Automatize a atualização da situação de envio dos pedidos com o Tiny


Acompanhar o andamento de cada venda realizada no e-commerce pode ser um grande desafio para os lojistas. É preciso ficar de olho nos pedidos recebidos, em quais foram enviados, entregues e se algum precisa de atenção especial referente à entrega. 


Todo esse cuidado na organização dos pedidos reflete em uma melhor experiência dos clientes ao comprarem produtos na loja. E clientes satisfeitos podem voltar a comprar.


O que é novidade no Tiny?


No Tiny, sempre foi possível atualizar a situação de envio dos pedidos, porém a operação era manual e demandava tempo do usuário. Era preciso rastrear as encomendas uma a uma em cada transportadora para que as situações fossem atualizadas.


Entendemos que o tempo é precioso no dia a dia dos empreendedores, então buscamos melhorar as rotinas para que sejam mais fluidas e ágeis. Ouvimos nossos usuários e a partir da versão 3.24 do Tiny, lançada em janeiro de 2021, uma nova rotina foi criada para facilitar a atualização dos envios. 


Com a novidade, os usuários conseguem atualizar as situações de envio dos pedidos tanto no Tiny quanto na plataforma de e-commerce ou nos marketplaces integrados, de forma ágil, em poucos cliques dentro do ERP.


O Tiny consulta as informações de envio dos pedidos com os Correios, Melhor Envio, Frete Rápido e JadLog. A integração com soluções logísticas citadas retorna as situações de envio de cada pedido para que sejam atualizadas no ERP e nos canais de venda.  




O melhor é que o lojista pode realizar esta atualização quantas vezes forem necessárias e no intervalo de tempo desejado, desde que não ultrapasse 90 dias de intervalo.


Até essa mudança, eu precisava acessar as plataformas de e-commerce para verificar os códigos de rastreamento e atualizar os pedidos. Alguns chegaram a ficar no limbo. Com a novidade da atualização de situações de pedidos, estou economizando muito tempo. Espero ter uma melhor experiência, tanto para mim quanto para os meus clientes.

Emmanuel, da Toda Frida

Emmanuel, da Toda Frida utilizando a atualização de pedidos do Tiny
Emmanuel, da Toda Frida utilizando a atualização de pedidos do Tiny

Coloque em prática na sua rotina


Primeiramente, é preciso verificar na Ajuda do Tiny se a plataforma de e-commerce ou marketplaces que utiliza disponibilizam a atualização de situações de forma automatizada. Verificar quais integrações estão disponíveis para esta rotina na ajuda do Tiny para situação de envio dos pedidos.


Com a atualização de pedidos automatizada ficou mais fácil para atualizar o status. Eu filtro por marketplace, marco os pedidos e pronto. Antes disso, meus pedidos ficavam apenas na situação aprovado, e enviado quando eu marcava o pedido após a expedição. Agora ficou mais organizado ao ver todas as situações.

Caio, que utiliza o Multi Empresas do Tiny para as empresas Casbrands e Sportbr 

Agora é hora de colocar a mão na massa. Veja como é simples.


Na tela de pedidos de venda, selecione o período que deseja consultar, como por exemplo, os últimos 30 ou 60 dias. Após escolher, clique em Mais ações → Atualizar situação de envio dos pedidos. 


Tela de atualização das situações dos pedidos no Tiny ERP

A consulta das situações será realizada nas abas "Pronto para envio" e "Enviadas", para os pedidos que estavam com a forma de envio Correios, Melhor Envio, Frete Rápido e JadLog. 


Abaixo, seguem as situações que podem ser retornadas:


Enviados: são os pedidos que estão no Tiny com situação Pronto para envio e que o rastreio já consta nas transportadoras;


Em trânsito
Estes pedidos ainda estão em processo de entrega pelas transportadoras.


Entregues
Pedidos que estão com entrega confirmada pelas transportadoras.


Atrasados
Pedidos que ainda não foram entregues aos clientes e estão com data de entrega atrasada. Eles recebem um marcador para que sejam identificados no Tiny e para que o seller possa tomar as devidas ações.


Não entregues
Pedidos que não puderam ser entregues pela transportadora pois estavam com endereço errado, a mercadoria foi perdida, avaria no produto, furto, etc.


Requer atenção
Pedidos que precisam de atenção especial, pois o item será devolvido ao remetente ou sofreu extravio. Estes também recebem um marcador para que sejam identificados no Tiny.


Outras ocorrências
Pedidos que não foram consultados serão identificados neste totalizador.


Assim fica fácil ter um resumo de cada situação de envio e tomar ações mais rápidas, principalmente com aqueles que apontam algum problema na entrega.


Para finalizar, é só clicar em "Atualizar situações". Feito isso, diversas plataformas e marketplaces que estão integrados ao Tiny vão receber as novas informações de envio para que se mantenham atualizadas. Veja no vídeo como o processo é simples e economiza seu tempo.


Com a novidade, eu ajo pró-ativamente nos pedidos com problema, e os casos que estão com a entrega atrasada ficam no nosso radar. É uma ótima ferramenta, assim como o Tiny em geral.

Roberto, da JMStore

Aproveite este recurso do Tiny para deixar essa rotina mais leve no seu dia a dia, economizando tempo. Caso precise de auxílio na hora de colocar em prática, veja o tutorial para configurar essa rotina.




Atualizar as situações dos pedidos de forma automatizada é fácil, mas caso precise, conte com a ajuda do Tiny. Ela contém o passo a passo de como colocar em prática essa rotina.



Rotinas auxiliam seu negócio a crescer


As rotinas são criadas para que a gente não precise pensar todos os dias em cada etapa do fluxo de trabalho. Além de desgastante, planejar como fazer cada tarefa exige muito tempo. E o tempo é precioso.


Por isso, o uso do Tiny ERP faz com que o conjunto de tarefas diárias se tornem uma rotina, tornando os processos mais fluidos. Funcionalidades como a atualização da situação dos pedidos vem para que o dia a dia seja mais fácil, com mais automatizações. Dessa forma, o empreendedor tem mais tempo para pensar nas estratégias de negócio. 


Utilize esta novidade com outros recursos do Tiny ERP e deixe o dia mais eficiente.


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