Bem-vindo ao blog do Tiny

O que é CRM e como ele pode te ajudar nas vendas?

O que é CRM e como ele pode te ajudar nas vendas?

13.07.2021 por Laika em Tiny ERP

O CRM pode te ajudar na negociação e fechamento das vendas. Conheça mais sobre a ferramenta e aproveite o CRM do Tiny ERP.

Para organizar as negociações feitas com seus clientes, é necessário que o gestor saiba o que é CRM, pois essa ferramenta é considerada relevante para que uma empresa aumente suas vendas e satisfaça as necessidades de seus clientes.

CRM significa Customer Relationship Management — Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português — e se trata de um programa que registra e organiza todos os contatos entre uma empresa e seus clientes.

Com ele, você pode acompanhar um assunto ou negociação com o cliente desde o primeiro contato até o pós-venda. Quando um cliente entrar em contato, por exemplo, você poderá conferir seu perfil, os contatos que ele teve com sua empresa, quais produtos ele já adquiriu, se ele efetuou o pagamento etc.

Ainda há diversas outras funcionalidades que podem ser aproveitadas, como inclusão de propostas comerciais, geração de relatórios para ter uma visão geral sobre seu público e mais.

Quais são os principais usos de um CRM?

O CRM traz diferentes utilidades que beneficiam o negócio, como:

  • organização e controle: controle o processo de vendas e acompanhe o comportamento dos clientes perante a empresa em tempo real;
  • unificação dos dados: não será preciso abrir vários programas e arquivos para ter informações sobre os clientes e negociações, pois todos os dados são centralizados em um único local;
  • foco nas necessidades dos clientes: você saberá de forma mais precisa os gostos, as necessidades e as preferências dos seus consumidores e poderá satisfazê-los;
  • ganhos na fidelização: a qualidade do atendimento antes e após a venda será melhorada, aprimorando a experiência do cliente e sua taxa de fidelização;
  • identificação de oportunidades: é possível enviar propostas aos clientes, fazendo com que você aproveite as oportunidades de venda.

Qual é o impacto do uso do CRM nas vendas?

Segundo os dados da Salesforce, um CRM poderá aumentar cerca de 37% as receitas de venda do seu negócio e 43% do seu ROI no marketing — indicador que mostra os ganhos financeiros obtidos a partir de certos investimentos.

A melhoria nas vendas é uma consequência da evolução do atendimento e do aumento da satisfação do cliente, que é potencializada em 45% segundo as mesmas informações da Salesforce.

Além disso, suas ações de marketing serão mais efetivas, o que aprimora o alcance de seu público e melhora a imagem da marca perante o mercado.

Qual é o momento para implementar um CRM?

Se você já realiza vendas online ou físicas, seja de produtos ou serviços, já poderá implementar um CRM e usufruir de suas utilidades. Mesmo que você tenha poucos consumidores fidelizados, poderá ampliar sua carteira de clientes com a identificação de oportunidades de vendas proporcionadas pelo CRM.

O CRM tem a finalidade de aprimorar a gestão de clientes do seu negócio de forma geral, o que impactará positivamente as suas vendas e a satisfação dos consumidores. Não é necessário esperar o momento certo para colocar em prática, pois ela potencializará o desenvolvimento e os lucros do seu negócio independentemente do estágio em que ele se encontra.

O CRM do Tiny ERP

Existem diversas opções de CRM no mercado. O Tiny ERP oferece recursos para gestão dos negócios, inclusive o CRM. Este recurso beneficiará seu negócio de diferentes formas.

Com o CRM do Tiny, você consegue acompanhar os assuntos ou negociações com os clientes, desde seu início até a conclusão.

Para incluir uma nova negociação, basta acessar Menu → Vendas → CRM → Incluir assunto. Informe o cliente ou cadastre um novo e também o assunto desejado.

Exemplo:

Cliente: Isabela Cavalcanti
Título: Venda de 20 bolas de vôlei

Ao clicar em “mais detalhes”, inclua as informações de contato:

  • Pessoa de contato, que será a responsável;
  • Telefone;
  • Ramal;
  • E-mail;
  • Departamento;
  • Estágio do assunto: escolha entre prospecção, contato realizado, proposta apresentada, negociação e encerrado.

Após salvar o assunto, você poderá incluir as ações necessárias para esta negociação e ainda escolher a data e a hora que a ação deve ser executada. Para organizar sua operação, em “Usuário responsável”, escolha uma pessoa do seu time para esta tarefa. 

No botão “ações”, é possível incluir outras ações: 

  • Registre uma proposta comercial: informe quais são os produtos ou serviços que estão sendo negociados, seus preços e condições de pagamento.
  • Crie um pedido de venda: posteriormente a nota fiscal pode ser gerada com base neste pedido.
  • Envie um e-mail: comunique-se com o cliente formalmente.
  • Envie mensagem via WhatsApp: deixe a conversa mais amigável ao conversar através do WhatsApp.
  • Inclua anotações: anote informações importantes sobre a negociação e que podem ser úteis ao longo da conversa.
  • Adicione marcadores: eles podem ser utilizados para organizar ainda mais o seu CRM. Eles podem informar alguma particularidade da negociação, como “urgente” ou “cliente fiel”. Você pode configurar os marcadores conforme achar necessário e utilizá-los nos filtros disponíveis.

O melhor é que você pode acompanhar o andamento dos assuntos na visão funil e arrastar os assuntos para outros estágios, conforme a necessidade. 

Ainda, acessando Menu → Vendas → Relatórios → Aba CRM → Relatório CRM, você consegue fazer as análises de acordo com a data da ação, cliente, situação ou usuário/vendedor. Se marcar alguma das negociações com uma estrela, também poderá filtrar e encontrar rapidamente o assunto. 

Para facilitar a interpretação dos dados, são gerados dois gráficos: estágio dos clientes e funil de assuntos, que informam a situação que cada um se encontra. Dessa forma, fica claro o resultado que sua empresa está obtendo ao incluir o CRM nas negociações.

Aproveite as vantagens que o CRM do Tiny pode te oferecer. Clique na imagem abaixo, crie sua conta e experimente 30 dias grátis.