Novidades na versão 3.30 do Tiny


A versão 3.30 está no ar, com muitas novidades para que a gestão do seu e-commerce seja mais eficiente. Gerencie a devolução de mercadorias, aproveite as novas integrações e muito mais.


Com 17 ideias desenvolvidas, 314 votos no Canal de Ideias e 38 melhorias, conheça os destaques da versão. Aproveite para assistir o Webinar, em que especialistas do Tiny comentaram sobre as novidades.




Devoluções de vendas


Quem vende no e-commerce sabe que uma das rotinas comuns é a devolução de mercadorias por parte dos clientes. O produto pode ter algum defeito de fabricação, a peça de roupa pode ter ficado grande ou pequena ou simplesmente o cliente se arrependeu da compra.


São diversos os motivos que podem levar a uma devolução, e a empresa precisa estar preparada para que a experiência do cliente com a troca seja positiva. O mesmo vale para distribuidoras e indústrias, que possuem vendas físicas.  


Devolução de vendas no e-commerce com o Tiny

Para tornar o processo de troca ou devolução mais fácil, desenvolvemos um módulo exclusivo para este gerenciamento. Acessando o módulo de devolução você encontrará recursos que vão otimizar esta rotina. 


Gere o código de logística reversa e a declaração de conteúdo diretamente no Tiny e envie para seu cliente por e-mail, afinal ele vai precisar destas informações para que consiga enviar a mercadoria de volta para sua empresa através dos Correios. Também é possível escolher se o  valor será devolvido ao cliente em  dinheiro ou por um vale-troca, para ser usado em uma oportunidade futura.

A partir deste módulo, gere também as notas fiscais de devolução e ainda acompanhe a situação de devolução dos produtos para ter mais controle sobre o retorno das mercadorias.  


Pronto! Agora é só aguardar o retorno da mercadoria para enviar um novo produto ou finalizar a venda conforme o combinado com seu cliente. Na Ajuda do Tiny você encontra um artigo completo sobre esta rotina.


Novas permissões de acesso e ações aos usuários


No Tiny é possível liberar o acesso aos módulos conforme as rotinas de trabalho de cada usuário. Alguns podem ter acesso apenas ao módulo de vendas, outros ao financeiro, por exemplo. No entanto, havia uma alta demanda para deixarmos as permissões mais precisas. 


Para isso, reformamos o layout das permissões, dividindo os módulos em abas para melhor visualização do que está sendo liberado,  e desenvolvemos novos gatilhos para as ações dos usuários, principalmente quando refletem em outros módulos do Tiny.


Dessa forma, é possível ajustar as permissões dentro de cada módulo e autorizar ações específicas dos usuários, mesmo que eles não tenham acesso total a determinado módulo.  


Permissões de cada usuário no Tiny

Para exemplificar as mudanças, citamos algumas das novas possibilidades nos seguintes módulos:


Suprimentos: pode autorizar ou não os usuários a fazerem o lançamento de contas ou de estoques quando estiverem lançando notas de entrada ou ordens de compra, sem necessariamente terem acesso ao módulo de contas a pagar ou de controle de estoques. 


Vendas: além de permitir o lançamento de contas e de estoque, você pode autorizar seu usuário a fazer o envio dos pedidos para a separação e expedição, possuindo apenas liberação para a área de pedidos de venda.


Serviços: também pode autorizar os usuários a lançarem contas e estoques através das ordens de serviço ou notas de serviço, mesmo sem terem acesso ao financeiro ou suprimentos. 


Esta novidade traz mais autonomia ao usuário e também segurança para o administrador da conta. Acesse o cadastro dos usuários, verifique as permissões e experimente. 


Integração com a KanguBeta


Temos uma nova integração logística para sua operação, a Kangu. Ela nasceu para mudar a estrutura convencional de fazer entregas na cidade e contribuir para tornar os e-commerces mais rentáveis. 


Integração do Tiny com a Kangu

Aproveite e envie sua mercadoria para todo o Brasil com menor custo, mais conveniência e de forma sustentável com a Kangu. A plataforma conecta uma rede colaborativa de vendedores, transportadoras e pontos de coleta que viabilizam entregas para todos os perfis de e-commerce, desde o microempreendedor até grandes empresas.


A Kangu também permite que você transforme qualquer lugar em ponto de coleta, a fim de facilitar o envio das encomendas. Por exemplo: você pode deixar as encomendas dos clientes em uma padaria para que sejam coletadas pela Kangu. Basta que o estabelecimento seja informado como ponto de coleta.


