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Novidades da versão 3.32 do Tiny

Novidades da versão 3.32 do Tiny

29.09.2021 por Daniela Borsoi em Notas de versão

A versão 3.32 do Tiny chega com novidades legais para a Black Friday. Conheça os novos recursos e coloque em prática no seu negócio.

Lançamos mais novidades legais com a versão 3.32, para que você se prepare para a Black Friday 2021. Temos novas funcionalidades que vão otimizar sua rotina, afinal você precisa estar preparado para ajustar os preços das mercadorias de forma ágil e não ter problemas na hora de vender em multicanais. 

Uma das novidades soma às Regras de Preços do e-commerce e o Gerenciador de Preços dos Anúncios, recursos que foram lançados ao longo de 2021 e que vão dar mais agilidade e precisão nos períodos de alta demanda no e-commerce, como Black Friday e Natal. 

Ao todo, foram desenvolvidas 14 ideias e 49 melhorias, que já podem ser colocadas em prática no seu dia a dia. Aproveite para participar do webinar da versão, que acontece no dia 05 de outubro, às 16h, e tire suas dúvidas ao vivo.

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Reajuste de preços dos produtos por planilha

Nem sempre o ajuste de preços dos produtos envolve uma nota de entrada. Muitas vezes é preciso reformular o preço devido ao reajuste na conta de luz, quando o valor do aluguel aumenta ou até conforme cotação do dólar.

Na hora de criar promoções, em que é necessário baixar o preço dos produtos, também pode ser preciso fazer alterações nos cadastros dos produtos. Em todos estes casos, atualizar produto por produto é muito trabalhoso.

Com a aproximação da Black Friday, momento importante no e-commerce, toda a ajuda é bem-vinda. Para poupar trabalho manual e garantir assertividade na hora de reajustar preços dos produtos, criamos uma planilha específica para atualizar os preços cadastrados no Tiny em massa, inclusive os promocionais. 

Quando a planilha estiver preenchida, é só importar o arquivo para o Tiny, para que as informações de preços sejam atualizadas dentro do sistema. Após o carregamento dos dados, também é possível atualizar os preços dos anúncios em diferentes marketplaces. Isso acontece pelo Gerenciador de Preços dos Anúncios. 

Caso o produto seja anunciado conforme as Regras de E-commerce, o percentual de comissão e taxas previamente configuradas em cada integração serão aplicados sobre esse novo preço, e assim fica fácil enviar o preço ideal para cada marketplace. 

Para a Black Friday, essa mudança é bem importante. Cada marketplaces tem suas próprias regras, mas em geral, bloqueiam a edição de valores um tempo antes da Black Friday, permitindo que o preço promocional seja liberado apenas momentos antes do grande dia. Para que você não perca tempo e oportunidades, a agilidade é fundamental.

Veja como reajustar preços por planilha.

Lista de preços preferencial para pedidos de vendas, propostas comerciais e notas fiscais

Com o Tiny, você cria listas de preços que podem ser utilizadas na hora das vendas, com a ideia de facilitar a aplicação de descontos. Você pode criar uma lista para que determinado revendedor dos seus produtos venda com 10% de desconto, ou então, 5% em uma linha de produtos, por exemplo.

Pensando em um cenário multicanal, com vendas na loja física, WhatsApp, Redes Sociais e televendas, é interessante poder padronizar a lista de preços que vai ser utilizada, principalmente durante campanhas específicas. Para o PDV, já era possível definir uma lista padrão de preços. 

A partir desta versão, padronize os preços que serão utilizados em propostas comerciais, pedidos e notas fiscais a partir da seleção de uma lista preferencial. Assim, todas as vendas geradas por meio delas vão ativar essa lista automaticamente.

Mesmo quando você receber um pedido por WhatsApp e incluí-lo no Tiny de forma manual nos pedidos de venda, os preços serão os mesmos dos praticados nas propostas ou notas fiscais, já que vão partir da mesma lista.

