Versão 3.24 do Tiny ERP


Começamos 2021 preparando novidades para os próximos meses. Para a primeira versão  do ano desenvolvemos rotinas que vão fazer diferença ao utilizar o Tiny no dia a dia.


Aproveite para assistir o Webinar da versão, realizado no dia 04 de fevereiro:




Com 27 ideias implementadas, 650 votos no canal de ideias e 42 melhorias desenvolvidas, conheça quais foram as principais mudanças realizadas. 


Atualização da situação de envio dos pedidos 


Um dos grandes desafios para os lojistas é manter as situações dos pedidos atualizadas no sistema conforme o andamento das entregas aos clientes. Sem essa atualização, é difícil controlar quais envios foram realizados pelas transportadoras, quais pedidos foram entregues e até mesmo identificar os que estão atrasados ou que precisam de atenção devido a problemas no percurso.   


post image

O Tiny lançou uma rotina que tem como objetivo facilitar este processo de atualização. Através da ação “Atualização da situação do envio dos pedidos”, o Tiny busca informações sobre o transporte dos pedidos nos últimos 90 dias, nas integrações com os Correios, Melhor Envio, Frete Rápido e Jadlog. 


Ao buscar a situação de envio dos pedidos, uma tela de resumo será aberta com os totalizadores de cada situação, onde será possível clicar sobre cada situação e identificar os pedidos que foram atualizados.


Os pedidos serão classificados conforme as situações de envio listadas abaixo:


  • Enviado;
  • Em trânsito;
  • Entregue;
  • Atrasado;
  • Não entregue;
  • Requer atenção;
  • Outras ocorrências.

Os pedidos em que o item será devolvido ao remetente ou que sofreu algum extravio, passam a receber o marcador "Requer atenção" e os pedidos que ainda não foram entregues com base em sua data prevista receberão o marcador "Atrasado", na coluna específica para isso na tela Pedidos de Venda. Assim, a empresa pode identificar e tomar as devidas ações. 


Com essa novidade, as atualizações de envio dos pedidos também são atualizadas nos canais de venda conectados ao Tiny, conforme as configurações de integração.



DIFAL ICMS de Compra no custo dos produtos


ICMS é a sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que incide quando um produto ou serviço que é tributável circula entre cidades, estados ou de pessoa jurídica para pessoa física.  


post image

O Difal ICMS, ou Diferencial de Alíquota do ICMS, é uma solução criada para que o recolhimento desse imposto seja feito de maneira mais justa entre os estados. Trata-se do recolhimento da diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna de ICMS do estado de destino da mercadoria ou serviço.


Para você que necessita incluir este imposto no custo final do produto, desenvolvemos um campo individual por produto na Formação de Preços, onde é possível informar o percentual de Difal ICMS, para que este seja somado ao custo do produto.


Dessa forma, não é mais necessário realizar o cálculo do DIFAL ICMS manualmente e adicionar o valor no custo final do produto. Apenas digite o percentual que seu contador lhe informar no campo específico deste imposto e o Tiny inclui no custo final.



Pesquisa de cadastro através de e-mail do cliente


A partir desta versão, é possível utilizar o e-mail do cliente no campo de busca para localizar seu cadastro. 


post image

Uma situação que acontece com frequência é a loja receber um e-mail de cliente solicitando informações sobre o pedido, porém ele não informa seus dados de cadastro ou número do pedido. Agora você pode buscar o cadastro do cliente digitando seu e-mail. 


Esta rotina facilitará a localização dos cadastros de clientes dentro do ERP. Isso porque, na hora de efetuar uma compra online, seja em loja virtual ou marketplace, um dos campos obrigatórios para preenchimento é o e-mail, que servirá como login para que o cliente possa acompanhar o andamento do seu pedido. Dessa forma, ao importar os pedidos dos canais de venda para o ERP, o e-mail será preenchido no cadastro do cliente. 


Sendo assim, através do campo de pesquisa, os seus contatos podem ser localizados pelo Nome, Código, Nome Fantasia (nos cadastros de pessoa jurídica), CPF/CNPJ e agora também pelo e-mail cadastrado.


Transferência de estoque para depósito Fulfillment


O Fulfillment é uma alternativa para e-commerces que não querem ter um depósito próprio para estoque, ou que desejam otimizar a entrega dos pedidos aos clientes. Com ele, é possível deixar o estoque dos produtos em Centros de Distribuição (CD). 


