Bem-vindo ao blog do Tiny

Novidades da versão 3.33 do Tiny

Novidades da versão 3.33 do Tiny

01.11.2021 por Daniela Borsoi em Notas de versão

Chegou a versão 3.33 do Tiny. Com ela, diversos recursos que vão otimizar seu dia a dia no e-commerce.

A versão 3.33 do Tiny traz diversas novidades para você organizar o financeiro da empresa, atualizar preços dos produtos, agilizar seu negócio e se preparar para a Black Friday 2021.  

Conheça os novos recursos e aproveite para se inscrever no webinar, que vai acontecer no dia 04 de novembro, às 16 horas, e tire suas dúvidas ao vivo com os especialistas da Tiny.

Quero me inscrever no webinar

Atualização de custo, preços de venda e peso de kits 

Entre as novidades deste ano, lançamos a precificação dos produtos conforme as regras de preço do e-commerce, uma atualização que foi pensada lá atrás para que os sellers já estivessem prontos para usá-la com tudo nesta Black Friday. Agora, chegou a vez de trazer mais praticidade na hora de precificar kits de produtos.

Os sellers do Tiny utilizam muito a funcionalidade de kits, seja para vender mais produtos de uma só vez com preço mais baixo, seja para aumentar o ticket médio das vendas, compondo kits de produtos que se complementam. Por isso, criamos uma rotina prática para atualizar o custo, preço de venda e peso de cada kit. 

Na formação de preços, quando um item for identificado como sendo o componente de algum kit, escolha quais informações (peso, preço, custo) devem ser atualizadas. Aproveite para indicar descontos especiais para o kit e utilizar o arredondamento inteligente, evitando preços como R$ 52,39.

A rotina de atualização de preços dos kits dentro do cadastro do produto também foi atualizada para este novo formato, padronizando este processo.

E após as atualizações dos kits?

Com os preços atualizados, é só enviar os produtos para cada canal de venda integrado. As regras cadastradas, como comissão e taxas de frete, serão aplicadas também no preço final dos kits.

Este recurso tem um valor especial na Black Friday! Atualize os kits que deseja anunciar com descontos de forma mais rápida e prática, economizando seu tempo neste momento importante no e-commerce.

Você encontra mais informações em nosso artigo de ajuda Calcular preço do kit.

Histórico de compras dos produtos

Com o Tiny, o seller analisa seu estoque para fazer compras assertivas, incluir ordens de compra, importar o XML das notas de terceiros e ainda lançar os estoques e as contas a pagar. Tudo fica centralizado no ERP para melhor organização.

Mas na hora das compras é legal ter um acesso rápido e fácil ao histórico de tudo o que já foi comprado e de quem foi comprado. Existem diversos fornecedores que vendem o mesmo produto, mas o preço praticado por cada um pode ser diferente. 

Quando o vendedor consegue verificar negociações feitas anteriormente, se sente mais seguro para escolher o fornecedor ideal para comprar seus produtos.

Para facilitar a rotina das compras em situações como esta, criamos um histórico de compras de produtos, onde o seller identifica os seguintes dados nas vendas anteriores:

  • fornecedor;
  • código do fornecedor;
  • valor unitário;
  • quantidade;
  • documento;
  • data da compra.

Com as informações em mãos, faça as análises necessárias e escolha a melhor opção para o seu negócio. E o melhor é que, na mesma tela, você pode incluir uma ordem de compra para o fornecedor que desejar, facilitando o trabalho.

Você encontra mais informações em nosso artigo de ajuda Como consultar histórico de compras dos produtos.

Cadastro de marcas dos produtos

Organizar o cadastro dos produtos é essencial para o negócio. Com informações completas, fica fácil utilizar filtros e gerar relatórios com a ajuda do Tiny.

Na rotina do seller, é comum a necessidade de filtrar os produtos por marca, seja para reajustar preços ou verificar a rotatividade de produtos, por exemplo.

Para facilitar esta rotina, criamos um cadastro de marcas, para que sejam relacionadas com cada um dos produtos. Assim, o seller utiliza os filtros para visualizar seus produtos por marca, sem necessidade de incluir tags.

O campo anterior para indicação da marca era apenas informativo e não podia ser utilizado como filtro. Mas quem já tinha a marca do produto informada nos cadastros, não precisa se preocupar. As informações cadastradas foram migradas, garantindo que nada se perca. E claro, fique à vontade para editar, incluir novas marcas ou excluir conforme precisar.

Você encontra mais informações em nosso artigo de ajuda Como cadastrar marcas de produtos.

Novidades no envio de produtos no Multi Empresas

Com o Multi Empresas, o seller conecta duas ou mais contas do Tiny para facilitar seu controle de clientes, fornecedores, produtos, pedidos e estoques.

A novidade desta versão vai facilitar a rotina de quem envia produtos de uma empresa para a outra, oferecendo mais liberdade ao seller. 

