Conheça as novidades da Versão 3.12 do Tiny ERP


Lançamos a versão 3.12 do Tiny ERP. Ela traz novos recursos para que você possa otimizar as vendas e manter sua empresa sempre organizada.


A versão conta com 17 ideias desenvolvidas, somando 356 votos no canal de ideias do Tiny. Além disso, foram 28 melhorias implementadas para tornar sua rotina mais leve.


Ideias desenvolvidas


Conheça quais são as novidades que já estão disponíveis e experimente.


Integração com a Via Varejo   


Com 147 votos, a integração com a Via Varejo está disponível em Beta para todos os usuários do Tiny. Esta é mais uma opção para que os lojistas aumentem seus canais de venda para alcançar mais consumidores.


A Via Varejo permite que os produtos sejam anunciados nos seguintes canais: Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com.br. Os recursos que foram disponibilizados para esta integração são:


  • Importação de produtos da Via Varejo para o Tiny;
  • Envio de produtos para o marketplace;
  • Importação dos pedidos do e-commerce;
  • Envio do código de rastreamento;
  • Opção de marcar o pedido como entregue.

É importante ressaltar que, após realizar as configurações do marketplace, é preciso fazer o mapeamento das categorias e também mapear a variação de produtos na configuração da plataforma.


Integração do tiny com a Via Varejo

Campos adicionais para SEO


Ficar bem posicionado nas buscas do Google é um grande desafio. É preciso utilizar palavras-chave e trabalhar os conteúdos sempre pensando em oferecer a melhor experiência para o usuário, ou seja, entregar exatamente o que ele está buscando.


Para esta versão, o Tiny lançou um recurso para o preenchimento dos campos de SEO abaixo, diretamente no cadastro dos produtos:


  • Título para SEO: Representa o título do produto que será exibido nos resultados de busca no Google;
  • Link do vídeo: Se seu produto possui um vídeo com os detalhes do produto, insira neste campo o link do vídeo. É uma forma de apresentar em detalhes o produto para auxiliar na decisão de compra dos consumidores;
  • Keywords para SEO: São as palavras-chave que serão utilizadas nos mecanismos de busca para encontrar o produto desejado;
  • Descrição para SEO: Descreva as informações do produto de uma forma breve e clara a estimular o interesse das pessoas. Essa descrição é exibida nos resultado de busca do Google, abaixo do título. Informações mais detalhadas deve ser preenchidas no próprio conteúdo da página;
  • Slug: Informe uma URL amigável para exibição desse produto no site. A URL amigável é uma URL de simples compreensão, tanto para os buscadores como também para o seu próprio usuário.

Estes campos poderão ser importados e exportados para as plataformas Xtech, Tray, NuvemShop, Loja Integrada, Magento, Shopify, Mercado Livre, Woocommerce, VTEX, JetNeo e EzCommerce.


Para maior facilidade, você poderá exportar os produtos do Tiny para planilhas, preencher as informações e importar a planilha no Tiny.


Esta é uma forma de facilitar o processo de migração de plataformas, por exemplo. Assim, é possível manter as informações de SEO para que reduza o risco de perda de posições na página de busca do Google.


Atualizar URL de rastreamento ao alterar a forma de envio


Informar a URL de rastreamento dentro de um pedido do e-commerce é importante para que esta informação seja enviada para aos compradores, para que eles possam acompanhar o andamento da entrega dos pedidos.


A partir desta versão, realizamos uma melhoria, para que a URL de rastreamento dentro dos pedidos de venda possa ser atualizada conforme dois cenários:


  • Se a URL de rastreamento do pedido de venda estiver vazia, o Tiny preenche com a nova URL;
  • Se a URL de rastreamento do pedido de venda estiver preenchida, o Tiny compara com a URL padrão da forma de envio anterior e altera somente se esta for igual.

Caso o Tiny não encontre nenhum destes dois cenários, a URL de rastreamento não será modificada automaticamente.


Quantidade de parcelas customizadas para gateways


Agora, você pode configurar um gateway de pagamento e escolher qual o número de parcelas que deseja. Com 21 votos de usuários do Tiny no Canal de Ideias, esta melhoria foi desenvolvida para que você tenha maior controle sobre o financeiro da empresa. 


