Bem-vindo ao blog do Tiny

Novidades da versão 3.25 do Tiny ERP

Novidades da versão 3.25 do Tiny ERP

26.02.2021 por Daniela Borsoi em Notas de versão

Conheça os recursos da versão 3.25 do Tiny ERP e otimize seu negócio.

A versão 3.25 conta com o desenvolvimento de ideias muito solicitadas pelos clientes. Entre elas, disponibilizamos um recurso para analisar a situação de crédito antes de finalizar uma venda, desenvolvemos a integração com um marketplace e com uma forma de envio. Também realizamos diversas melhorias para otimizar a gestão e deixar seu dia a dia mais fluido.

Com 20 ideias desenvolvidas, 533 votos no Canal de Ideias e 42 melhorias, conheça os destaques da versão.

Integração com Envvias da Via Varejo 

A Via Varejo lançou em 2021 uma nova plataforma de soluções logísticas chamada Envvias, que possibilita aos lojistas das Casas Bahia, Ponto Frio e Extra a utilização da tabela de frete da Via Varejo com os Correios. Como a forma de envio já foi liberada pela Via Varejo, desenvolvemos a integração para fornecer mais essa opção aos usuários do Tiny. 

Nova integração do Tiny com a Envvias, da Via Varejo.

O envio dos produtos através da “modalidade postagem” desta solução, traz a possibilidade de fretes mais competitivos para os vendedores do marketplace, melhores prazos para o cliente final, entre outras vantagens. 

No Tiny, foi criada uma nova forma de envio, a “VVAR – Envvias”. Ela será selecionada automaticamente quando o seller importar um pedido da Via Varejo e este possuir a informação que todos os itens serão enviados pela Envvias. Quando algum pedido possuir itens que não se enquadram na Envvias, o mesmo receberá um marcador no Tiny, facilitando a identificação.

Diretamente no módulo de Expedição do Tiny, o seller consegue gerenciar estas vendas e imprimir as etiquetas de envio dos produtos, agilizando o processo de envio e centralizando a operação no ERP. Para pedidos que possuem expedição com a forma de envio Envvias, os dados fiscais serão comunicados para a Via Varejo.

Aproveite a novidade para otimizar a etapa de despacho dos pedidos da Via Varejo no Tiny. Confira nosso artigo de ajuda para configurar esta forma de envio e um passo a passo para realizar as rotinas.  

Ajuda para Envvias 

Saiba mais sobre a integração Via Varejo

Melhorias no Multi Empresas

O módulo de Multi Empresas foi criado no Tiny para que você possa conectar duas ou mais empresas e gerenciar o grupo de forma simultânea. Você pode centralizar o controle de clientes, de fornecedores, os produtos, os pedidos e os estoques dessas empresas, a fim de facilitar a rotina.

Melhorias no Multi Empresas do Tiny ERP

Foram lançadas algumas novidades no módulo para que atenda mais as demandas dos usuários. Veja o que mudou:

  • Não há mais limite para envio de produtos de uma empresa para outra, facilitando as operações. Antes era possível enviar apenas 50 itens por vez;
  • Visualização da quantidade total de um produto em estoque no controle de estoques, somando todas as empresas do grupo, sem necessidade de clicar no produto;
  • Informação do estoque Multi Empresas no cadastro de produtos. Basta clicar na quantidade de estoque para visualizar em quais empresas os itens se encontram;
  • Relatório de estoque para Multi Empresas passa a considerar o estoque reservado.

Os novos recursos ajudam o seller a obter informações precisas e com agilidade sobre o estoque de produtos que estão no grupo de empresas, sem necessidade de acessar vários locais para entender a situação dos estoques. 

Imagine um cliente no televendas solicitando informações de um produto que gostaria de adquirir. Com o cliente ao telefone, é necessário ser rápido, tendo as informações disponíveis de forma clara para atender ao pedido. A partir desta versão, o vendedor consegue informar as quantidades disponíveis, se será possível atender seu pedido, se há produtos reservados e até mesmo prever em qual das empresas o pedido será faturado.

