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OMS – Receba os pedidos de forma automática no Tiny

OMS – Receba os pedidos de forma automática no Tiny

18.04.2019 por Daniela em Tiny ERP

Manter as rotinas eficientes e automatizadas é uma necessidade de empresas com alto fluxo de pedidos. E o Tiny ajuda nessa tarefa com o OMS.

A mudança no comportamento dos consumidores, cada vez mais exigentes, faz com que as empresas busquem alternativas para melhorar a experiência em cada compra realizada pelos clientes.

A organização e otimização do tempo na retaguarda são fundamentais para que esta experiência seja positiva. O processo inadequado dos pedidos pode tornar a operação lenta e com possíveis falhas, acarretando na insatisfação do comprador.

O que é OMS?

O OMS (Order Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Ordens, é um orquestrador de pedidos, onde as vendas de diversos canais são automaticamente gerenciadas.

Administrar o backoffice do e-commerce, por exemplo, requer grande atenção aos detalhes, e o OMS é uma automação que facilita o processo de gestão para fluxos maiores de pedidos, para empresas que vendem em diferentes marketplaces ou e-commerces.

Esta funcionalidade tem como objetivo aumentar a eficiência da operação e facilitar o gerenciamento dos pedidos de uma empresa, permitindo a busca de pedidos realizados em diversos canais de venda, centralizando todas em um mesmo lugar.

Os pedidos são importados para o ERP de forma automática, originados de múltiplos canais de venda. Além disso, o OMS atualiza a situação dos pedidos e gerencia as reservas de estoques, para que os canais mantenham a disponibilidade de produtos sempre atualizada.

E toda esta otimização de tempo faz com que os pedidos sejam enviados de forma mais rápida aos compradores, auxiliando na reputação de sua loja e reduzindo a quebra de estoque.

Como funciona o OMS do Tiny ERP

O OMS do Tiny busca a cada 30 minutos os pedidos realizados nos canais de venda configurados na conta e importa automaticamente para os pedidos de venda. Conforme a alteração do status na loja virtual, são atualizados no Tiny para que seja possível dar sequência no processo de faturamento.

Fluxo do OMS no Tiny.
Fluxo do OMS no Tiny ERP

Para que o recurso faça sentido, é importante que seja utilizada a reserva de estoques, que deixa os produtos que foram vendidos reservados, antes mesmo da aprovação do pagamento dos pedidos. Essa funcionalidade é utilizada principalmente por empresas que trabalham com pouco volume de estoques, reservando o estoque de todos pedidos e evitando a quebra de estoque.

Esta reserva de estoques evita que produtos que ainda não foram retirados do estoque fiquem disponíveis para venda. Quando tratamos de estoque para lojas virtuais, é preciso considerar a disponibilidade de estoque:

Disponível
Quando o produto está disponível para venda.

Reservado
Quando o produto está em estoque, porém foi comprado por um cliente. A reserva acontece para que este produto não seja vendido novamente, para outro cliente.

Se acontecer o cancelamento de um pedido, os produtos reservados são automaticamente devolvidos para serem vendidos, voltando para o estoque disponível, e se forem aprovados seguem o fluxo normal para emissão de nota fiscal, separação e despacho das encomendas.

Para começar a utilizar o recurso OMS, é preciso estar inscrito nos planos Essencial ou Grande. Além disso, é necessário instalar gratuitamente a extensão OMS.

Plataformas integradas ao OMS

Se sua empresa utiliza uma ou mais plataformas que se encontram na lista abaixo, poderá utilizar o recurso OMS para receber os pedidos de forma automática no Tiny.

  • AnyMarket
  • IntegraCommerce
  • Loja Integrada
  • Magento
  • NuvemShop
  • OpenCart
  • Prestashop
  • Plugg.To
  • Rakuten Digital Commerce
  • Rakuten Nexus
  • SkyHub
  • Shopify
  • Tray (REST)
  • Tray Corp
  • Vtex
  • WooCommerce

Otimize seu e-commerce com o OMS do Tiny ERP.

Você pode obter mais detalhes sobre o funcionamento deste recurso na ajuda do Tiny, clicando no botão abaixo:

OMS – gerenciador de pedidos