Por exemplo: uma empresa do Rio Grande do Sul mantém seus estoques em São Paulo, a fim de agilizar as entregas no país. Quando esta empresa recebe um pedido, este sai do depósito Fulfillment direto para a casa do consumidor. A ideia geral é agilizar o processo de checkout, emissão de nota e envio de mercadoria.


Uma das rotinas para quem utiliza Fulfillment é a transferência entre depósitos, onde é preciso efetuar a saída de mercadorias de um depósito para poder dar entrada em outro. Até o lançamento desta versão, esta tarefa era complexa de ser realizada no Tiny e por isso buscamos melhorias para descomplicar esse processo.


As notas de transferência disponibilizadas pelo Fulfillment carregam a informação de qual Centro de Distribuição se referem. Sendo assim, quando você receber as notas do Fulfillment e importar o XML no Tiny, será validado o CNPJ do destinatário, que é o Centro de Distribuição previamente cadastrado. Após salvar a nota fiscal e lançar o estoque, automaticamente as quantidades serão transferidas do seu depósito para o depósito Fulfillment, realizando o processo de transferência de mercadoria.





Novo modo de impressão de imagens na Proposta Comercial


As Propostas Comerciais tem como objetivo facilitar a criação e o gerenciamento de orçamentos para os clientes. Com elas, a empresa consegue alterar a situação conforme o andamento da proposta, além de poder enviar o documento via e-mail, imprimir, clonar, criar modelo e ainda gerar um pedido de venda com base no que foi negociado na proposta. 


Para a versão 3.24, a novidade na Proposta Comercial é sua melhora no layout, onde é possível escolher a forma como as imagens dos produtos serão impressas na listagem de itens.


Dessa forma, você pode escolher entre duas opções disponíveis:


  • o novo formato de miniatura ao lado da descrição do item, facilitando a visualização e entendimento do seu cliente. 
  • a forma já existente de visualização da imagem no final da proposta comercial.


E-mails de NFS-e com boleto em anexo 


A partir dessa versão, os boletos referentes à nota fiscal de serviço (NFS-e) poderão ser enviados ao cliente em anexo, junto ao e-mail da NFS-e. 


Mantemos a possibilidade de enviar os boletos em um link no corpo do e-mail, e incluímos a opção de envio em arquivo PDF como anexo. Com o PDF, fica mais fácil para o seu cliente salvar o boleto para posterior pagamento, tornando esta rotina mais organizada.



Impressão do recibo do PDV com a informação de troco 


O PDV do Tiny é um módulo onde as vendas da loja física são registradas de forma fácil e ágil. Com poucos cliques ou utilizando atalhos no teclado, o vendedor inclui os produtos, finaliza a venda verificando o troco, escolhe a forma de pagamento, realiza abertura e fechamento de caixa e mais. 


Estamos sempre em busca de melhorias para o PDV, a fim de poder atender as demandas de mais usuários do Tiny. Para essa versão, realizamos uma melhoria na impressão das vendas, que agora conta com a informação de troco impressa no recibo. Esta informação já aparecia na tela mas não era possível imprimir no recibo. 


Uma das situações em que este novo recurso pode ser utilizado é nas entregas a domicílio. A conferência do troco é importante, e com o valor impresso no recibo, o cliente e o entregador têm mais facilidade para conferir, melhorando a experiência de entrega.



Exibição do CNPJ/CPF na busca por clientes


Agora é possível visualizar o CNPJ/CPF abaixo do nome na busca de clientes. Essa informação pode ser visualizada em todos os campos de pesquisa por cliente no Tiny. 


A exibição detalhada traz agilidade ao processo de localização de clientes e fornecedores nas propostas comerciais, notas fiscais, pedidos de compra e pedidos de venda, por exemplo. Você também encontrará a exibição detalhada nas ordens de serviço, notas de serviço, contas a receber, contas a pagar, além de estar disponível no caixa e nos contratos.


Você conseguirá identificar o cliente ou fornecedor desejado com mais facilidade, uma vez que algumas pessoas podem ter nomes similares ou empresas filiais com mesmo nome, por exemplo.


Exibição do código (SKU) na busca de produtos


Assim como a visualização do CNPJ/CPF, agora é possível visualizar o código (SKU) abaixo da descrição na busca de produtos. Essa informação pode ser visualizada em todos os campos de pesquisa por produto no Tiny. Ao digitar a descrição do item, serão listados os itens correspondentes, junto ao seu SKU. 