Saiba mais sobre o Multi Empresas 

Integração com a Boa Vista SCPC Beta

Desenvolvemos o recurso de consulta de dados de clientes diretamente no Tiny através da integração com a Boa Vista SCPC. A empresa de informações de crédito administra um banco de dados com informações comerciais e cadastrais de mais de 130 milhões de empresas e consumidores brasileiros. A novidade agiliza a rotina de consultas e o atendimento ao seu cliente.

Tiny ERP realizou a integração com a Boa Vista SCPC

Sem este recurso, os usuários precisavam acessar outros sistemas para consultar informações de crédito, digitando novamente os dados necessários. Havia retrabalho e falta de agilidade nesse processo.

A consulta pode ser realizada diretamente no cadastro do cliente ou no pedido de venda. Os dados são retornados conforme o plano escolhido na Boa Vista SCPC, que oferece quantidades de consultas a partir da necessidade da sua empresa. 

Aproveite o novo recurso para ter mais praticidade na hora de finalizar uma venda. 

Veja como utilizar a Boa Vista SCPC

Integração com Netshoes Marketplace Beta

Lançamos uma integração bastante esperada por nossos clientes: a Netshoes Marketplace, que é um dos principais sites de lifestyle esportivo da América Latina. Esta nova integração foi desenvolvida para que os sellers tenham mais uma opção de canal de venda para oferecer os seus produtos, atendendo aos pedidos recorrentes no Canal de Ideias do Tiny. 

A partir de agora, o seller pode vender na Netshoes diretamente pela integração do Tiny, anunciando seus produtos neste canal de vendas sem a necessidade de um intermediador. 

Importante: Como a integração com a Netshoes ainda está em Beta, precisa ser liberada pelo time da Tiny para que seja utilizada. Caso queira participar do nosso programa Beta da integração com a Netshoes, abra um chamado de suporte e solicite.

Conheça a integração com a Netshoes

Novidades no Gerenciamento de Anúncios do Mercado Livre

O Mercado Livre é um marketplace integrado ao Tiny e essa integração permite o gerenciamento das vendas no canal. Com ele, o seller anuncia os produtos, controla estoques, responde as perguntas, recebe os pedidos e muito mais.

Para esta versão, incluímos melhorias no gerenciamento dos anúncios. Veja o que mudou e aplique em sua rotina: 

  • Identificação de pedidos ME1 com risco de fraude: O Mercado Livre trabalha com um sistema antifraude, em que após a aprovação de um pagamento, é realizado a identificação dos pedidos com risco através de uma análise com bancos e emissoras de cartão. 

    No Tiny, quando um pedido com risco for recebido, será marcado como Risco de fraude, e o seller receberá um alerta nas notificações do Tiny. Esse alerta informa de que o pedido em questão se trata de uma fraude e o vendedor precisa ficar atento. Para evitar uma perda financeira, a mercadoria não deve ser enviada ao comprador. Os pedidos marcados nesta situação tem orientação do Mercado Livre de serem cancelados e por isso não será possível enviar o rastreamento para o marketplace.
  • Anunciar com destaque especial no catálogo do Mercado Livre Beta: Através do gerenciamento de anúncios do Tiny é possível anunciar seus produtos no catálogo do Mercado Livre aproveitando as oportunidades de preços mais competitivas que o marketplace oferece. 

Ao acessar este módulo o seller verifica os anúncios elegíveis ao destaque especial do catálogo do Mercado Livre, e nesta lista será possível selecionar os produtos. Após, é necessário atualizar os preços. Na tela, o vendedor pode verificar os preços sugeridos pelo Mercado Livre, o desconto aplicado custeado pelo seller e a diferença financiada pelo Mercado Livre. 

Assim que a sincronização destes anúncios com os novos preços for confirmada, cada anúncio recebe o selo recomendado no Tiny, assim como é visualizado no Mercado Livre. Ao anunciar um produto com destaque especial, o preço promocional do anúncio será riscado e o novo preço será o valor de venda do anúncio.

Saiba mais sobre a integração com o ML

Novidades no PDV

O PDV do Tiny é um módulo onde o vendedor de uma loja física consegue incluir as vendas de forma rápida. A cada versão implementamos novos recursos para deixar o PDV mais completo e atendendo a mais demandas dos usuários. Veja as novidades:

  • Geração automática de NFC-e: para esta versão, foi criado um parâmetro para que a emissão de Notas Fiscais do Consumidor (NFC-e) seja automática ao finalizar a venda.
  • Devolução: este é o primeiro passo para os processos de devolução de mercadorias. Liberamos a opção “devolver” nas Notas Fiscais de Consumidor para facilitar o lançamento da Nota Fiscal de Entrada e dos estoques. Os demais passos para um processo de devolução completo via PDV serão realizados em versões futuras.

