Versão 3.07 do Tiny ERP


Na madrugada desta quarta-feira (25) foi lançada a nova versão do Tiny ERP, a 3.07. Com ela, muitas novidades para otimizar sua conta, facilitar processos rotineiros e alavancar as vendas. No total, foram desenvolvidas 14 ideias, totalizando 65 votos no canal de ideias.


Novidades da versão 3.07


O foco desta versão está em melhorias na operação, otimizando processos do e-commerce e tornando o dia a dia mais fluído. A atenção aos detalhes é muito importante, pois são neles que muitas vezes estão os entraves da rotina.

Roselle - Analista de Requisitos no Tiny ERP

Imagens externas - Otimização do espaço na conta


Se você costuma inserir anexos de imagem no cadastro dos produtos em sua conta no Tiny, temos uma grande novidade. Você pode otimizar o espaço utilizando links ao invés de anexos.


Como funciona? Desenvolvemos uma seção no cadastro dos produtos para que seja inserido o link para a imagem correspondente.


Utilize URL de imagens para otimizar o espaço no Tiny ERP.
Otimize o espaço de sua conta Tiny

Além disso, também foi criada uma opção nas configurações de plataforma, para que ao importar as imagens do e-commerce, você possa escolher entre importar o anexo ou apenas o link. No envio de produtos para a plataforma, o Tiny envia as imagens que estão nos anexos e também os links.


Ao utilizar links para imagens, o espaço de anexos não é afetado, otimizando sua conta.


Giro de estoque


O Giro de Estoque é um indicador de desempenho de estoque, e tem como objetivo auxiliar o gestor a entender a situação de rotatividade dos produtos, assim como quais estão encalhados.


Esta é uma ferramenta que pode ser utilizada em grandes promoções, como por exemplo a Black Friday. Você pode identificar produtos que estão com um baixo giro e criar promoções na tentativa de alavancar as vendas e diminuir o custo de estoque. Além disso, é um relatório que auxilia as empresas na hora de tomar decisões assertivas como preços, fabricação, marketing e compras.


Gráfico do Giro de Estoques do Tiny ERP.
Use o Giro de Estoque para campanhas promocionais

O Tiny classifica os produtos em 3 faixas:


  • Normal: São produtos que tiveram um giro adequado de estoque, com renovação no período analisado;
  • Baixo Giro: Produtos que foram renovados no estoque apenas uma vez no período analisado;
  • Encalhe: Itens que não tiveram movimentação no período analisado.


Um dos principais propósitos do Giro de Estoque é identificar os produtos agrupados em cada faixa, para tirar melhor proveito de outras funcionalidades do sistema. Ao aplicar tags em lote para os produtos de determinada classificação, podemos filtrá-los em relatórios, aplicar preços promocionais ou reajustes, entre outras funcionalidades que utilizem o recurso de tags.

Germano - Desenvolvedor no Tiny ERP

Melhorias na separação


O módulo de separação do Tiny permite que o processo de envio dos pedidos realizados no e-commerce seja eficiente e organizado. Para a nova versão, o objetivo foi tornar mais otimizado o processo de separação das encomendas, sendo assim criamos novos filtros para serem usados.


Agora, é possível filtrar e ordenar os pedidos por datas, sendo que a cada aba do módulo de separação o filtro será mostrado de forma diferente, por exemplo:


  • Aba aguardando separação: data de envio para a separação
  • Aba separadas: data que a separação foi efetuada
  • Checkout efetuado: data que o processo foi realizado

Separação de mercadorias no Tiny ERP.
Rotina organizada com a Separação do Tiny

Além disso, outras duas melhorias foram feitas.


  • Incluída a possibilidade de alterar a ordenação de impressão da separação, podendo ser conforme selecionado na listagem, por localização, nome do produto ou SKU.
  • Impressão total das mercadorias a serem separadas, sem a necessidade de selecionar página por página.

Personalização etiquetas de volumes


Foram adicionadas melhorias nas configurações das etiquetas de volumes, e agora o usuário pode personalizar a etiqueta com uso de variáveis, como destinatário, número da nota fiscal e volume.


Atendimento parcial das ordens de compra


Adicionamos uma nova funcionalidade nas ordens de compra, que é o "receber parcialmente". Em alguns casos, o cliente faz uma solicitação para um fornecedor e recebe apenas uma parte da compra. Sendo assim, deixamos esta rotina mais organizada para estes casos.


