Novidades da versão 3.29 do Tiny ERP


A versão 3.29 do Tiny traz diversas melhorias para quem vende no online e também aos que comercializam produtos em lojas físicas. Aproveite a devolução no PDV, novas integrações de e-commerce e as novidades na análise das vendas.


Com 14 ideias desenvolvidas, 252 votos no Canal de Ideias e 23 melhorias, conheça os destaques da versão. Aproveite para se inscrever no webinar, que vai acontecer no dia 01 de julho, às 10 horas, e tire suas dúvidas com os especialistas da Tiny.



Devoluções no PDV Beta


O PDV do Tiny facilita o dia a dia de quem vende em loja física. Fica mais fácil gerir as vendas com recursos como emissão de Nota Fiscal do Consumidor, abertura e fechamento de caixa, reforço e sangria, além dos relatórios de controle de caixa e movimentações do PDV.


post image

Para atender a mais necessidades dos clientes e deixar a gestão do frente de caixa mais completa, desenvolvemos melhorias importantes no PDV, pensadas para a devolução de mercadorias. 


O grande destaque da devolução do PDV está no vale-troca, uma facilidade para você gerar um vale para o seu cliente e garantir uma venda futura. Além disso, você pode fazer a devolução em dinheiro, dando mais opções ao seu cliente. 


Emita a nota fiscal de devolução diretamente pelo PDV para estar de acordo com o fisco e tenha mais controle sobre as devoluções e trocas em uma única tela. Essas movimentações no PDV também podem ser lançadas no contas a pagar. 


Vamos ver como vai funcionar na prática? Imagine o seguinte cenário:


Uma cliente chega em sua loja física para efetuar a troca de um vestido que ganhou no dia dos namorados. Ela apresenta a NFC-e ao vendedor, que busca a venda no PDV do Tiny.

O vendedor gera um vale-troca à cliente, que pode utilizar para levar outro produto ou então utilizar o valor como desconto em uma próxima compra. O Tiny também vai gerar a nota fiscal de devolução e atualizar o estoque.


Sem a funcionalidade de devolução no PDV, era complicado ter controle sobre as devoluções e suas respectivas notas fiscais, podendo ocasionar dor de cabeça ao vendedor. 


Agora, o responsável tem acesso à tela de devoluções de venda, podendo conferir todas as devoluções que aconteceram em um determinado período e ainda pode acompanhar o andamento dos vales-troca pendentes. O legal é que essas movimentações no PDV também são lançadas no contas a pagar e fazem parte dos relatórios de caixa. 


Além dessa super novidade, desenvolvemos outras duas melhorias no PDV para otimizar sua rotina:


  1. Lista de preços: selecione uma lista de preços antes de iniciar uma venda através do botão "mais ações". Esse recurso vai te ajudar a ser mais ágil na hora de vender produtos com preços especiais. 
  2. Categoria de receita padrão: nas configurações de categorias de receitas e despesas, atribua uma categoria padrão para o PDV, para categorizar os valores gerados no contas a receber e deixar seu financeiro mais organizado.

Em nosso artigo de ajuda sobre o PDV, você encontra o passo a passo para estas rotinas. Aproveite também para baixar nosso e-book sobre loja física e o PDV do Tiny.


Integração com a Moovin Ecomece Beta


Também desenvolvemos a integração com a Moovin Ecomece. É uma nova plataforma de e-commerce que te auxilia a criar uma loja virtual para realizar vendas online. Ela foi pensada para pequenos e médios empresários, permitindo que as empresas comecem a vender online com mais praticidade. 


A plataforma oferece uma solução completa e omnichannel, integrando com ERP, lojas do Facebook e Instagram e também com marketplaces. A loja virtual criada na Moovin Ecomece se adapta a diferentes dispositivos, portando os clientes podem realizar suas compras através do computador, tablets ou smartphones.


Os recursos disponíveis para que você otimize as vendas online estão listados abaixo:


  • Recebimento dos pedidos originados na plataforma;
  • Recebimento dos produtos no Tiny ERP;
  • Envio de produtos para que sejam vendidos na Moovin Ecomece;
  • Recebimento dos clientes ao importar produtos, para que não seja necessário digitar os dados do comprador;
  • Envio de estoque para que as quantidades fiquem sempre atualizadas no canal de venda;
  • Envio de preços com a ideia de facilitar a atualização de preços nos anúncios;
  • Sincronização das situações dos pedidos, assim você pode identificar o andamento de cada venda.

Para saber como configurar esta integração abra um chamado de suporte e conte com o nosso artigo de ajuda para Integração Tiny com Moovin Ecomece.


Melhorias para analisar as vendas do e-commerce


Estamos sempre atentos aos nossos clientes através do Canal de ideias. É lá que cada usuário do Tiny consegue descrever as necessidades de sua empresa e também sugerir melhorias para o ERP.


Com isso, nosso time consegue entregar novidades que têm alto valor na rotina das pessoas, transformando o trabalho diário e o deixando mais leve e prazeroso.


post image

São pequenos detalhes que fazem a diferença no dia a dia. Os sellers precisam conciliar valores, entender as despesas envolvidas em cada marketplace e sua previsibilidade de caixa. Por isso, realizamos três melhorias para quem vende no e-commerce, com a ideia de facilitar e agilizar a análise das vendas.


Relatório de vendas 


O relatório de vendas reúne todas as vendas realizadas pela empresa, tanto de pedidos como notas fiscais. A partir desta versão, agrupe suas vendas por e-commerce para que tenha uma análise geral de todas as integrações conectadas ao Tiny. 