Aproveite a novidade para automatizar o processo de venda do seu PDV. Confira nosso artigo de ajuda para configurar a geração automática de NFC-e e um passo a passo para realizar a devolução.

Ajuda para configurar o PDV do Tiny

Custo médio para produtos do tipo kits e fabricados

As empresas que utilizam o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) no Tiny podem visualizar na aba “Custos” do cadastro dos produtos qual foi o último custo e o custo médio do item. 

Para os produtos do tipo Kit ou Fabricado, ao atualizar o custo de cada produto selecionado, era considerado o custo atual, conforme a última compra realizada. Porém, alguns clientes relataram que o ideal seria atualizar conforme o custo médio dos produtos, principalmente no cenário atual, em que o aumento dos preços está acontecendo com uma frequência maior. Dessa forma, faz com que o custo médio seja a melhor alternativa.

Pensando nisso, criamos um parâmetro nas Configurações do cadastro de produtos, onde o seller pode decidir se deseja considerar o Custo da compra ou o Custo médio de cada produto dentro de um kit ou de cada matéria-prima ou insumo do produto fabricado para o cálculo do custo final. 

Com o custo médio, a precisão de custo é maior, pois é utilizada a média de preço de compra de todos os itens em estoque. Ao relacionar os componentes nos produtos do tipo Kit ou Fabricados, o Tiny vai somar o custo médio de cada componente e informar no campo de custo do produto. 

O DRE pode ser utilizado em qualquer plano do Tiny, sendo gratuito para Essencial ou Grande. Utilize esse módulo para fazer uma melhor gestão financeira da sua empresa. Caso já utilize e queira configurar este novo parâmetro acesse nossa ajuda.

Ajuda para configurar o tipo de custo

Saiba mais sobre o módulo de DRE

Exportação de XML por UF 

Para os sellers que não se enquadram mais no regime do Simples, as obrigatoriedades fiscais são maiores, como aquelas relacionadas ao pagamento de impostos.

Alguns impostos dependem do destinatário das vendas e a exportação do XML das notas fiscais por estado ajuda muito no processo. Por isso, no Tiny, foi criado um parâmetro para “Agrupar notas fiscais pela UF do destinatário” ao exportar os XMLs. Ao habilitar o campo, será gerado um arquivo .zip com as notas separadas em pastas conforme o estado.  

Esta rotina está dentro do módulo de Notas Fiscais. Acesse o Ajuda do Tiny para conferir o passo a passo de uma exportação.

 Ajuda para exportar os XMLs das notas

Melhorias na Shopee

A Shopee é um marketplace que chegou ao Brasil em 2019, oferecendo compras rápidas e seguras na plataforma. Lançamos melhorias para atender de forma mais completa os clientes que anunciam no marketplace. Confira:

  • Impressão de etiquetas: fica disponível a impressão das etiquetas da Shopee Envios também na separação, o que antes não era possível. Este novo recurso traz agilidade e segurança na operação de cada seller. Ao utilizar o Print Node, a impressão da DANFE e da etiqueta de envio é automática após finalizar a separação dos produtos.
  • Moedas e cupons de desconto: o Tiny passa a validar o campo “Total amount”, que são descontos oferecidos pela Shopee através de moedas, e também outros cupons de desconto. Antes disso, era validado apenas o valor total bruto retornado na venda, sem levar em consideração os descontos e as moedas.

A integração está disponível no Tiny, para que você possa gerenciar o backoffice das vendas, como a importação de pedidos e a sincronização de estoques. Se você deseja anunciar na Shopee, veja como fazer no link abaixo:

Ajuda para integrar com a Shopee

Melhorias na VTEX

A VTEX é uma plataforma de e-commerce que está integrada ao Tiny. Nesta versão, lançamos algumas novidades para melhorar a rotina de vendas. Confira:

  • Ativar SKU somente após enviar imagem: A partir da data limite estipulada pela VTEX, não será mais possível sincronizar produtos sem que tenham imagem vinculada. Esta rotina faz com que a sincronização de produtos entre o Tiny e a VTEX opere corretamente. 