Na hora de compartilhar os produtos a partir da formação de preços, escolha para qual empresa deseja enviar e quais informações serão compartilhadas, seja custo, preço de venda, ou ambos.

Essa escolha é bem importante quando as empresas têm regimes tributários distintos, onde cada regime tem seus próprios impostos que afetam a lucratividade, ou então se houver custos diferentes de operação. 

Saiba mais sobre o módulo de Multi Empresas.

Baixa de até 500 contas a receber de uma só vez

Manter as contas a receber centralizadas no Tiny faz com que o financeiro da empresa fique mais organizado, com menos possibilidades de esquecimento de alguma conta. 

Quando o seller utiliza um gateway de pagamento do tipo outro, que não tem integração nativa com o Tiny, é necessário baixar as contas a receber de forma manual. Em um contexto geral, a rotina do seller até esta versão era esta:

  1. O seller vende seus produtos na internet.
  2. Cada venda gera contas a receber, que são lançadas no Tiny.
  3. Em datas a combinar, o gateway repassa para o seller o valor das vendas, tudo de uma só vez. 
  4. O seller precisa baixar as contas, uma por uma no Tiny. 

Mas este processo pode ser mais ágil com a novidade desta versão, facilitando esta rotina para que você poupe tempo. Foi disponibilizada a opção de baixa em lote, de até 500 contas, utilizando o recurso de estender a seleção. Assim fica mais fácil organizar as contas a receber e fazer a conciliação manual com o gateway tipo outro.

Aprenda com nosso artigo de ajuda Como baixar as contas do gateway.

Datas de vencimento para Gateway do tipo Outro 

No Tiny, você configura o gateway que deseja para organizar o recebimento dos pagamentos. Quem utiliza algum gateway que não tem integração direta pode realizar as configurações conforme a necessidade.

Uma nova configuração permite ao seller escolher a data de vencimento que serão registradas as contas a receber. A ideia é que a data do gateway fique igual a da operadora, evitando conflito de informações no ERP.

Então, há duas opções que podem ser escolhidas:

  1. Dias corridos;
  2. Apenas dias úteis.

Desta forma, não será mais necessário nenhuma intervenção manual para modificar as datas de vencimento das contas e o financeiro ficará organizado. 

Entenda mais sobre o Gateway tipo Outro.

Novos estágios no CRM

O CRM é um módulo que registra e organiza as negociações da empresa com seus prospects e clientes. Com ele, o seller acompanha o andamento da conversa, desde o primeiro atendimento até o pós-venda.

Para oferecer novas possibilidades a cada empresa, criamos mais estágios no CRM. Aumentamos de 5 para 10 estágios, que podem ter sua nomenclatura customizada conforme a necessidade.

Veja alguns exemplos de estágios que podem ser criados para que as conversas no CRM fiquem organizadas:

  1. Fazer primeiro contato
  2. Enviar proposta comercial
  3. Proposta enviada
  4. Em aprovação
  5. Necessita revisão
  6. Aguardando envio do pedido
  7. Aguardando estoque
  8. Negociação de preço
  9. Negociação de prazo
  10. Rejeitado

Aproveite para customizar seu processo de venda e pós-venda e deixe o andamento das conversas bem organizado.

Confira na ajuda do Tiny como Realizar a configuração dos estágios de CRM.

Integração com a Vesti 

A Vesti é uma plataforma B2B especializada no mercado de moda. Ela simplifica a criação de um catálogo virtual, que pode ser uma boa ferramenta para escalar as vendas na internet. 

Com o catálogo sempre atualizado, fica fácil consultar os produtos disponíveis e gerar pedidos, facilitando o dia a dia dos revendedores. 

A integração com o Tiny foi desenvolvida pela Vesti e te ajuda a gerenciar o backoffice das vendas para ter mais organização no negócio. Veja os recursos disponíveis:

  • Envio dos produtos cadastrados no Tiny para a Vesti;
  • Emissão da nota fiscal dos pedidos;
  • Envio do preço dos produtos para a Vesti, auxiliando na hora de atualizar os preços;
  • Atualização de estoque, evitando que o mesmo produto seja vendido duas vezes;
  • Recebimento dos pedidos no Tiny com situação em aberto. Conforme o pedido mudar de situação na Vesti, o Tiny é atualizado;
  • Atualização da situação do pedido para entregue na Vesti quando a informação for atualizada no Tiny;
  • Cadastro automático de clientes ao receber pedidos no Tiny, facilitando a geração das notas fiscais.

Se faz sentido para o seu negócio, basta realizar a integração. Se precisar, conte com a ajuda do Tiny. 

Se faz sentido para o seu negócio, basta realizar a integração. Se precisar, conte com o artigo de ajuda do Tiny Integração Tiny com a Vesti.

