Bem-vindo ao blog do Tiny

Geração automática de notas fiscais com o Tiny ERP

Geração automática de notas fiscais com o Tiny ERP

09.11.2020 por Daniela Borsoi em Black Friday, Tiny ERP

Você já pode aproveitar a geração automática de notas fiscais no Tiny ERP. Veja como esta e outras automações podem tornar seu dia mais ágil.

A emissão de notas fiscais está presente diariamente nas empresas, e para quem vende através de uma loja virtual, a rotina não é diferente. Todos os pedidos recebidos precisam ter suas notas fiscais para garantir a segurança da venda para o cliente e para a empresa. 

Em dias movimentados como a Black Friday, por exemplo, ter agilidade na hora de gerar as notas fiscais é fundamental para que não ocorra atrasos no envio dos pedidos.

Pensando nisso, o time da Tiny desenvolveu um recurso que permite gerar as notas fiscais dos pedidos aprovados de forma automática. Você vai poder conhecer essa novidade e outras automações nesse conteúdo. Boa leitura.

Dificuldade do Seller X Solução do Tiny

A organização e a agilidade são fundamentais em uma loja virtual. Mas como fazer para que a emissão de notas não seja complicada ou demorada, principalmente em dias de alto fluxo de pedidos? 

O uso de um ERP facilita todo o processo e otimiza o seu tempo. O Tiny é um ERP especialista em e-commerce, portanto conta com recursos que tornam o seu dia a dia fluído. 

Quando os pedidos de múltiplos canais de venda são recebidos no ERP, todos os dados referentes a compra realizada pelo cliente são importados também. Assim, não é preciso digitar as informações do cliente e nem do produto comprado. Basta seguir com a geração e emissão das notas. 

Agora, uma novidade lançada na versão 3.21 do Tiny ERP deixa esse processo ainda mais fácil e rápido. Quando um pedido estiver com o status “Aprovado” no Tiny, a nota fiscal é automaticamente gerada. Legal, né?

Assim, as notas fiscais geradas são listadas na aba de notas fiscais pendentes, em Menu → Vendas →  Notas Fiscais. Você só precisa clicar em “Autorizar pendentes” e a emissão é finalizada.

Veja no vídeo abaixo como colocar essa novidade do Tiny em prática:

Otimize ainda mais com o Tiny

Além de automatizar a geração das notas fiscais, o Tiny conta com outras opções para facilitar o trabalho diário. Abaixo, listamos algumas opções que você pode ativar se fizer sentido para o seu negócio:

Automação de contas a receber

Os pedidos recebidos no sistema trazem consigo as contas geradas, como por exemplo, uma venda em 6x no cartão de crédito. Se estas informações estiverem corretas no Tiny, é possível fazer um melhor acompanhamento do financeiro da empresa. 

O processo de lançamento das contas geradas pelos pedidos pode ser manual, ou então, automático, para que o responsável nunca esqueça dessa rotina.

Para escolher a melhor opção para sua empresa, acesse Menu → Configurações → Finanças → Lançamento de contas a receber. Você poderá escolher entre diversas opções:

  • Manual;
  • Automático ao autorizar a nota fiscal;
  • Automático ao salvar a nota fiscal – ideal para complementar a geração automática de notas;
  • Automático ao salvar o pedido;

Automação de lançamento de estoques

É importante manter os estoques sempre atualizados, afinal, sempre que houver movimentações no Tiny, as quantidades disponíveis para compra são atualizadas nos canais de venda.

Para escolher a melhor opção para sua empresa, acesse Menu → Configurações → Suprimentos → Lançamento de estoques para saídas e escolha entre as opções abaixo:

  • Manual;
  • Automático ao autorizar a nota fiscal;
  • Automático ao salvar a nota fiscal – ideal para complementar a geração automática de notas;
  • Automático ao salvar o pedido;
  • Automático ao marcar o pedido como enviado. 

Concluindo

O ERP é um aliado da rotina. Com ele, é possível organizar os processos e ter mais agilidade no dia a dia. A geração automática de notas fiscais vem para trazer ainda mais praticidade para os usuários, a fim de facilitar o trabalho em dias de alto fluxo de vendas.

Aproveite para colocar em prática na Black Friday e ter ainda mais sucesso.