Ajuda para configurar produtos na VTEX

  • Importar as observações para o campo de observações do pedido: A partir desta versão, serão importadas as observações dos pedidos do e-commerce ao gerar o pedido de venda no Tiny. Este recurso auxilia o dia a dia dos sellers, principalmente ao se tratar de um produto personalizado, por exemplo.

Ajuda para importar os pedidos da VTEX

  • Importação do id da transação: Agora, o Tiny passa a receber o id da transação entre VTEX e Pagar.me para que os parcelamentos fiquem corretos no contas a receber.

A gestão da loja virtual criada na VTEX pode ser realizada através do ERP, centralizando os processos e otimizando cada etapa, desde o anúncio dos produtos até o envio das encomendas aos clientes. 

Veja como integrar o Tiny a VTEX

Integração com servidor Webiss para emissão de Notas Fiscais de Serviço Beta

Realizamos a integração com o servidor Webiss para facilitar a emissão de Notas Fiscais de Serviço (NFS-e) para diversas cidades que entraram na lista de homologadas.

Entre as cidades homologadas, estão Campina Grande (PB), Boa Vista (RR), Palmas (TO) e Teresópolis (RJ). Confira se a sua cidade se encontra na lista e realize a emissão das NFS-e diretamente no Tiny, sem precisar acessar o ambiente da prefeitura. A lista completa de cidades pode ser verificada na ajuda do Tiny.

Confira a lista de cidades homologadas

Produtos com variações

Quando um produto possui uma grade de cores e tamanhos, por exemplo, podemos dizer que ele tem variações. No Tiny, o cadastro do produto é considerado o pai, e suas variações são chamadas de filhos. 

Por exemplo: 
Camiseta Tiny → pai
Camiseta Tiny (tamanho P) → filho
Camiseta Tiny (cor azul) → filho

Quando um usuário editava o produto pai, as informações eram replicadas automaticamente para os filhos. Entendemos que, em alguns casos, o custo, a descrição, o preço promocional, entre outras informações podem ser diferentes para cada filho. Dessa forma, a atualização automática não era a melhor solução.

Para aprimorar esta rotina, foi desenvolvida uma melhoria para quando o usuário estiver editando um produto pai. Agora, ele pode escolher quais campos do pai devem ser atualizados nos filhos. 

Os campos que o usuário pode escolher se vão ser atualizados são:

  • Preço de venda;
  • Preço promocional;
  • Preço de custo;
  • Unidade;
  • Peso e volume;
  • Embalagem e dimensões;
  • Localização;
  • Descrição complementar;
  • Tags.

Ao clicar na opção “Não exibir novamente”, o Tiny salva a opção escolhida e sempre utilizará esta regra para replicar nas variações. 

Se o seu negócio vende produtos com variações, acesse nosso artigo de ajuda e saiba como utilizar esse recurso em seus produtos.

Ajuda para produtos com variação

Outras Melhorias

  • Relatório de Preços dos Produtos com exibição das imagens dos produtos;
  • Relatório de Produtos Abaixo do Estoque Mínimo ordenados por código SKU;
  • Integração da Ezcommerce com envio de dimensões também no produto filho;
  • Mercado Envios Flex considerando reembolso do frete nos custos do e-commerce;
  • Variável de data de entrega para uso em envio de e-mails a partir do Tiny;
  • Pedido de venda com filtro para aqueles que não tem vínculo com e-commerce;
  • B2W Fulfillment com parâmetro para não faturar pedidos no Tiny com esta origem;
  • Assuntos do CRM com a hora de execução para exibir na agenda do Tiny;
  • Exportação de CT-es para planilha com a informação da chave de acesso.

Gostou dos novos recursos disponíveis no Tiny? Todos os meses lançamos uma nova versão para atender mais necessidades dos usuários. Caso queira sugerir melhorias ou novos recursos, contribua através do Canal de Ideias do Tiny. 

Se você ainda não tem conta no Tiny e quer otimizar sua rotina, aproveite 30 dias grátis para experimentar.