Na hora de configurar o gateway de pagamento no Tiny, clique em "adicionar condição comercial" e preencha o número de parcelas conforme a necessidade de sua empresa. Você também vai poder configurar qual será a taxa cobrada para esta nova condição.


configuração de gateway no Tiny ERP

Período da promoção na Tray


Ao enviar os produtos do Tiny para a plataforma da Tray, você pode escolher datas específicas para fazer anúncios promocionais dos produtos.


Para utilizar este recurso, é só preencher os campos "Data de início da promoção" e "Data de término da promoção" na hora do envio dos produtos. Se não for informado nenhum preço promocional, os itens serão enviados com o preço de venda.


Ordem de compra


Foi criada uma nova opção para as ordens de compra. Nas configurações das ordens de compra, você poderá escolher entre as opções:


  • Preço da última entrada, em que será considerado o preço da última entrada de estoque, nota fiscal, ordem de compra ou custo informado no cadastro do produto para calcular o preço em uma nova ordem de compra;
  • Preço de custo, onde será considerado o preço de custo apenas.

Propostas comerciais


A partir desta versão, você poderá salvar as propostas comerciais do Tiny em PDF. Para isso, é só clicar no menu de contexto ao lado da proposta e selecionar "Salvar em PDF".


Você ainda pode enviar o PDF das propostas comerciais por e-mail. Acesse Configurações →  Vendas → Configurações do envio de documentos → Propostas comerciais → Compartilhamento por e-mail → Escolha Enviar PDF em anexo para que o envio seja liberado.


Impressão da separação na impressora térmica


Foi desenvolvida mais uma forma de impressão para os produtos de uma venda do Tiny no módulo de separação.


Agora, na hora de imprimir agrupando por pedidos/notas, você poderá escolher o layout para impressora térmica não fiscal.


Impressão de pedidos em impressora térmica no Tiny

Demais ideias 


  • Criada API para inclusão de NFCe;
  • Pesquisa de CNPJ sem máscara de preenchimento, para que você não precise colocar os pontos e traços na hora da busca;
  • Busca automática de Ficha de Conteúdo de Importação (FCI) a partir da emissão de NFe;
  • Na ferramenta de Custos do E-commerce, ao posicionar o mouse em cima do valor no gráfico de pizza, passa a ser exibido o percentual que aquele valor representa do montante.

28 Melhorias desenvolvidas


Além das ideias, também desenvolvemos melhorias para auxiliar o dia a dia dos usuários. Veja o que tem de novo no Tiny:


Nova tela de início


A tela de início foi redesenhada para que todas as informações fiquem mais claras e organizadas. A configuração passa a seguir o padrão do sistema, com um botão no topo superior direito.


Os widgets de atalhos, quando utilizados, aparecem agrupados em "Meus atalhos" e os widgets de integração com plataformas e marketplaces agora mostram quais são os canais de venda integrados.


post image

Descontos nos produtos do ML


O Mercado Livre lançou um novo recurso que permite ao seller oferecer descontos especiais aos clientes conforme seu nível. Para utilizar este recurso, é preciso seguir algumas regras:


  • O desconto deverá ser sempre em porcentagem;
  • O produto precisa ter pelo menos 3 vendas com o mesmo valor nos últimos 30 dias;
  • Máximo de 30 dias para cada promoção;
  • Desconto mínimo de 5% para os níveis 1 e 2;
  • Diferença mínima de 5% de desconto entre os níveis iniciais (1 e 2) e finais (3, 4, 5, 6).

Você pode configurar o desconto e o período de duração diretamente no Tiny ao enviar produtos para o Mercado Livre. Feito isso, poderá conferir os preços promocionais diretamente na plataforma do marketplace.


Configurações do e-commerce


Melhoramos a tela de configuração do e-commerce dentro do Tiny. Agora, as informações estão reunidas em grupos, para que você tenha mais facilidade na hora de integrar uma plataforma ou marketplace.


Acesse Configurações → E-commerce → Integrações e acesse uma integração. Veja como ficou a aba Configurações, com separações para regras de estoque, regras de preço e configurações extras.