Para que seja utilizada, basta clicar no menu de contexto da ordem de compra e escolher receber parcialmente. Quando esta ação for executada, uma nova ordem de compra é gerada e, ao salvá-la, as quantidades da ordem de compra original serão substituídas.


Variações customizadas para o Mercado Livre


Até esta versão, para os produtos que estavam em categorias com variações pré-definidas, se tornava obrigatório o envio destas para o Mercado Livre, independente se eram exigidas pela plataforma. As variações customizadas eram permitidas apenas para produtos que não tinham variações pré-definidas na categoria.


A forma que as variações são enviadas mudou nesta versão. Agora, é possível enviar variações customizadas para categorias que permitem este envio. Se a categoria escolhida possuir variações pré-definidas, porém não obrigatórias, não será necessário enviá-las para o Mercado Livre.


Outras melhorias da versão


Exibição da imagem nas variações


Agora ficou mais fácil de identificar produtos dentro da grade e no popup de variações. Para a versão 3.07, fica disponibilizada a visualização da imagem de cada variação, e caso o cadastro não tenha imagem, apenas um ícone informativo será mostrado. Neste caso, as imagens que serão consideradas para o e-commerce serão as do produto pai.


Natureza de operação conforme plataforma


Nas configurações de cada e-commerce dentro de sua conta no Tiny, foi incluída a opção de escolher uma natureza de operação específica para ser vinculada em cada venda realizada. Esta natureza será utilizada de forma automática nas notas fiscais, facilitando o processo de emissão. Esta funcionalidade foi pensada principalmente para empresas que possuem mais de um canal de venda, como B2B e B2C.


Despesas na venda


Foi criado um campo chamado “Despesas” dentro do pedido de venda. Este campo influenciará nas parcelas, no valor total do pedido e também será enviado para a nota fiscal ao faturar o pedido.


Contador de caracteres na descrição de produtos


Tendo como objetivo facilitar o envio de produtos para plataformas, inserimos um contador de caracteres no campo descrição do produto. Desta forma, ficou mais fácil criar o nome do produto ideal para o e-commerce, visto que algumas plataformas limitam a quantidade de caracteres.


Filtro nas notas fiscais


Para facilitar a identificação das notas fiscais conforme o canal de venda, desenvolvemos um filtro que possibilita selecionar qual plataforma será levada em consideração para exibição das notas fiscais.


Etiquetas de envio


Foram implementadas três melhorias relacionadas às etiquetas de envio:


  • Mercado Livre: nas configurações da Tray, é possível escolher se a impressão das etiquetas será em PDF ou em ZPL.
  • Melhor Envio: foi criada uma configuração no gateway dentro do Tiny, para que o nome fantasia ou razão social da empresa seja considerado como nome do remetente ao gerar as etiquetas.
  • Olist: possibilidade de imprimir múltiplas etiquetas de envio de uma só vez.

Importação de Conhecimento de Transporte (CTe) em lote


Nas tarefas de importação, em "Início > Ferramentas", foi criada uma opção para distinguir o tipo de documento que será importado através de arquivos zipados, podendo assim, importar conhecimento de transporte (CTe) em lote.


Anúncios para canais de venda


A partir desta versão, será possível criar um novo anuncio no e-commerce para o produto cadastrado. Na aba e-commerce, do cadastro de produtos, clique em "Adicionar mapeamento" e mantenha o campo do identificador em branco, para que o novo anúncio seja criado.


Ao enviar o produto para o e-commerce, um novo produto será criado no e-commerce, e o vínculo será feito através do identificador gerado automaticamente.


Edição de produtos em lote


Ao acessar "Cadastros > Produtos > Mais ações > Produtos com problemas fiscais", o usuário poderá editar dados dos produtos em lote, como NCM, unidade e origem dos produtos. Desta forma, a emissão das notas fiscais se torna mais rápida, por não ser necessário editar os produtos um a um.


Nota Fiscal de Serviço


O sistema para emissão das notas com a Prefeitura de São José dos Campos - SP passou por algumas alterações. Sendo assim, realizamos os ajustes necessários para que a emissão das notas fiscais para esta cidade possa ser realizada.


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