Você já pode utilizar a integração diretamente pelo Tiny, sem a necessidade de acessar a plataforma da Kangu. Veja abaixo os recursos que estão disponíveis:


  • cotações de fretes;
  • solicitação de fretes;
  • impressão das etiquetas depois que elas forem pagas na Kangu;
  • rastreamento das encomendas. 

Para saber como configurar esta integração acesse a Ajuda do Tiny para Kangu.


Integração com o AliExpress Beta


O AliExpress lançou sua operação no Brasil em 2021 e o Tiny é pioneiro a oferecer a integração para que as rotinas de criação de anúncios e vendas sejam mais eficientes.


É um canal de venda em alto crescimento, com taxas de comissionamento competitivas, conta com serviço de logística integrado e suporte todos os dias da semana para te auxiliar.


Você ainda pode impulsionar o seu tráfego através de campanhas globais e locais, ideal para alcançar um maior número de consumidores.


AliExpress integrado ao Tiny ERP

A seleção para novos lojistas brasileiros já está aberta. Se você tem interesse em sair na frente e começar a anunciar no canal logo na sua estreia, faça o cadastro da sua loja aqui


Neste momento inicial, o time do AliExpress está recebendo o cadastro de produtos a serem vendidos, por isso a integração com o Tiny é muito importante. Enquanto eles estão preparando toda a estrutura para iniciar as vendas dos sellers brasileiros, você já pode subir seus produtos para o marketplace, adiantando o trabalho. Otimize essa rotina com o cadastro de produtos completo do Tiny para depois enviar os produtos para o marketplace. 


Deseja experimentar a integração do Tiny com o AliExpress? Após seu cadastro ser aceito no marketplace, é só configurar a integração no Tiny. Se tiver dúvidas nos acione através de um chamado de suporte ou veja nosso artigo de ajuda


Integração com a VirtUol Beta


Lançamos a integração com a VirtUol, para que você crie sua loja virtual e comece a vender, utilizando o Tiny para gerenciamento do e-commerce.


A VirtUol é simples de usar e não exige conhecimento técnico para criação da loja. A plataforma pode ser utilizada por quem está começando a vender online ou para quem já vende na internet, mas ainda não tem sua loja própria.  


Virtuol integrado ao Tiny ERP

Na integração com o Tiny, desenvolvemos recursos que facilitam a gestão das vendas. Veja abaixo:


  • Recebimento dos pedidos originados na VirtUol, para emissão das notas fiscais no Tiny e para despachar os produtos aos seus clientes mais rapidamente;
  • Envio de produtos para vender na VirtUol. Com o cadastro de produtos completo no Tiny, fica fácil abastecer sua loja virtual;
  • Cadastro automático de clientes no Tiny ao receber os pedidos. Assim você não perde tempo preenchendo dados de forma manual;
  • Envio de estoques para a plataforma, para garantir que não realize vendas sem que tenha produtos disponíveis;
  • Envio de preços para a plataforma, para otimizar a atualização dos preços e facilitar as promoções;
  • Sincronização da situação dos pedidos, para seu cliente estar sempre atualizado sobre o status de sua compra.

Para saber como configurar esta integração acesse o nosso artigo de ajuda Integração Tiny com VirtUOL.


Integração com a Droga Raia Beta


Atendendo demandas de clientes, estamos disponibilizando a integração com o Marketplace Droga Raia. Lançado ainda em outubro de 2020, o canal de venda é voltado para o ramo de saúde. Nele, são comercializados produtos para nutrição, bem estar, cuidados infantis, produtos para cabelos, terapias naturais, exercícios físicos, medicamentos isentos de prescrição, entre outros itens.


Integração do Tiny com a Droga Raia

Agora, você pode anunciar seus produtos neste canal e fazer a gestão das vendas pelo Tiny. Os recursos para esta integração estão listados abaixo:


  • Receber pedidos do marketplace, para emissão das notas fiscais e otimizar as etapas até o envio para seu cliente;
  • Enviar produtos para vender na Droga Raia;
  • Receber e cadastrar os clientes no Tiny ao importar um pedido;
  • Enviar estoque para manter as quantidades sempre atualizadas;
  • Enviar preços, facilitando alterações e promoções;
  • Sincronizar situação dos pedidos;
  • OMS, para receber os pedidos de forma automática no Tiny.

