Parceria entre Mercado Livre e Tiny ERP


Uma das formas de alavancar as vendas no e-commerce é anunciar em marketplaces, que são shoppings online em que as empresas conseguem vender os seus produtos, sem necessidade de ter uma loja própria.


Um dos marketplaces mais conhecidos é o Mercado Livre, que reúne mais de 60 milhões de ofertas, nas mais variadas categorias de produtos.


O Tiny ERP é Parceiro Mercado Livre Platinum!


Estamos sempre pensando na melhor experiência para os vendedores do Mercado Livre. Esta certificação máxima sela nosso compromisso em desenvolver novidades para otimizar o dia a dia dos vendedores e impulsionar as vendas no marketplace. Estamos muito felizes com a certificação e por contribuir com melhorias para o ecossistema de e-commerce.  


O que é e como vender no Mercado Livre?


O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia, que começou com a ideia de democratizar o comércio eletrônico, oferecendo serviços para que as pessoas possam comprar, pagar, vender, enviar produtos e realizar a gestão do seu negócio. Surgiu em 1999, na Argentina, e já opera em 18 países.


Para auxiliar na operação de vendas, o Mercado Livre oferece algumas soluções que potencializam a capacidade de comprar e vender, como:


  • Mercado Pago: soluções de pagamentos para segurança das transações no Mercado Livre, em outros sites e também em estabelecimentos físicos;
  • Mercado Envios: tecnologia para gestão da logística, com cálculo de frete, impressão de etiquetas, coletas e fulfillment;
  • Mercado Livre Publicidade: que comercializa publicidade dentro do marketplace, como banners, Product Ads e performance;
  • Mercado Shops: uma plataforma para criação de lojas virtuais com domínio próprio, layout personalizado e sistema de pagamentos. 

Os produtos anunciados no marketplace Mercado Livre são das mais diversas categorias. Podemos encontrar anúncios de eletrodomésticos, esporte e lazer, jóias, brinquedos, ferramentas, moda, imóveis, livros, produtos sustentáveis, entre outros. 


Realizamos um webinar super bacana com o André do Mercado Livre para que você Aprenda como vender no Mercado Livre.




Tiny ERP e Mercado Livre


A integração do Tiny com o Mercado Livre faz com que o seller tenha mais facilidade em gerir os negócios realizados através do marketplace. Ele consegue enviar os produtos do Tiny para o Mercado Livre, escolher o tipo de anúncio, controlar os estoques, receber os pedidos, imprimir etiquetas, entre outros recursos. 


Destacamos a seguir as principais funcionalidades disponíveis na integração do Tiny ERP com o Mercado Livre. Entenda como o Tiny é um aliado do seu negócio na organização e gestão das vendas no marketplace.


Envio de produtos para vender no Mercado Livre


O formato de comercialização de produtos no Mercado Livre se dá através de anúncios. Com a ajuda do Tiny, você consegue enviar diversos produtos para o marketplace de uma só vez, gastando menos tempo para começar a vender. Se quiser, ainda pode criar múltiplos anúncios para o mesmo produto e controlar kits para vender conjuntos de produtos.



Múltiplos anúncios para o mesmo produto


É comum que os sellers (vendedores do Mercado Livre) anunciem mais de uma vez o mesmo produto para aumentar a relevância no marketplace. De forma estratégica, são criados anúncios com o preço maior e frete grátis, preço menor e cobrança de frete, diferentes nomes para o mesmo produto, alteração de palavras-chave e até mudanças nos tipos de anúncios. 


Isso acontece porque cada consumidor faz a busca do mesmo produto de um jeito diferente, por influência das palavras utilizadas na região onde vive ou ainda pelo objetivo que possui, como por exemplo, não pagar pelo frete.


Esta prática gera resultado, mas demanda bastante tempo se feita de forma manual. O Tiny otimiza este trabalho. Com o Tiny, é fácil relacionar até 50 anúncios para o mesmo produto. Assim, é possível ter praticidade no controle de múltiplos anúncios no Mercado Livre, com facilidade no recebimento dos pedidos, emissão das notas fiscais e controle de estoques.



Mapeamento dos atributos


São considerados atributos as características dos produtos anunciados. Se utilizarmos uma camiseta como exemplo, os atributos dela podem ser: cor, gênero, ocasião de uso, tipo de gola, entre outros. Os atributos formam a ficha técnica do produto. 


Entre os benefícios de especificar os atributos dos produtos, podemos citar a melhor exposição do anúncio dentro do catálogo do Mercado Livre, maior relevância do anúncio, melhor SEO e ainda torna a experiência do consumidor mais agradável. Isso porque, ao buscar os produtos, o consumidor encontrará uma descrição mais detalhada do item desejado, diminuindo a margem para dúvidas que podem impedir a finalização da compra.


Com o Tiny, você pode mapear os atributos do Mercado Livre para que os anúncios enviados ao marketplace tenham melhor performance, convertendo em mais vendas. 



Responder perguntas do Mercado Livre


O Mercado Livre leva em consideração o tempo médio de resposta de cada vendedor, o que influencia na sua reputação e consequentemente no posicionamento dos anúncios.


A comunicação com os possíveis compradores é mais fácil quando você usa o recurso do Tiny para responder perguntas do Mercado Livre. É uma forma de facilitar e manter organizado o processo de resposta, inclusive centralizando as respostas de múltiplas contas.



