Bem-vindo ao blog do Tiny

Correios integrado ao Tiny ERP

Correios integrado ao Tiny ERP

04.02.2020 por Daniela Borsoi em Parceria

A integração entre o Tiny e os Correios possibilita o envio dos pedidos aos clientes de forma prática e rápida. Agilize o processo de backoffice do seu e-commerce.

Para quem vende no e-commerce, é fundamental oferecer várias modalidades de envio, com preços e prazos diferentes, para que nenhuma venda seja perdida. Os Correios oferecem opções distintas de frete para que as empresas possam escolher e disponibilizar em seus negócios, conforme a necessidade. 

Mas cuidar dos fretes e imprimir as etiquetas de envio pode ser uma tarefa que ocupa muito tempo na rotina de uma empresa. Por isso, a integração entre o Tiny ERP e os Correios foi desenvolvida para que os pedidos dos clientes sejam enviados de forma prática e rápida, tendo como resultado a otimização do processo de envio e entrega.

Entenda mais sobre a parceria entre Tiny e Correios e aproveite para colocar em prática no seu e-commerce.

Sobre os Correios

Correios é uma empresa pública federal com mais de 350 anos. É responsável pelo transporte e entrega de correspondências no Brasil, e está presente em todos os municípios brasileiros, com pelo menos uma unidade de atendimento. 

Desde sua criação, vem evoluindo seus serviços para atender as necessidades das empresas e pessoas físicas. Sua missão é conectar pessoas, instituições e negócios por meio de soluções de comunicação e logística acessíveis, confiáveis e competitivas.

A Empresa Brasileira de Correios contempla diversos produtos e serviços, que são agrupados em segmentos:

  • Mensagem
  • Encomendas
  • Malote
  • Digital
  • Marketing Direto
  • Financeiro
  • Conveniência
  • Logística integrada
  • Internacional
  • Filatelia

É uma das empresas mais utilizadas para envio de pedidos realizados em e-commerce, por ser de fácil acesso e realizar entregas em todo o país.  Os serviços mais utilizados são o SEDEX e o PAC.

SEDEX 

Se tornou um dos principais serviços expressos da estatal e lidera o setor de encomendas expressas no país. É uma forma de envio interessante para consumidores que precisam de uma entrega rápida dos produtos comprados. O custo envolvido nesta forma de envio é maior, porém o prazo de entrega é mais curto.

A empresa também conta com outros serviços que agilizam as entregas, como SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje e SEDEX Mundi.

PAC

É uma solução para empresas que precisam de alternativas mais econômicas para enviar as encomendas aos clientes. Seu prazo de entrega é um pouco maior que o SEDEX, então é uma boa opção para quem não tem urgência para receber o pedido.

Veja como enviar encomendas pelos Correios

Parceria com o Tiny ERP

A integração entre o Tiny ERP e os Correios foi desenvolvida para tornar rápido e prático o processo de envio das encomendas da loja virtual aos seus clientes. Com o Tiny, é possível gerar PLP (Pré Lista de Postagem), código de rastreio e impressão de etiquetas sem complicação.

Ainda, para otimizar o envio dos pedidos, o Tiny recebe os pedidos de diversos canais de venda, atualiza os estoques e emite as notas fiscais, para que você otimize o despacho das encomendas. Essa agilidade é uma das responsáveis por oferecer uma melhor experiência de compra para que os clientes voltem a comprar no futuro.

Configurando os Correios no Tiny

Para realizar as configurações dos Correios em sua conta no Tiny, acesse Menu → Configurações → Aba Vendas → Seção Expedição e Logística → Formas de envio, clique em Incluir forma de envio e no campo Tipo de Logística, escolha Correios. Não esqueça de deixar habilitada a forma de envio.

Para realizar as demais configurações, o ideal é seguir a ajuda do Tiny, que oferece o passo a passo para você:

Ajuda do Tiny para configurar os Correios

Temos também um vídeo explicativo sobre o SIGEP Web, que vai te ajudar nas configurações:

Gerando etiquetas e imprimindo PLP

Após realizar a configuração no Tiny, você poderá incluir uma expedição escolhendo esta forma de envio, e através dela controlar o envio dos pedidos e o rastreamento.

Para isso, acesse o módulo de expedição, em Menu → Vendas → Incluir expedição e selecione a forma de envio Correios.  

Importante:
Para poder imprimir a PLP, é necessário que nas vendas realizadas, a forma de frete seja Correios.

Selecione os objetos que deseja incluir nesta expedição e clique em Salvar. Feito isso, você pode Gerar a PLP e realizar a impressão das etiquetas de envio. É importante ressaltar que as etiquetas de envio são válidas apenas se houver geração de PLP pela expedição.

Veja no vídeo abaixo como é feita a geração da PLP e a impressão das etiquetas de envio dos Correios:

Recursos da integração do Tiny com os Correios

Sempre que precisar, pode contar com a ajuda do Tiny para ver o passo a passo de cada recurso no ERP:

Integração com os Correios

Veja abaixo quais são os recursos disponíveis ao realizar a integração. 

  • Inclusão de expedição dos Correios;
  • Criação da Pré Lista de Postagem (PLP);
  • Impressão de PLP;
  • Envio de código de rastreamento;
  • Cálculo de frete dos Correios;
  • Rastreamento de objetos;
  • Impressão de etiquetas de envio;
  • Configuração de contrato com os Correios – SIGEP Web;
  • Configuração de postagem;
  • Personalização simples das etiquetas de envio;
  • Mapeamento das formas de envio;
  • Serviço dos Correios por faixa;
  • Personalização simples da etiqueta de frete;
  • Envio de encomendas por Correios E-fulfillment.

Aproveite esta possibilidade de integração para deixar o backoffice de seu e-commerce mais eficiente, a fim de entregar o pedido dos clientes no menor tempo possível. Boas vendas!