Será mostrado o valor total vendido em cada e-commerce e também o valor de frete. Dessa forma, o seller tem uma visão macro para análise de vendas e frete para uma melhor conciliação de valores de repasse.


Relatório de contas a receber


O contas a receber do Tiny é utilizado para gerenciar todos os recebimentos da empresa. Com ele, o seller consegue lançar contas diretamente no módulo ou então a partir dos pedidos de venda e notas fiscais. O legal é que após a baixa dos valores, eles são lançados automaticamente no caixa, facilitando o trabalho diário.


Preparamos melhorias para ajudar ainda mais quem usa o relatório de contas a receber. A partir desta versão, veja as taxas e o saldo líquido a receber diretamente neste relatório, para ter uma previsibilidade de valores. Essa informação já estava disponível na listagem de contas a receber, mas agora estes dados também estão disponíveis em relatório e você ainda pode exportar via planilha.


Giro de estoque


O giro de estoque é um indicador de desempenho que demonstra quantas vezes a empresa vendeu um produto e reabasteceu as mercadorias para manter as vendas. Com isso, consegue identificar a rotatividade de estoque para entender quais estão encalhados ou que precisam aumentar o giro. É um relatório super legal para utilizar na hora de definir quais produtos vão fazer parte de uma campanha promocional, por exemplo.


São diversas as análises que podem ser feitas, e agora, aproveite e utilize o filtro por tags de produtos para buscar informações de forma mais precisa, conforme as tags criadas no cadastro de produtos. Dessa forma, se você inseriu tags para identificar uma coleção ou até mesmo uma marca específica de produtos, pode analisar o giro deles de forma prática. 


Envio de e-mail para clientes com avisos de contas a receber em aberto


Você quer que seus clientes recebam um aviso quando a conta estiver perto do vencimento, independente da forma de recebimento escolhida? Então esta é outra novidade legal do Tiny que vai otimizar sua rotina.


Desenvolvemos um aviso por e-mail para qualquer recebimento que gere contas a receber. Ele pode ser enviado aos clientes antes do vencimento de uma conta conforme as opções:


  • no dia do vencimento;
  • no dia anterior ao vencimento;
  • 2 dias antes do vencimento;
  • 5 dias antes do vencimento.

Este aviso pode ser personalizado por você, informando o assunto e mensagem padrão utilizados para o envio do e-mail ao cliente.


Este novo recurso foi desenvolvido principalmente pela mudança de cenário, onde o uso do PIX como forma de pagamento está crescendo. Além disso, vai ajudar as empresas que trabalham com carnê, pois antes não era permitido o envio de um aviso aos clientes que possuem crediário.


Para saber como configurar o envio deste aviso aos seus clientes, acesse o artigo de ajuda do Tiny.


Melhor controle de pedidos cancelados na Separação e Expedição


Imagine a dor de cabeça ao descobrir que você despachou um pedido que já havia sido cancelado pelo cliente. Mesmo aos vendedores mais atentos, esse é um erro operacional a que todos estão sujeitos, e que pode trazer prejuízos para o negócio.


Para dar mais segurança ao seller, desenvolvemos novos recursos para que tenha mais controle nas etapas de separação e expedição. Esses recursos funcionam conforme a etapa em que o pedido se encontra no Tiny, vamos explicar a seguir: 


Separação: caso o pedido esteja aguardando na lista de separação, o Tiny remove automaticamente o pedido da listagem e você não precisa mais se preocupar, pode seguir o fluxo. Já o pedido que estiver em processo de separação recebe um marcador para informar que foi cancelado. Dessa forma, é possível interromper o fluxo.


Expedição: se o pedido estiver aguardando ser incluído em uma coleta, o Tiny faz a remoção automática. Mas se o pedido já está na coleta, o Tiny insere o marcador para sinalizar ao seller, que poderá fazer a remoção e não despachar o pedido.  


Os maiores benefícios dessa melhoria são a segurança e a tranquilidade nos processos de expedição e separação. Não há mais a necessidade de conferir se os pedidos estão realmente aptos a serem enviados, pois o Tiny realiza a conferência para o seller.


A novidade também favorece quem utiliza o OMS do Tiny. Com o uso do OMS, o recebimento do pedido é automático e logo é enviado para as etapas de separação e expedição, por isso é super importante ser informado o mais rápido possível sobre o cancelamento. Assim, esse recurso é capaz de avisar o seller a tempo de interromper o fluxo do pedido.


Outras Melhorias


  • Melhor Envio: envio do CNAE da empresa;
  • Multi Empresas com DRE: envio do custo entre empresas;
  • Notas Fiscais: CNPJ do intermediador de pagamento no XML;
  • Notas Fiscais: opção para substituir endereço de cobrança pelo de entrega;
  • Certificado Digital:  configuração do certificado no formato .p12, sem necessidade de conversão;
  • Tray: importação de pedidos com o valor de juros do parcelamento;
  • Plugg.to: sincronização de atributos;
  • Mercado Livre: mais funcionalidades na central de ofertas;
  • Mercado Envios Flex: entrega aos finais de semana.

Gostou das novidades desta versão? Não deixe de comentar quais foram as melhorias que mais vão auxiliar em sua rotina.


Caso ainda não tenha conta no Tiny, aproveite para experimentar 30 dias grátis. Clique na imagem abaixo, crie sua conta e comece a usar.


post image


    post anterior
    Tiny ERP está integrado ao marketplace Hipervinho
    próximo post
    O que é CRM e como ele pode te ajudar nas vendas?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.