Se faz sentido para o seu negócio, abra um chamado para o nosso time de suporte e integre com a Droga Raia, comece a vender seus produtos no marketplace e expanda as vendas. Configure a Droga Raia no Tiny.


Novos filtros no Gerenciador de anúncios do Mercado Livre


Pensando em melhorar a usabilidade do módulo Gerenciador de Anúncios do Mercado Livre, disponibilizamos os filtros por SKU e descrição do produto no Tiny.


Esses filtros auxiliam muito na análise de anúncios, pois o seller consegue buscar um produto específico cadastrado no Tiny. Com isso, consegue visualizar todos os anúncios relacionados a estes produtos em uma mesma tela, para que possa pensar em estratégias de vendas. 


Utilize os filtros por SKU e descrição para localizar os produtos e analisar os preços dos anúncios e suas demais informações. Assim, você pode fazer a manutenção desses anúncios e criar boas oportunidades de compra para os seus clientes, vendendo mais.


Remoção do ICMS da base de cálculo do PIS e COFINS nas Notas Fiscais


Em maio de 2021, o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS, podendo ser aplicado a partir de 15/03/17, o que favorece o contribuinte que vai pagar um valor menor referente a esses impostos. Os clientes do Tiny que se enquadram neste cenário solicitaram que o Tiny fizesse a retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS de forma automática.


A novidade já está disponível a partir desta versão. Portanto, não é mais necessário realizar cálculos manuais nas notas fiscais, o que implicava em mais trabalho e possíveis erros. Basta realizar as configurações nas naturezas de operação.


Acesse Início → Configurações → Vendas → Natureza de operação (tributação), e no botão “Configurações”, que está no topo direito da tela. Foi incluída a opção “Remover ICMS da base de cálculo de PIS e COFINS”. Habilitando esta opção, o ICMS não fará mais parte da base de cálculo destes dois impostos, conforme prevê a aprovação do STF.


Novos filtros no Controle de estoques


Controlar os estoques é fundamental em um e-commerce. Saber exatamente as quantidades disponíveis faz com que as compras sejam feitas com mais assertividade e ainda sejam criadas estratégias para incentivar a venda de produtos com baixo giro. Queremos que você aproveite ao máximo o recurso de controle de estoques para melhorar sua operação, por isso lançamos uma novidade bem legal. 


Aproveite os novos filtros para fazer análises de estoque conforme sua necessidade. Escolha o tipo de movimentação (entrada ou saída), selecione o fabricante ou fornecedor e veja o custo de cada movimentação de estoque. Para empresas que utilizam o DRE, será apresentado o custo médio da movimentação de cada produto. 


O custo da mercadoria na hora da venda ajuda o vendedor a entender se o valor pelo qual a mercadoria foi vendida está interessante. Com esses novos filtros, você pode fazer um diagnóstico que vai ajudar na decisão de novas compras, além de acompanhar de forma facilitada as tantas variações de custos dos produtos que vem ocorrendo no último ano. 


Como colocar em prática na minha operação?


  1. Acesse Suprimentos → Controle de estoque → Filtre por fabricante ou fornecedor e serão mostrados todos os itens relacionados e seu respectivo custo.
  2. Clique em um dos itens. Nos filtros, escolha o tipo de movimentação desejada, entre saídas e entradas.
  3. Veja o diagnóstico do item, com todas compras ou devoluções de clientes (entradas) ou vendas (saídas) do produto. 

Outras Melhorias


  • Ordens de Compra: possibilidade de imprimir imagens dos produtos;
  • Vale-troca: inclusão de logotipo da empresa e data do vale-troca;
  • Custos do E-commerce: disponível para calcular os valores do MadeiraMadeira;
  • Gateways financeiro: configuração para recebimento antecipado dos valores;
  • Leroy Merlin: importação de formas de envio;
  • Netshoes: OMS, para que os pedidos sejam importados de forma automática no Tiny;
  • Shopee: passa a processar o valor de desconto de um cupom;
  • Shopee Envios: possibilidade de mapear formas de frete;
  • Tray: parâmetro para importar ou não o valor do campo referente aos juros.

Gostou da nova versão do Tiny? Se ainda não criou a sua conta, aproveite e clique no botão abaixo para experimentar 30 dias grátis.


post image

    post anterior
    Investimento de US$ 80 milhões no Olist: como o aporte está apoiando nosso crescimento
    próximo post
    Parceria do Tiny com o AliExpress
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.