Importação de arquivos de coletores por SKU para fazer o inventário

A conferência de estoques é um processo rotineiro nas empresas. Ter informações corretas de estoque evita compras desnecessárias e impede a venda de produtos que não estão disponíveis fisicamente. Para isso, é importante fazer periodicamente o inventário de estoque, que mostra todas as quantidades que estão armazenadas. Uma forma de facilitar este controle é realizar o inventário utilizando um coletor de dados. 

Há poucas versões lançamos a integração com o coletor, que lê o GTIN de todos os produtos que estão nas prateleiras e gera uma planilha que pode ser importada no Tiny, auxiliando no processo de inventário.

E para os produtos que não têm GTIN? Ou então, produtos que têm o mesmo GTIN para todas as variações? Nestes casos, o seller cria etiquetas em que o código de barras é baseado no SKU do produto. E a partir de agora, o SKU também passa a ser lido pelo coletor.

Após ler todos os produtos do estoque é só importar a planilha no Tiny e escolher se será feito via GTIN ou SKU.

Essa facilidade na conferência de estoques é importante também após a Black Friday, momento em que há um grande aumento das vendas. A grande movimentação pode gerar algum erro no estoque, que será facilmente corrigido com a ajuda do coletor.Assim, você pode tomar ações mais assertivas e manter seu estoque em dia. 

Opção para quitar vales-troca

O Tiny facilita o processo de troca de mercadorias. O vendedor gera um vale-troca ao cliente, que pode utilizar para levar outro produto ou então utilizar o valor como desconto em uma próxima compra.

Mas será que todas as pessoas que ganham um vale-troca realmente querem adquirir outro produto? E se quiserem seu dinheiro de volta? Ou então, utilizar o dinheiro do vale para pagar uma prestação do seu carnê na loja? 

Quem usa o Tiny para gerenciar as trocas pode marcar o vale-troca como quitado, caso o cliente decida por uma das opções acima ou faça outra negociação com a loja. Assim, as informações ficam corretas no sistema e você ainda oferece mais opções para os clientes.

Veja como gerenciar os Vales-troca no Tiny.

Processamento dos valores de desconto na Shopee

O Shopee é um marketplace que oferece diversos cupons diretamente aos consumidores, sem que o vendedor esteja envolvido, como é o caso do “leve mais e pague menos”. Neste caso, quem arca com o valor dos descontos é o Shopee e o seller recebe o valor inteiro sobre a venda do produto.

A partir desta versão, importe os pedidos do Shopee para o Tiny e veja que os valores serão informados de forma correta, sem os descontos. Assim, o valor recebido pela venda no Shopee e o valor da venda importada no Tiny serão iguais, organizando o financeiro.

Facilidade no mapeamento de formas de recebimento

Quem vende online precisa fazer o mapeamento das formas de recebimento no Tiny, ou seja, relacionar as opções de pagamento disponíveis no Tiny com a plataforma de e-commerce ou marketplace. Dessa forma, sempre que um pedido for recebido no ERP, a forma de pagamento ficará correta para compor as contas a receber da empresa.

Mapear as formas de recebimento ficou mais fácil para as integrações que permitem obter as formas de recebimento através da API. 

O primeiro passo é escolher um pedido que contém as formas de recebimento que deseja mapear. Depois, é só colocar o número deste pedido nas configurações do e-commerce e realizar o mapeamento. Pronto! A forma de recebimento foi mapeada.

O legal é que você consegue mapear todas as formas de pagamento, como cartão de crédito e boleto, de forma mais rápida e descomplicada.  

Melhorias no Envvias, forma de envio da Via Marketplace

O Envvias é a forma de envio oficial da Via Marketplace. No Tiny, o seller consegue gerar as etiquetas dos pedidos para agilizar o envio das mercadorias aos clientes.

Implementamos melhorias na geração de etiquetas próprias da plataforma, que até o momento estava liberada apenas a impressão em PDF. Agora, o seller consegue imprimir também em formato ZPL, tendo mais qualidade na impressão e facilidade em relação ao formato da etiqueta. 

Além disso, passamos a considerar a quantidade de volumes inserida na venda ou nota fiscal na hora de gerar as etiquetas. Assim, o seller imprime a quantidade de etiquetas necessária para cada venda.

Outras melhorias

Para o seu dia a dia

  • Envio de e-mails das vendas: configuração de variáveis para o assunto do e-mail;
  • Separação por número de série: possibilidade de gerar a separação buscando pelo número de série do produto e usando o pedido de venda como documento.
  • Giro de estoque: nas vendas de kits, a movimentação dos componentes de cada kit serão considerados no Giro de Estoques

Para o e-commerce

  • Shopee: liberado o uso do gerenciador de anúncios do Tiny;
  • Tray Corp: sincronização de campos de SEO dos produtos;
  • Vtex: parâmetro para manter produto ativo mesmo sem estoque disponível.

Na logística

  • Total Express: envio do CPF como rastreio para os pedidos da Tray;
  • Yampi: configuração para enviar e-mail ao cliente ao obter código de rastreio no Tiny;
  • Intelipost: envio da informação do frete pago.