Outro exemplo está nas ações promocionais segmentadas em canais que não estão integrados diretamente com o Tiny. Imagine que foi lançada uma promoção para a Black Friday, em que um produto está com 50% de desconto para um grupo exclusivo no Telegram. 

Você pode criar uma lista de preços chamada “Preços Black Friday 2021 no Telegram” e definir como preferencial nas configurações do Tiny, por exemplo. Assim, ao incluir a venda deste produto de forma manual, a lista de preço padrão será ativada de forma automática e o desconto será aplicado corretamente. Quando a campanha finalizar, basta remover a lista de preços desta configuração.

Aprenda a utilizar as listas de preços.

Conciliação de pagamento com baixa agrupada no contas a pagar ou a receber

A conciliação bancária consiste na relação dos registros financeiros do Tiny com o extrato bancário, de maneira que se possa baixar as contas pagas ou recebidas dentro do ERP. 

Esta baixa de contas ficou mais fácil e prática. Ao importar o extrato .ofx do banco no Tiny, que mostra todas as movimentações de entrada e saída da conta bancária, você consegue vincular os valores mesmo se estiver atrelado a múltiplas contas. Veja abaixo exemplos de como a novidade pode ser utilizada:

Na baixa de contas a receber:

  • A cliente Isabela depositou R$ 10.000 na conta da loja. Este valor é referente a 10 contas a receber de R$ 1.000, que estão cadastradas no Tiny. 
  • A cliente Isabela realizou 10 depósitos de R$ 1.000, referentes a uma conta a receber de R$ 10.000 cadastrada no Tiny. 

Ao baixar contas a pagar:

  • A empresa depositou R$ 9.000 para um fornecedor, para pagar uma compra parcelada em 3x de R$ 3.000.
  • A empresa fez 3 depósitos de R$ 3.000 para um fornecedor, referente a uma compra de R$ 9.000 à vista.

Para ambos os casos, basta importar o extrato .ofx, selecionar os valores e baixar a conta correspondente para que seja registrada como paga ou recebida no Tiny. 

Com a possibilidade de selecionar várias contas, os usuários realizam menos ações de baixas manuais, evitando erros e otimizando o tempo. 

Veja como utilizar os extratos bancários no Tiny.

Download do relatório de Custos do E-commerce

Quando você vende em diferentes canais que cobram suas próprias comissões e taxas de frete, é importante ter o controle sobre o quanto foi deduzido do valor final das vendas e acompanhar quais canais são mais lucrativos. 

Uma forma de facilitar esta rotina é utilizar o relatório de Custos do E-commerce do Tiny, disponível para os planos Essencial e Grande. Ele permite que você saiba exatamente quais os valores pagos para o marketplace ou integrador. Assim, você visualiza os valores reais de lucro que receberá em cada venda.

Para te ajudar na hora de conciliar valores de repasse aos canais de venda com as vendas importadas para o Tiny, você consegue exportar este relatório para uma planilha. Com isso, fica mais fácil confrontar as comissões cobradas pelos marketplaces, fretes, entre outros custos e comparar se batem com os repasses dos marketplaces. Assim, é possível identificar se houve repasses ou descontos indevidos e tomar ações rapidamente.

Esta é uma rotina burocrática do negócio, e precisa ser feita com atenção. O novo recurso traz agilidade e precisão, necessários no dia a dia.

Entenda a rotina de Custos do E-commerce.

Novo canal de ideias a caminho

O Canal de Ideias do Tiny é um espaço destinado para os usuários expressarem suas sugestões de novas funcionalidades, melhorias ou adequações que possam facilitar a rotina do seu negócio.

Temos um carinho muito especial por esse espaço e queremos deixá-lo mais integrado à comunidade do Tiny. Por isso, ele está passando por um reformulação, para que se torne um ambiente acolhedor e ideal para a interação entre os usuários. Veja as primeiras mudanças que foram feitas:

Home simplificada

Ao entrar na home do Canal de Ideias você visualiza uma lista de ideias já cadastradas. Para registrar sua ideia, é só clicar no botão que está no canto superior direito da tela. 

