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O que é Google Shopping?

O que é Google Shopping?

02.02.2021 por Daniela Borsoi em Tiny ERP

Entenda o que é Google Shopping e como ele pode te ajudar a alavancar as vendas na loja virtual.

A forma de comprar mudou. Os consumidores estão a apenas um clique de distância na comprar produtos através de anúncios do Google Shopping, que mostram o produto desejado, na hora certa. A comodidade do consumidor acessar o Google e encontrar o item que estava procurando é um fator decisivo para a hora da compra.

Para os lojistas, a concorrência aumenta e é necessário pensar em novas possibilidades para alcançar os clientes e converter em vendas. Utilizar o Google Shopping é uma forma de aumentar a visibilidade dos produtos anunciados.

Neste conteúdo, vamos te explicar o que é Google Shopping, qual o papel do Merchant Center e o Google Ads e ainda você vai conhecer a ferramenta do Tiny para Google Shopping. Boa leitura.

O que é Google Shopping

O Google Shopping é uma ferramenta desenvolvida pelo Google, que funciona como uma vitrine virtual para sua loja. É uma forma de alcançar possíveis compradores no momento certo, onde há maior possibilidade de conversão.

Ela permite que os vendedores consigam anunciar seus produtos diretamente na página de pesquisa do Google, onde milhares de pessoas procuram por produtos e serviços. Isso tudo com orçamento previamente definido, para que você tenha total controle de quanto vai investir.

Na prática, se um consumidor procura por um produto como “tênis Adidas superstar branco”, o Google entende que o usuário tem interesse por este produto e indica sites onde eles são vendidos e ainda  informações sobre o produto. Esses resultados são ordenados por relevância sempre pensando na melhor experiência do usuário. 

Veja na imagem abaixo como é a aparência do anúncio no Google Shopping. Neste exemplo, falamos de anúncios de bicicletas.

Anúncios no Google Shopping

Como os anunciantes que utilizam o Google Shopping disponibilizam informações sobre os produtos, como imagens, preço e características gerais, a chance deste consumidor ser atraído até a loja e efetuar a compra aumenta.

Os anúncios exibem informações que são importantes para os possíveis compradores, como a descrição, foto e preço do produto, aumentando as chances de cliques. Uma das maiores vantagens é que você só paga pelo anúncio a partir do momento em que um possível consumidor clica no anúncio e é direcionado para sua loja. 

Vantagens de anunciar no Google Shopping

O Shopping utiliza duas plataformas do Google para que os anúncios do e-commerce sejam exibidos: o Google Merchant Center e o Google Ads, que você vai conhecer a seguir.

O que é Merchant Center

O Google Merchant Center é a ferramenta responsável por armazenar as informações de seus produtos junto ao Google. É uma forma simples de fornecer informações para o Google sobre sua loja e também dos produtos que comercializa.

Por que utilizar o Merchant Center?

Uma das maiores vantagens de utilizar o Merchant Center é manter os dados dos produtos anunciados sempre atualizados. As informações sobre descrição, preço e disponibilidade devem estar sempre corretas para garantir a melhor experiência de compra para o potencial cliente. 

Além disso, com o Merchant Center você pode ativar a exibição das informações de sua loja em plataformas do Google, nos anúncios do Shopping, no Shopping Actions entre outros serviços do Google. Assim, os produtos anunciados podem ser exibidos em canais pagos ou não.

Merchant Center no Tiny ERP

O que é Google Ads

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que permite criar e acompanhar os resultados de suas campanhas no Google Shopping.

Ele exibe anúncios conforme a busca realizada no Google, para que alcance potenciais clientes no momento em que estes estão à procura de produtos ou serviços. 

Através do Google Ads, sua empresa consegue também definir qual o objetivo da campanha:

  • receber mais chamadas;
  • atrair visitantes para a loja;
  • direcionar pessoas para seu site.

Você também consegue definir o orçamento que será destinado para cada campanha, sendo que é permitido ajustar este dado e até mesmo cancelar campanhas. Lembrando que você só paga quando houver cliques no seu anúncio ou chamadas realizadas para sua empresa através de anúncios.

Google Ads no Tiny ERP

Google Shopping no Tiny ERP

O Tiny ERP possui uma ferramenta gratuita para Google Shopping, que facilita a sincronização do seu e-commerce com o Merchant Center e a criação de campanhas. Ela oferece informações importantes sobre os dados de produtos que precisam ser preenchidos para otimizar os resultados de cada campanha criada.

As plataformas abaixo permitem que você crie campanhas inteligentes do Google Shopping. Para as demais plataformas, é possível utilizar a integração com o Google Merchant Center através do Tiny.

Trabalhamos há algum tempo com o Google Shopping, e, sem dúvida alguma, uma boa parte de nosso faturamento vem de lá. Assim como os outros serviços de anúncios do Google, se bem otimizado, traz inúmeros benefícios para nossa loja, seja para gerar leads, inscrições ou vendas.

Marcelo, da Oukey Digital

Com o Tiny, você pode gerenciar as campanhas do Shopping de forma prática, com possibilidade de decidir quanto deseja investir por dia e a segmentação de pessoas que vão visualizar seu anúncio.

A adesão ao shopping complementou nossas ações de marketing, além disso nos ajudou na qualificação dos cadastros, já que para subir os produtos era necessário completar detalhadamente as informações. Como resultado, percebemos que além do aumento de visitas no site, as solicitações de dúvidas e perguntas sobre os produtos diminuíram significativamente.

Papasiri

Durante as campanhas, acompanhe os resultados para que possa ter decisões assertivas. Você poderá decidir se vai manter a campanha, se quer investir mais, se está alcançando o público ideal, enfim, poderá fazer uma análise completa e realizar ajustes sempre que necessário.

experiência da rs beer com o Google Shopping do tiny

Para começar a utilizar o Google Shopping no Tiny é só instalar a extensão Google Shopping dentro de sua conta no Tiny e realizar as configurações. Está disponível para os planos Básico, Essencial e Grande.

Para que você entenda mais como funciona a ferramenta, realizamos um Webinar em parceria com o Google. Assista e veja como utilizar o Google Shopping do Tiny em seu negócio.

Webinar sobre Google Shopping

Google Shopping para alavancar vendas

Utilizar o Google Shopping como estratégia é interessante para quem está começando no e-commerce, para quem já tem uma operação consolidada e para quem deseja se manter competitivo no mercado aumentando o número de conversões.

Considere criar os anúncios por meio do Tiny ERP, assim poderá manter os dados atualizados em tempo real, sobretudo, em relação à disponibilidade do estoque.

O Tiny ERP é uma solução que oferece praticidade e operação simplificada para facilitar o processo até mesmo de quem não tem grandes habilidades técnicas ou conhecimento aprofundado da ferramenta do Google.

Com a ferramenta do Tiny para Google Shopping, os vendedores conseguem analisar a performance de suas campanhas, assim, é possível otimizar sua estratégia de anúncios.

Para cada conta que utiliza Google Shopping, o vendedor recebe até R$225 de bônus para criar anúncios, de forma proporcional ao investimento. Por exemplo: Se investir R$ 100,00, ganha R$ 100,00 de bônus, sendo R$ 225,00 o limite. Essa é uma forma de ajudar os micro e pequenos vendedores a alavancar suas vendas.

O Google Shopping é uma grande oportunidade para aumentar as vendas em um e-commerce. A frequência de anúncio dos produtos pode aumentar a visibilidade dos produtos, chamar a atenção e despertar mais interesse dos consumidores.

Anuncie com o Google Shopping do Tiny

Boas vendas!