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Saiba como vender no B2W Marketplace usando o Tiny ERP

Saiba como vender no B2W Marketplace usando o Tiny ERP

11.08.2020 por Natália Zucchi em Parceria

Conheça a parceria entre Tiny ERP e B2W e como começar a vender no marketplace mantendo todas as vendas organizadas.

A integração do Tiny com o B2W Marketplace facilita a gestão dos seus pedidos na Americanas, Submarino e Shoptime. Conheça as vantagens e veja como aproveitar essa parceria. 

Marketplaces entre os maiores da América Latina

Fundado em 2006, o B2W Marketplace é formado pelas Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime, entre os maiores marketplaces da América Latina.

No modelo de marketplace, qualquer lojista com um CNPJ MEI ou superior pode vender seus próprios itens. Entre os mais vendidos, estão os smartphones, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e livros, além de outras 40 categorias de produtos que podem ser anunciados.

Por se tratar de marcas já conhecidas, há grande possibilidade de exposição e vendas de seus produtos nos marketplaces do B2W. E um grande diferencial é que esse modelo de negócio não possui nenhum custo inicial.

Basta se cadastrar, configurar sua loja, subir produtos e começar a vender. Você só será cobrado com o valor de uma comissão de 16% sobre o total do pedido aprovado, ou seja, o valor do produto somado ao frete.

A seguir, você vai conhecer as soluções do B2W Marketplace e depois, vamos te mostrar como a integração do Tiny ajuda a colocar seus produtos nos marketplaces e gerenciar suas vendas.

Serviços que ajudam na sua operação e crescimento

Para ajudar os lojistas, o B2W Marketplace oferece soluções próprias. O B2W Entrega facilita a logística na plataforma, para o transporte de produtos, já o B2W Fulfillment cuida do estoque ao pós-venda, armazenando e fazendo a entrega dos seus produtos sem que você tenha que  se preocupar.

Você também pode ter acesso facilitado à crédito por meio do Crédito Seller e até criar anúncios patrocinados para seus produtos dentro dos marketplaces com o B2WADS.

Além disso, uma série de conteúdos e treinamentos são oferecidos pela Universidade B2W Marketplace, que auxilia o lojista desde o cadastro de itens a estratégia de vendas, ajudando a vender mais e expandir o negócio. 

Você recebe de uma só vez

Os pagamentos no B2W Marketplace são feitos quinzenalmente e uma vantagem é que os vendedores podem receber todo o valor de uma só vez, mesmo que os clientes optem por parcelar a compra. O valor total da venda será disponibilizado para sua loja em um único pagamento, após a confirmação de recebimento da compra pelo cliente.

Americanas Empresas

O Americanas Empresas é um site exclusivo para quem deseja vender para outras empresas. Você pode vender para outros CNPJs e no atacado, se o seu CNPJ permitir. Dessa forma, você consegue conquistar um público específico e ampliar seu faturamento vendendo grandes quantidades. 

Conta digital AME

Todos os sites do B2W Marketplace possuem uma série de meios de pagamento disponibilizados para o consumidor. Isso inclui cartões das marcas e a conta digital Ame.

Lançada em 2018, com ela você pode receber cashback por seus compras dentro do B2W Marketplace, ou seja, uma porcentagem do valor da compra volta para você. Além disso, com ela você pode pagar por novas compras nesses marketplaces.

Receba e transfira saldos entre contas AME, realiza recargas de celular pré-pago, pagamentos de boletos e compra de vouchers para utilizar o aplicativo de transportes.

Como vender na B2W Marketplace

Como já falamos aqui, não é necessário nenhum investimento inicial para vender no B2W Marketplace. Você somente será cobrado com uma porcentagem de 16% sobre o valor total das vendas, referente ao produto somado ao frete.

Assim, você estará expondo seus produtos entre os maiores sites da América Latina, com a maior visibilidade para sua marca e produtos, sendo cobrado apenas quando realizar uma venda. 

Para vender no B2W Marketplace é preciso ter CNAE de varejista, com CNPJ MEI ou superior. Você pode ter uma loja física, virtual, ser fabricante, distribuidor, ou estar começando um negócio agora.  Veja a seguir todos os requisitos para vender nos marketplaces.

Requisitos para ser um vendedor no B2W Marketplace:

  • CNPJ ativo e sem restrições (MEI ou superior);
  • CNAE para atuar no Comércio Varejista;
  • Emitir Nota Fiscal (NF-e ou NF-a);
  • Capital social igual ou superior a R$ 1 mil;
  • Conta corrente vinculada ao CNPJ de cadastro para os repasses das vendas; 
  • E, com exceção de MEIs, é preciso ter um Certificado Digital para assinatura de contrato com a plataforma.

Como fazer seu cadastro

Com a documentação em mãos, acesse o site do B2W Marketplace e preencha os dados solicitados na página de cadastro.

As informações passarão pela análise da B2W e você será notificado por e-mail sobre os próximos passos. 

Como começar a vender no B2W Marketplace

Com o cadastro aprovado, você poderá configurar sua loja, enviando os produtos para os marketplaces.

Para essa etapa, você pode contar com o Tiny ERP, que enviará seus produtos de forma massiva através da integração, que é intermediada pela SkyHub.

A SkyHub é a API e integradora oficial do B2W Marketplace. Assim, com seu hub próprio e gratuito para os lojistas, os marketplaces estão conectados com o Tiny ERP.

Parceria do Tiny com o B2W Marketplace

O time da Tiny iniciou a parceria com o B2W Marketplace ao desenvolver a integração, possibilitando aos usuários mais praticidade na hora de controlar as vendas online e todo o backoffice do e-commerce.

Essa integração permite atualizações automatizadas dos dados de sua loja, produtos e gerenciamento de pedidos, emissão de NF-e, entre outras funções.

Ao anunciar no B2W Marketplace, faça descrições detalhadas dos produtos, utilize imagens de qualidade e anuncie com preço competitivo. Com os produtos no ar, basta acompanhar os pedidos e receber pelas vendas realizadas na plataforma.

Recursos da integração do Tiny com a SkyHub, a API do B2W Marketplace:

  • Recebimento dos pedidos
  • Envio de estoque
  • Mapeamento dos canais de venda
  • Envio de rastreamento para a Skyhub
  • Mapeamento das categorias
  • Envio de dados de acesso da nota fiscal
  • Importação do valor do frete dos pedidos
  • Mapeamento das formas de recebimento
  • Reserva de estoques
  • Marcar pedido como entregue no e-commerce
  • Atualização do estoque na loja virtual a partir do Tiny
  • Mapeamento dos canais de venda
  • Envio e recebimento dos produtos
  • Cadastro automático de clientes ao receber pedidos
  • Mapeamento das situações dos pedidos
  • Cadastro das formas de frete
  • Sincronização das situações
  • Envio de preços
  • Mapeamento das formas de frete
  • Envio do XML das notas fiscais para B2W Fulfillment

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