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Curva ABC e seu benefício para as empresas

Curva ABC e seu benefício para as empresas

01.11.2018 por Daniela Borsoi em Tiny ERP

Entenda o que é Relatório de Curva ABC, como é o seu funcionamento no Tiny ERP e quais os benefícios que ele pode trazer para sua empresa.

Identificar a potencialidade dos produtos disponíveis no estoque da empresa ajuda nas decisões que a gestão deve tomar para melhorar o desempenho comercial do negócio — a curva ABC é um sistema de análise eficiente nesse propósito.

Saber o que é a curva ABC é essencial para que a aplicação seja adequada e para que os dados extraídos representem a realidade da empresa.

Neste post, além de conhecer o conceito, você saberá porque deve usar a curva ABC para mensurar os resultados da sua empresa, de que forma o relatório pode ajudar no controle e quais são os seus benefícios.

O que é Curva ABC?

O relatório de curva ABC é uma ferramenta que auxilia a identificar produtos que precisam de uma atenção especial, seja por necessidades de compra ou por lucro que cada item proporciona. Além disso, aponta quais são os clientes que mais e menos compram de sua empresa, o que pode ser de grande valia para estratégias comerciais.

A curva realiza cálculos que mostram a realidade, uma visão geral sobre o cenário de sua empresa. Com dados corretos, o gestor consegue ser mais estratégico e acertar em suas decisões

Carvalho (2002), afirma que “a curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.”

Curva ABC no Tiny ERP

Desde a versão 2.56, lançada em outubro de 2018, o Tiny ERP conta com o relatório de curva ABC para que seus clientes sejam mais assertivos em suas estratégias de negócio. O desenvolvimento teve como base o canal de ideias, com diversas interações na ideia 1857, além de 21 votos de usuários, o que mostrou que a demanda entre os usuários era alta.

O relatório mostra os clientes ou produtos de acordo com sua importância ou impacto no faturamento da empresa, baseando-se em quantidades ou valores.

Funcionamento da curva

A curva não é difícil de compreender, se utilizados os dados corretos para gerar as informações que devem compor o relatório. Ela funciona exatamente de forma evolutiva para mostrar o impacto de clientes e produtos em sua operação.

Curva A
Uma quantidade reduzida de clientes ou produtos é a grande responsável por uma fatia robusta de faturamento, ou seja, 20% corresponde a 80% do faturamento — são os que exigem maior atenção da gestão do estoque.

Curva B
Nessa categoria 30% dos clientes ou produtos correspondem a 15% do total do faturamento, com nível médio de importância.

Curva C
Composta pelos últimos 5% do acumulado e 50% dos itens. Embora tenham um percentual elevado quantitativo, representam pouco das receitas da empresa e por isso estão no nível mais baixo de atenção.

Como utilizar a Curva ABC no Tiny

Ao gerar a curva ABC de clientes, seja por nota fiscal ou por pedidos de venda, são relacionados os clientes na primeira coluna, ordenados pela colocação na curva.

  • A segunda coluna mostra o valor vendido a este cliente. A informação da coluna “% Individual” traz o quanto este cliente representa, individualmente, no total faturado;
  • A coluna “% Acumulado” totaliza o somatório das representatividades de cada um dos clientes, sendo indicada a classificação da curva a qual pertencem na última coluna.

Na Curva ABC de produtos, o relatório pode ser gerado a partir de notas fiscais ou de pedidos de venda, permitindo a escolha sob qual aspecto o acumulado será gerado, ou seja, é possível analisar sob a ótica das quantidades vendidas ou dos valores vendidos.

  • Esta escolha é feita no campo “Acumular por” dos filtros do relatório;
  • Ao selecionar o acumulado por quantidades, o cálculo de classificação da curva é feito com base nas quantidades vendidas dos produtos, comparando com a quantidade total de produtos vendidos;
  • Já na opção de curva ABC baseada em valores, o acumulado considerará o valor de itens vendidos em relação ao valor total vendido.

O Leonardo, integrante do time da Tiny, falou sobre a Curva ABC em um Class no Tiny Day. Confira:

Benefícios da Curva ABC para as empresas

Quando se tem a oportunidade de gerir o estoque e acompanhar as vendas por medições precisas de acordo com o realizado, os benefícios logo se tornam evidentes e presentes nos contextos mais importantes da empresa. Acompanhe.

Melhoria no processo de compras

Com a ciência dos itens de maior, médio e menor impacto nas vendas, as compras serão planejadas conforme o ciclo de saídas, considerando a demanda, o que faz reduzir os gastos com as compras desnecessárias e aumentar a lucratividade.

Entendimento das vendas

Se a empresa conhece mais a fundo o comportamento de compras do consumidor e entende suas necessidades, as chances de concretizar as vendas podem aumentar.

Diminuição de desperdícios

Se o seu estoque é enxuto e se baseia no consumo geral dos clientes, dificilmente haverá desperdício, uma vez que, com a ajuda da curva ABC será mais fácil reduzir os excessos e qualquer tipo de risco dentro da empresa — um controle maior do consumo para atender cada vez melhor às expectativas do cliente.

Dica da equipe Tiny

O curva ABC conta, também, com um gráfico que ilustra o relatório. Para exibi-lo, escolha “Sim” no campo “Exibir gráfico” dos filtros do relatório.

Relatirio-curva-ABC

Conclusão

O relatório é uma potente base de análise do cenário de compras e estoque para ajudar a empresa a destinar os recursos à aquisição de itens que tenham boa saída.

A adoção de uma ferramenta como a curva ABC é um passo importante que dará suporte à tomada de decisão sobre os processos que envolverem as compras e o entendimento sobre o comportamento do consumidor para oferecer exatamente o que ele procura e precisa.

Gostou do relatório? Percebeu como ele pode ser útil par a sua empresa? Então, acesse as extensões do Tiny e instale gratuitamente, em qualquer plano.