Exibição das ideias na home

A ordenação das ideias passa a ser dinâmica, com destaque para as ideias legais, registradas recentemente e que fazem mais sentido para a comunidade. Aproveite para interagir nestas ideias \o/

Formulário de registro de ideias

O ideal é que as suas ideias sejam registradas de forma detalhada, assim nosso time consegue entender a demanda de forma correta e completa. Por isso, ajustamos os nomes dos campos e colocamos um guia para te ajudar.

Ainda no formulário, o usuário deve informar entre 1 e 3 categorias para a sua ideia, pois elas ajudam o time de análise a organizar as demandas.

Etapas da jornada da ideia

Também alteramos as etapas de cada ideia, deixando mais claro para o usuário o andamento de cada uma. Veja:

  • Registro de Ideias: ideias novas são moderadas pelo time de análise da Tiny antes de serem cadastradas e disponíveis para interação com a comunidade;
  • Cadastradas: ideias que o time da Tiny já moderou e estão disponíveis para a interação dos demais usuários do Tiny;
  • Analisadas: ideias analisadas e aprovadas pelo time da Tiny, que aguardam seu projeto e planejamento;
  • Em desenvolvimento: já possuem projeto e previsão para qual versão serão entregues;
  • Desenvolvidas: ideias que estão disponíveis no Tiny para uso de todos.

O que esperar do novo Canal de ideias? Juntos, Tiny e comunidade irão resolver problemas que impactam o dia a dia dos negócios de forma mais colaborativa.

Exclusão em lote de anúncios do e-commerce

Com a ajuda do Tiny, você envia os produtos cadastrados no ERP para que sejam vendidos em múltiplos canais, como a loja virtual própria e marketplaces. Este envio cria automaticamente o mapeamento do anúncio, necessário para que o Tiny consiga identificar os produtos vendidos e controlar os estoques, por exemplo.

A exclusão dos anúncios criados a partir do Tiny é um processo delicado e exige cuidado, mas em algumas situações, ele se torna necessário. Veja alguns exemplos:

  • Ao identificar algum problema no mapeamento, o qual exige que os produtos sejam enviados novamente;
  • Quando realizar testes em uma nova integração, em que são enviados anúncios para avaliação;
  • Ao deixar de vender em um marketplace;
  • Ao mudar a plataforma de e-commerce da sua loja virtual;
  • Ao fechar a sua loja virtual.

Excluir cada mapeamento de forma manual pode ser trabalhoso, principalmente se foram enviados muitos produtos. Com a melhoria criada nesta versão, exclua o relacionamento entre um produto e seu anúncio em lote. Sem trabalho manual, você tem mais agilidade e economiza seu tempo.

Mas tenha cuidado ao utilizar esta novidade, pois uma vez excluído, o mapeamento não poderá ser recuperado. Por isso, apenas o usuário administrador tem acesso a esta funcionalidade.

Integração com a Decathlon

Com DNA de esportista para esportista, a Decathlon é focada em oferecer a melhor experiência para os clientes. É uma empresa que nasceu na França há mais de 40 anos, com o objetivo de desenvolver a prática esportiva. Hoje, são mais de 1.600 lojas em mais de 60 países.

A empresa chegou ao Brasil em 2001, e hoje conta com 42 lojas espalhadas em oito estados. No ano de 2014 foi lançado o e-commerce, com o intuito de levar os produtos para todo o Brasil. 

Se tratando de marketplace, a Decathlon aposta nos seguintes diferenciais:

  • Audiência: milhões de esportistas buscando produtos online;
  • Target: exposição para público segmentado;
  • Segurança: antifraude e chargeback;
  • Antecipação de recebíveis: repasse antecipado em uma única parcela;
  • Visibilidade: exposição dos produtos nos principais canais;
  • Atendimento: equipe dedicada;
  • Omnicanal: exposição dos seus produtos nas lojas físicas da Decathlon;
  • Clube Decathlon: canal exclusivo para exposição de produtos.

O Decathlon Marketplace oferece a possibilidade de vendedores do segmento esportivo criarem anúncios e venderem seus produtos que fazem parte de diversas categorias como futebol, basquete, natação, ciclismo, entre outros.