Acompanhar a situação dos pedidos


O Tiny sincroniza as situações dos pedidos com o Mercado Livre, assim você pode acompanhar em que situação cada pedido se encontra. Você fica sabendo o momento em que o pedido foi realizado, quando o cliente efetuou o pagamento, quando pode ser enviado e até o momento em que foi entregue.

Veja como mapear as situações no Tiny


Receber os pedidos 


O recebimento dos pedidos em um ERP é importante para manter a organização e a eficiência dos processos de faturamento. Com a integração entre Tiny e Mercado Livre, não é necessário verificar mais de um painel para consultar os pedidos recebidos. Assim, sua empresa consegue liberar os pedidos de forma mais rápida para o envio, o que deixa o cliente satisfeito e mantém a reputação da sua empresa em dia.



Atualização de estoques


Manter os estoques atualizados nos canais de venda é importante para uma operação saudável. Quando uma compra é realizada no Mercado Livre, o Tiny consegue reservar o estoque necessário para esta venda, evitando que o mesmo produto não seja vendido mais de uma vez. 


Assim, sempre que um pedido é realizado, os estoques são atualizados em todos os canais de venda integrados ao Tiny, como loja física e loja virtual, inclusive em múltiplos anúncios para um mesmo produto no Mercado Livre.



Emitir notas fiscais


A emissão de notas fiscais faz parte da rotina de faturamento. Após emitir a nota fiscal no Tiny, você consegue enviar os dados da chave para o Mercado Livre, para que o comprador seja notificado. 



Separar produtos dos pedidos


Após receber os pedidos, um dos processos importantes é a separação das mercadorias. Esta etapa garante que o produto certo seja enviado ao cliente, entregando uma boa experiência de compra.


Para tornar esse passo mais assertivo, use o módulo de separação do Tiny, que  auxilia na separação correta dos pedidos para posterior envio


Conheça mais sobre a separação


Mercado Envios


O Mercado Envios é a solução logística do Mercado Livre, que tem como objetivo facilitar e agilizar a operação logística dos sellers. O marketplace possui contrato exclusivo com os Correios e transportadoras, por isso consegue oferecer melhores taxas aos sellers. 


Além disso, permite a impressão de etiquetas de envio, para que o seller possa colar na caixa e levar a encomenda até os Correios. Para facilitar, você pode configurar a forma de envio Mercado Envios no Tiny.



Mercado Envios Full


O Mercado Envios Full é o Fulfillment do Mercado Livre. Uma operação fulfillment pode reduzir os custos com logística e tornar mais rápido o processo de envio das compras online. Quando a opção de envio do pedido é Mercado Envios Full, todos os processos logísticos para envio do pedido, desde a armazenagem dos produtos, até o pós-venda, são de responsabilidade do Mercado Envios Full.


Você pode configurar o Mercado Envios Full no Tiny ERP para agilizar os processos de logística.



Anúncios


Com o módulo de anúncios do Tiny, você consegue fazer o gerenciamento dos anúncios do Mercado Livre em uma tela separada do cadastro de produtos, fazendo com que os módulos sejam independentes.


Através deste módulo é possível verificar se seus produtos são elegíveis para catálogo e criar anúncios com eles. Outra facilidade é que o Tiny consegue verificar se as imagens utilizadas estão com baixa qualidade, o que prejudica a performance dos anúncios. Assim, você pode ajustar e ter melhores resultados.



Venda de produtos usados


Quem vende produtos usados no Mercado Livre, como videogames, livros e jogos eletrônicos, podem anunciar estes itens através do Tiny. Para isso, basta utilizar o módulo de anúncios e indicar que a condição do item é usado.


Gerar etiquetas


Você não precisa usar mais de um sistema para gerar as etiquetas de envio dos pedidos. Dentro do Tiny, ao integrar com o Mercado Livre, você consegue imprimir as etiquetas de envio no módulo de expedição, tornando mais rápido e prático o envio das encomendas.


Estas etiquetas são geradas pelo Mercado Livre e recebidas pelo Tiny. Você pode escolher imprimi-las em formato PDF ou então em uma impressora ZPL.



Além destes, outros recursos estão disponíveis:


  • Notificações de novas perguntas de anúncios em dispositivos;
  • Envio e reajuste de preço dos produtos;
  • Recepção de produtos;
  • Atualização de estoque;
  • Mapeamento das variações dos produtos;
  • Cadastro automático de clientes ao receber pedidos;
  • Envio do código de rastreamento para o e-commerce;
  • Mapeamento das formas de frete;
  • Reserva de estoques;
  • Marcar pedido como entregue no e-commerce;
  • Importação do valor do frete nos pedidos;
  • Mapeamento das formas de recebimento;
  • Envio dos dados da NF-e ao e-commerce;
  • Mapeamento das categorias de produtos;
  • Sincronização de situação dos pedidos;
  • OMS.

Caso precise de ajuda, pode contar com a nossa ajuda para integrar com o Mercado Livre e também com o vídeo de integração:






    post anterior
    Olist recebe prêmio de melhor atendimento no B2W Marketplace Summit 2019!
    próximo post
    4 funcionalidades do Olist que são perfeitas para lojas físicas
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.