A exibição traz agilidade ao processo de localização de produtos, uma vez que alguns produtos podem ter  descrição similar ou até mesmo igual, e o SKU irá ajudar na identificação.


Inventário de estoque em planilha


Uma rotina muito comum para controle de estoque é realizar o inventário de produtos, gerando uma listagem para conferência física. No Tiny, você já pode gerar o inventário e fazer o download deste relatório em formato de planilha. 


A novidade nessa versão é uma nova opção de download “para importação”. Esta opção conta com um layout específico que possibilita a conferência física do estoque, atualização na planilha e posterior importação para o Tiny, onde será possível atualizar as quantidades e localização dos produtos automaticamente.



Integração com PrintNode Beta


O PrintNode é um gerenciador de impressões remotas. Com ele, é possível realizar a impressão através de impressoras que não estão necessariamente instaladas na sua rede local ou na sua máquina, facilitando e agilizando o processo de impressão de documentos. 


Utilizando o PrintNode, você ganha agilidade ao automatizar a impressão pelo módulo de separação. Ele foi desenvolvido pensando em facilitar o processo de impressão da DANFE e das etiquetas de envio ao concluir a embalagem.


O PrintNode é uma extensão disponível para os planos Essencial e Grande, com custo de R$ 10,00 ao mês. Para utilizá-la, também é preciso ter uma conta no PrintNode, escolhendo o plano de sua preferência.



Envio de mensagem para WhatsApp através do CRM


O envio de mensagens instantâneas já domina a forma de comunicação entre as pessoas no dia a dia. 


Nas relações comerciais não é diferente. Apesar do e-mail ainda ser muito utilizado para o envio de informações e campanhas de marketing, o WhatsApp está ganhando destaque na hora da negociação nas vendas.


Pensando nisso, desenvolvemos a ação de envio de mensagem para o WhatsApp através do módulo de CRM do Tiny. Dessa forma, além de enviar a mensagem inicial, você será direcionado para o WhatsApp e poderá continuar a conversa com o cliente de forma mais direta e próxima. 


Você também pode encontrar o histórico das mensagens enviadas através do Tiny na linha do tempo do CRM. Essas mensagens serão identificadas com o ícone do WhatsApp, mostrando somente o conteúdo escrito por você. As conversas realizadas no aplicativo ou na versão Web do WhatsApp não são gravadas no histórico.


Outras novidades no CRM

  • Agora também é possível criar um pedido de venda através do CRM e filtrar assuntos pelo estágio em que seu cliente se encontra: prospecção, contato realizado, proposta apresentada, negociação ou encerrado.  

  • Foi criado um parâmetro para exibição de clientes que estão sem contato. Nas configurações do CRM, o seller pode escolher a quantidade de dias que não houve contato, para que seja identificado no Tiny. Ao visualizar a listagem de clientes no CRM, haverá um marcador identificado com o símbolo de relógio na cor amarela, indicando quais clientes estão nessa situação. Com isso, fica mais fácil entender como está o relacionamento com seus clientes e traçar ações para aquecer os contatos.

  • Para os clientes que fazem uso de servidor próprio de e-mail, foi criada a opção “Enviar e-mail”, que permite realizar o envio de e-mail para um lote de assuntos. 


Outras Melhorias


  • Cadastro de produtos: impressão da lista de produtos com imagem ao lado do item;
  • Pedido de Venda: liberação da função "editar alguns dados" para vendedores; 
  • Pedido de Venda: opção de imprimir nome fantasia da empresa;
  • Separação: visualização do GTIN/EAN do produto;
  • Serviços: exibição do nome fantasia do cliente nas ordens de serviço;
  • GNRE: criação de listagem de segmentos de produtos para gerar o XML nos estados do AM e MA;
  • Anymarket: importação do telefone do destinatário;
  • Magento: ajuste de endereço para versões recentes;
  • Shopify: atualização do status do pedido quando for entregue;
  • Total Express: importação da situação Entregue;
  • Tray: envio do campo delivered.

    post anterior
    A fabricante de móveis que aumentou a receita em 1.328% em 6 meses: conheça a AAZ House
    próximo post
    O Tiny está integrado ao Shoppub
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.