Para que você tenha mais uma opção de canal de venda para anunciar os seus produtos, agora a Decathlon está integrada ao Tiny. Veja os recursos para gerenciar suas vendas no marketplace:

  • Recebimento dos pedidos da Decathlon no Tiny;
  • Geração das notas fiscais dos pedidos aprovados;
  • Atualização de estoque na Decathlon a partir do Tiny;
  • Envio de produtos para a Decathlon;
  • Exclusão de produtos que estão sendo anunciados na Decathlon;
  • Obter informação da Loja.

Se faz sentido para o seu negócio, basta realizar a integração. Se precisar, conte com a ajuda do Tiny

Integração com a Wabi2B

O Wabi2B é um marketplace B2B de atacadistas e distribuidores. Cada fornecedor pode ofertar todo o seu portfólio de produtos, praticando qualquer preço e valores de pedido mínimo e frete.

O objetivo do Wabi2B é permitir que restaurantes e lojas do Brasil comprem tudo o que precisam para seus negócios em um só lugar, em poucos cliques. Ao montar sua cesta de produtos, o cliente poderá comparar preços e fornecedores de cada item e escolher de onde irá comprar. 

Depois disso, são combinados os métodos de pagamento e data de recebimento, e os produtos são entregues na porta do estabelecimento que fez o pedido.

A integração com o Tiny foi desenvolvida pela Wabi2B, e você já pode começar a utilizar. Veja os recursos da integração com o Tiny:

  • Emissão de notas fiscais dos pedidos;
  • Recepção dos pedidos gerados na Wabi2B;
  • Atualização do preço na loja virtual a partir do Tiny;
  • Atualização do estoque na loja virtual a partir do Tiny;
  • Reserva de estoques, assim nenhum produto é vendido mais de uma vez;
  • Cadastro automático de clientes ao receber pedidos no Tiny, facilitando a geração das notas fiscais.

Se faz sentido para o seu negócio, basta realizar a integração. Se precisar, conte com a ajuda do Tiny

Outras melhorias

Para o seu dia a dia

  • Carta de correção: download em formato XML;
  • Categorias de receitas e despesas: importação e exportação via planilha. Aproveite para assistir nossa aula do Tiny Class sobre DRE;
  • Contas a Receber: aba específica para visualizar contas canceladas;
  • Caixa: relatório geral com totalizadores por conta;
  • Devoluções do PDV: escolha do depósito para lançamento do estoque da devolução;
  • Devoluções no DRE: Custo da Mercadoria Vendida (CMV) das devoluções sem nota fiscal autorizada;
  • Inventário: opção para exibir imagens dos produtos na listagem;
  • Gateways financeiros: taxas de débito específicas por bandeira.

Para o e-commerce

  • Dooca: opção para usar apenas a reserva de estoques do Tiny;
  • Loja Integrada: parâmetro com opção de não enviar e receber custos dos produtos;
  • Via Marketplace: configurações para gerar os custos do e-commerce;
  • Yampi: liberada a funcionalidade de OMS, para que os pedidos da Yampi sejam recebidos automaticamente no Tiny.

Na logística

  • Magalu Entregas: novas modalidades de entrega Super Expressa e Agência Magalu;
  • Melhor Envio: impressão de etiquetas conforme a quantidade de volumes da venda;
  • Mercado Envios: opção para conclusão manual de expedições;
  • Mercado Livre: processar cupom de desconto do Mercado Shops;
  • JadLog: integração com o serviço de Pickup;
  • Total Express: disponível para atualização das situações dos pedidos.

Todos os meses lançamos melhorias no Tiny, para que sua rotina seja mais robusta e com menos ações manuais. Você pode sempre contribuir escrevendo as demandas de sua empresa no Canal de ideias.

Assim, temos uma visão maior sobre o que é necessário para cada negócio. Se você ainda não tem conta no Tiny, clique na imagem abaixo e experimente 30 dias grátis. Aproveite também para se inscrever na nossa newsletter clicando aqui, assim você fica por dentro de tudo que acontece.