

Conheça o que mudou no Tiny com a versão 3.26. Otimize seu dia a dia no e-commerce e na loja física com os novos recursos.

Todos os meses lançamos uma nova versão pensando em como deixar o dia a dia dos nossos clientes mais eficiente e organizado. A versão 3.26 conta com diversas novidades, e entre os novos recursos e melhorias, disponibilizamos customizações e filtros.

Com 17 ideias desenvolvidas, 234 votos no Canal de Ideias e 50 melhorias, conheça os destaques da versão. Aproveite para assistir o webinar com os especialistas da Tiny.

Liberdade para customizar as etiquetas de produtos

Escolha a melhor forma de identificar seus produtos através das novas possibilidades de customização das etiquetas de produtos. A liberdade na customização é uma demanda recorrente dos usuários e a nossa ideia é que outras etiquetas também recebam esta melhoria ao longo das novas versões do Tiny. 

A nova customização permite que sejam distribuídos os campos na etiqueta de produtos, clicando, arrastando e soltando as informações de acordo com as necessidades da operação. 

Controle a posição e até mesmo inclua um código de barras pelo código (SKU) e um pelo GTIN na mesma etiqueta.

Algumas formas de utilizar a nova funcionalidade na sua rotina:

  • Crie uma etiqueta que identifique exatamente o produto, com preço, código de barras (GTIN) e logo da empresa. Por exemplo: Sapato Casual – Azul – Tam. 36 – R$ 129,90. 
  • Faça etiquetas com textos personalizados, escolhendo a formatação dos campos como tamanho de fonte, cor do texto e alinhamento;
  • Crie etiquetas para enviar aos cliente do e-commerce, com código do produto, logo da empresa, descrição da variação, preço, etc. 

Já sabe de que forma vai distribuir os elementos nas próximas etiquetas? Experimente o novo layout de etiquetas para produtos com a Ajuda do Tiny.

Canal de venda intermediador na Nota Fiscal

Através da norma técnica 2020 006V1.0 – SINIEF 21/2020 e 22/2020 da SEFAZ, a partir do dia cinco de abril de 2021, é obrigatória a inserção do intermediador da operação através das vendas realizadas em canais de terceiros para e-commerce. 

O Tiny está pronto para atender esta demanda. Cadastre os seus intermediadores (marketplaces, hubs ou agências) nas configurações de vendas, informando o nome do intermediador, o CNPJ e o canal de venda que opera. 

Após, acesse a configuração da sua integração e selecione o integrador pré-cadastrado. Assim, no XML das notas fiscais de venda a informação do intermediador será enviada ao SEFAZ, atendendo a obrigatoriedade. Esta informação não será impressa na DANFE da Nota Fiscal conforme a norma da SEFAZ. 

Se quiser saber mais sobre o intermediador na Nota Fiscal, acesse nosso artigo de Ajuda.

Aniversários de clientes na agenda

Você costuma parabenizar seus clientes no dia do aniversário? Oferece presentes ou descontos especiais nessa data? Se sim, temos uma novidade que vai te ajudar a ter mais organização na hora de planejar as ações para comemorar a data junto aos clientes.

Agora, você pode escolher se deseja ou não exibir os aniversários dos clientes na agenda do Tiny, conforme as configurações da agenda. Dessa forma, você tem uma melhor visualização e pode utilizar a data de forma estratégica.

Compartilhamos algumas ideias para utilizar a novidade:

  • Envie um e-mail desejando felicitações;
  • Aproveite para oferecer um desconto especial de aniversário;
  • Para loja física, que tal entregar um mimo ao receber o aniversariante no estabelecimento?

Filtre os produtos por fabricante

Ficou mais fácil atualizar e realizar ações com produtos utilizando o novo filtro que considera o fornecedor. Poupando o seu tempo, filtre os produtos conforme o fabricante cadastrado em cada produto no Tiny e realize ações de forma massiva. Você vai otimizar diversos momentos do seu dia a dia.

Ideias para colocar essa novidade em prática na rotina:

  • Na hora de reajustar o preço dos produtos conforme o fornecedor;
  • Ao enviar produtos de um fornecedor específico para o e-commerce;
  • Para verificar as quantidades em estoque de produtos de cada fornecedor;
  • Exportar para planilha os produtos de um fornecedor específico.

Este era um recurso muito esperado pelos usuários do Tiny, e agora pode ser utilizado por todos. 

Número da nota fiscal na tela de pedidos de venda

Veja qual nota fiscal foi gerada para cada pedido na tela de pedidos de venda. Para ver esta informação na tela, selecione a opção “Nº nota fiscal” na funcionalidade de “informações visíveis” e otimize sua rotina. Inclusive, o informações visíveis é uma funcionalidade super legal, em que o seller customiza sua tela de trabalho incluindo as colunas que deseja visualizar. 

Legal, mas para que ela serve?

  • Ficou bem mais fácil de saber qual nota foi gerada a partir de um pedido, o que ajuda na rastreabilidade durante o fluxo do pedido no Tiny sem precisar acessar diversas telas;
  • Vendedores com limitações de acesso conseguem ver o número da nota fiscal do pedido quando for faturado, sem precisar solicitar informações ao financeiro;
  • No momento em que o cliente solicitar mais informações sobre seu pedido, não será necessário clicar no ícone vermelho N (nota fiscal) e sair da tela para verificar informações sobre a nota.