Impressão de boletos nas vendas 


A partir da versão 3.12, você vai poder imprimir os boletos das vendas que possuem a forma de recebimento "múltiplas". Neste caso, serão impressos os boletos somente se as parcelas forem de apenas um banco.


Reforma na cotação de fretes para marketplaces


Realizamos uma mudança para a cotação de fretes de alguns marketplaces. Agora, as formas de envio ficam separadas em dois grupos:


  • Formas de envio preferenciais: quando a plataforma solicita os valores de cotação para o Tiny, primeiramente são exibidas as opções preferenciais. Recomendamos que você cadastre no máximo duas formas de envio preferenciais e que essas sejam Gateways Logísticos. Dessa forma o retorno dos dados para a plataforma será mais rápido
  • Formas de envio alternativas: Serão utilizadas apenas se não existir cotação para o pedido nas formas de envio preferenciais. 

Reforma na validação de estoque negativo


Agora você tem mais uma opção quando se trata de estoque. Foi criada uma opção nas configurações de estoque para não permitir o lançamento de estoques de notas fiscais e pedidos de venda se o saldo do depósito selecionado for insuficiente.


No caso das ordens de serviço, será considerado o estoque padrão.


Aviso ao enviar produtos para e-commerce


Ao enviar produtos para o e-commerce, o Tiny passa a exibir avisos, caso alguma informação não tenha sido enviada, por exemplo, a imagem do produto.


Sendo assim, na tela de envio dos produtos, serão apresentados os anúncios enviados com sucesso e também de forma separada os que precisam ser verificados.


Demais melhorias para e-commerce


  • Plugg.to: adicionada opção para importar ou não os pedidos do Fulfillment do ML;
  • Importação do campo “taxes” da Tray para o campo de “Despesas” dos pedidos e das notas;
  • Agora ficou mais fácil alterar o tipo de preço para os anúncios enviados para as lojas virtuais. Acesse o cadastro de produtos no Tiny, clique em mais ações → gerenciar preços dos anúncios. Você pode filtrar por e-commerce e, após selecionar os produtos desejados, clicar em "alterar regra de preço". Feito isso, escolha entre as opções "Preço do anúncio" ou "Preço do produto", conforme a configuração do e-commerce selecionado.
  • Melhorias nas validações do envio de produtos da Olist;

Melhorias nos relatórios


  • O relatório de notas fiscais de entrada por produto passa a exibir as colunas de ICMS e ICMS ST;
  • O Giro de Estoque passa a considerar as movimentações de estoque originadas de ordens de serviço;
  • Possibilidade de fazer o download do relatório de notas fiscais de entrada por operação;
  • Filtro por categorias ao reajustar o preço dos produtos.

Outras melhorias


  • Funcionalidade de busca no popup de categorias no Google Shopping;
  • Exibição do nome do destinatário e de quem efetuou a compra na separação;
  • O preço de lista e desconto pode ser configurado para não aparecer na impressão detalhada. Em Configurações → Vendas → Configurações dos pedidos de venda, é possível escolher "Não" no campo "Exibe campo preço de lista e desconto nos itens dos pedidos e propostas comerciais"; 
  • Agora você pode imprimir recibos de venda em lote. Para isso, acesse Vendas → Selecione os pedidos → Mais ações → Imprimir pedidos → Imprimir no formato de recibos;
  • Reforma na validação de estoque negativo: Agora você tem mais uma opção quando se trata de estoque. Foi criada uma opção nas configurações de estoque para não permitir o lançamento de estoques de notas fiscais e pedidos de venda se o saldo do depósito selecionado for insuficiente. 
  • No caso das ordens de serviço, será considerado o estoque padrão. 
  • Campo para classificação da indústria no SPED;

Gostou da versão 3.12 do Tiny ERP? Sempre que tiver sugestões de melhoria não deixe de compartilhar com a gente no canal de ideias.


    post anterior
    Olist lança integração exclusiva com ERP Alternativa Sistemas!
    próximo post
    Múltiplos anúncios para um único produto no Mercado Livre
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.