Bem vindo ao blog do Tiny

Olist é a mais nova integração do Tiny ERP

Olist é a mais nova integração do Tiny ERP

05.04.2019 por Daniela Borsoi em Parceria

Nova integração disponível para você aumentar as vendas online. Integre sua conta Tiny ao Olist e aumente os canais de venda de sua loja.

O Tiny quer que sua empresa cresça, portanto desenvolvemos novas funcionalidades e adicionamos integrações que otimizam a rotina do negócio. Na versão de março, lançamos a integração com o Olist (BETA), que é uma solução completa para anunciar produtos em diversos marketplaces brasileiros, aumentando as vendas.

O que é o Olist?

Você já deve ter notado que os maiores canais de vendas online do Brasil abriram possibilidades para que lojistas revendam produtos por meio desses grandes sites. Tal modelo de negócio é chamado de marketplace, mas começar a utilizá-lo não é tão simples. É preciso fechar o contrato com cada canal, acessar as diferentes plataformas e, em alguns casos, ter uma logística própria. A boa notícia é que com o Olist isso tudo fica mais fácil: apenas um contrato, uma única plataforma e logística facilitada graças ao Olist Envios.

O Olist é a maior loja de departamentos dentro dos principais marketplaces do Brasil. É um canal para empresas que desejam vender mais para aumentar seus negócios, oferecendo soluções para diversos tamanhos de lojistas.

Já conta com mais de 13 marketplaces de diferentes grupos integrados, incluindo Americanas, Submarino, Carrefour, Amazon, Ponto Frio, Zoom, Mercado Livre e outros.

O Olist é um grande canal de vendas totalmente diferente do que você já viu: nossa mega loja está presente nos principais marketplaces do Brasil e é formada por milhares de outros lojistas como você. Nossa missão é fortalecer o comércio e tornar seus produtos mais competitivos, aumentando as chances de você vender mais.

Olist

Ao usar o Olist, a empresa pode ter controle absoluto das vendas, com dashboard para acompanhamento, integração com ERPs como o Tiny ERP, plataformas e transportadoras, além de contar com indicador de competitividade, ofertas inteligentes, categorização automática e mais de 500 mil produtos com publicação instantânea.

Como funciona o canal de venda

O Olist foi criado para simplificar a vida dos lojistas que querem anunciar seus produtos online. Com apenas um contrato, há possibilidade de fazer anúncios em diversos sites de grandes varejistas e já começar a vender.

Fora a parte burocrática, também há alguns fatores que influenciam as buscas feitas pelos consumidores. Entre eles estão a reputação da loja, a quantidade de produtos ofertados e a quantidade de pedidos. O Olist é campeão em todos esses requisitos. Tem a maior reputação em todos os canais de vendas, milhares de anúncios publicados nesses sites e lojistas faturando todos os dias com os pedidos vendidos nos canais.

Funciona da seguinte forma: O produto é cadastrado na plataforma Olist e este é anunciado em grandes marketplaces, para melhor visibilidade dos produtos.

O produto é sempre anunciado como vendedor Olist, sem ser informado o nome da loja que está anunciando.

Para começar a utilizar, basta solicitar um contato que o time de especialistas retorna para avaliar sua loja e ver se a mesma possui os requisitos necessários para vender em grandes marketplaces. Se tudo estiver certo, já poderá contratar e começar a anunciar.

Quem pode utilizar

É ideal para quem quer vender mais ou atrair novos clientes.

Se sua empresa vende produtos offline e quer começar a vender online, se busca melhor posicionamento nos marketplaces, se busca mais canais de venda, entre outras possibilidades, você pode usar o Olist para alavancar o negócio.

Tiny-olist

Diferenciais da Olist

Existem diversas formas de vender no e-commerce, contudo decidir qual é a melhor para cada empresa é uma tarefa difícil Separamos os diferenciais da Olist para te auxiliar nessa fase de decisão.

Alta reputação nos marketplaces

Utilizando o Olist, você não precisa se preocupar em vender muito para ganhar reputação. Você já entra com alta relevância.

Melhor posicionamento

Os produtos anunciados têm maior chances de ocuparem um bom posicionamento (buy boxes), o que aumenta sua visibilidade.

Gestão

Centralização das vendas e pedidos para melhor acompanhamento e controle.

Inteligência de mercado

Equipe destinada a encontrar oportunidades, definir campanhas e dar orientações para melhores práticas.

Suporte
Time especializado para sanar dúvidas relacionadas às compras e vendas.

Olist Envios
Contrato exclusivo com os Correios, com taxas atrativas.

Tiny ERP e Olist

A integração entre Tiny e Olist foi lançada para que sua empresa anuncie produtos em diversos marketplaces. Permite que a sua marca anuncie seus produtos na maior loja de departamentos dos marketplaces. O Olist é formado por milhares lojistas em todo território nacional e tem parceria com os maiores canais de vendas do Brasil – são mais de 10 marketplaces no total. A alta reputação dentro desses canais torna os produtos dos parceiros mais competitivos nas buscas e aumenta as chances de vendas.

Esta parceria permite diversos recursos para otimizar a rotina das empresas:

  • importação de pedidos
  • importação de produtos
  • envio de produtos
  • OMS
  • atualização de estoque e preço
  • impressão de etiquetas
  • envio da chave de acesso da NFe
  • mapeamento de situações
  • mapeamento da forma de envio – criado automaticamente
  • mapeamento de formas de recebimento
  • mapeamento de canais de venda – criado automaticamente

Veja como funciona o fluxo de pedidos entre Olist e Tiny:

Esta integração conta com algumas particularidades, que devem ser observadas:

Forma de envio – Olist Envios

O Olist utiliza uma forma exclusiva para o envio das encomendas, o Olist Envios. Esta forma de envio é criada automaticamente no Tiny quando a integração for configurada.

Com ela, é possível incluir uma expedição e criar agrupamentos para a impressão de etiquetas ou imprimir de forma individual, portanto é necessário escolher entre uma forma ou outra. A PLP também é gerada e poderá ser impressa para que seja entregue aos Correios na hora do despacho das encomendas.

A integração não permite mapear diferentes formas de frete, pelo fato da Olist trabalhar com a própria forma de frete, sendo assim os pedidos são importados com essa forma de envio.

Importação de produtos

É possível importar para o Tiny os produtos cadastrados no Olist que estão com situação enviado. Caso estes produtos possuírem variações, serão importados  com a estrutura se as variações tiverem um nome em comum. Este nome em comum será utilizado como nome do produto pai no Tiny.

Veja o exemplo abaixo:

Caso 1

Camiseta Azul
Camiseta Preta

Será importado para o Tiny como produto com variação. Camiseta será o produto pai no Tiny, e azul e preta ficam como variações.

Caso 2

Camiseta Azul
Camisa Preta

Erro. Camiseta e camisa são nomes diferentes.

Para configurar a integração, é preciso ter uma conta na Olist e seguir os passos da ajuda do Tiny:

Configurar Olist no Tiny

Boas vendas!