Customize as informações visíveis da tela de pedidos de venda conforme a necessidade do seu negócio. 

Relatório de vendas agora com os custos de frete

Uma das informações importantes para analisar as vendas de uma empresa é saber quanto foi necessário investir no pagamento de fretes para enviar as encomendas aos clientes.

Quem utiliza a cotação de frete com transportadoras e gateways logísticos ou o módulo de custos do e-commerce no Tiny, pode ver quanto foi gasto com frete em determinado período, mas o relatório de vendas ainda não contava com essa informação.

Por isso, agora você vai encontrar esse dado também no relatório de vendas, facilitando a identificação de quanto foi pago de frete pela empresa ao ser comparado com o valor dos pedidos, por exemplo: 

Cliente Isabela
Valor do pedido: R$ 1.000,00
Frete pago pela Isabela: R$ 0,00
Frete pago pelo empresa: R$ 30,00

Aproveite a novidade e analise a lucratividade das vendas através desse relatório. 

Realize o inventário considerando o estoque reservado

Controlar os estoques é uma rotina frequente de quem vende produtos, e o inventário facilita a conferência de itens que estão disponíveis para venda. 

Na hora de exportar o inventário para uma planilha para atualizar as quantidades, escolha também a exportação do estoque reservado de cada produto, que é a novidade desta versão. Isso te ajuda a entender a real situação do estoque, pois contém as quantidades reservadas nos pedidos recebidos até o momento.

Por que essa novidade é legal?

  • A conferência de estoques fica mais precisa;
  • Você fica sabendo quantos produtos estão reservados para enviar aos clientes;
  • Se o inventário mostrar 10 unidades de um produto, e destes, 3 estão reservados, o usuário sabe que apenas 7 unidades estão realmente disponíveis para venda;
  • Seguindo o exemplo acima, se ao contar o estoque o gestor perceber que apenas 5 estão disponíveis fisicamente, poderá analisar o porquê do erro e aproveitar para comprar mais unidades.

Precisa de ajuda para realizar o inventário da sua empresa? Acesse este artigo sobre inventário.

Visualize o valor líquido na tela de contas a receber

Ter previsibilidade de caixa é importante para a saúde financeira do negócio, e as informações disponibilizadas devem ser precisas para melhor análise. 

Para te ajudar ainda mais, veja no módulo contas a receber qual é valor líquido que você vai receber por suas vendas, já descontando todas as taxas envolvidas nas suas operações financeiras.

Isso significa que você poderá ver na listagem de contas o valor final a receber de cada conta, já descontadas as taxas e tarifas referentes a forma de pagamento do pedido. Para que o cálculo do valor líquido aconteça, os valores das taxas devem estar identificados na conta que ainda está em aberto no Tiny.

Com esse novo recurso, o gestor consegue ter melhor previsibilidade de quanto irá receber de valor líquido em cada período de tempo, facilitando a gestão financeira. 

Você pode customizar a tela de contas a receber e incluir esta informação, para isso, selecione a opção “Valor líquido” nas “informações visíveis”. 

Saiba mais sobre o módulo de contas a receber acessando o Ajuda do Tiny.

Novidades no PDV do Tiny

No Canal de Ideias, sempre recebemos novas demandas para tornar cada passo de uma venda na loja física mais ágil e completa. Afinal, as rotinas do caixa também precisam ser otimizadas. Conheça duas novidades no PDV do Tiny:

Logotipo da empresa no recibo da venda

Agora o logotipo de sua empresa é impresso no recibo de venda, assim como é feito nas notas fiscais do consumidor (NFC-e). Mesmo sendo um simples comprovante de venda, é legal poder identificar a loja, podendo trabalhar a lembrança de marca e reforçá-la na memória dos seus consumidores.

Somatório de itens

Ao finalizar as vendas no PDV, confira se a quantidade de itens que seu cliente comprou são as mesmas que foram incluídas no pedido. Por exemplo, se o cliente comprou 5 camisetas e 1 meia, mas no PDV constam apenas as 5 camisetas, o vendedor pode incluir o item faltante e finalizar a venda.

Gostou das novidades? Aproveite e saiba tudo sobre o PDV do Tiny acessando este artigo.

Outras Melhorias

  • Devolução: estorno dos impostos no DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício);
  • Custos do e-commerce: liberado para Shopee marketplace;
  • Caixa: possibilidade de migrar contas do banco em lote;
  • Depósitos: opção para não permitir transferências quando a quantidade for maior do que a disponível em estoque;
  • API Pesquisar Cadastros: parâmetro para filtrar pelo e-mail;
  • Print Node: liberada impressão de etiquetas da Olist;
  • Wix: melhoria na importação de observações internas dos pedidos;
  • Frete Rápido: informação do frete pago pela empresa e pago pelo seller na cotação de frete;
  • Notas de Serviço e Ordens de Serviço: novo campo para inserir o local da prestação de serviço;
  • Grupo Pão de Açúcar: opção para marcar pedido como entregue;
  • JetNeo: envio da marca do produto para o e-commerce.

Você já otimiza a sua rotina com o Tiny? Se ainda não criou sua conta, aproveite e para experimentar 30 dias grátis.