Bem-vindo ao blog do Tiny

Guia rápido sobre proposta comercial

Guia rápido sobre proposta comercial

22.10.2021 por Laika em Tiny ERP

Entenda como criar uma proposta comercial que encante os clientes e veja como o Tiny te ajuda nessa tarefa.

Uma boa proposta comercial requer a estruturação de todas as informações sobre a possível venda de forma prática e convincente, facilitando o fechamento do negócio pelo potencial cliente. É uma estratégia pontual para auxiliar na conversão dos clientes. 

O desafio de mostrar as opções e possibilidades da sua empresa exige atenção e cuidado na hora de organizar os itens da proposta. Por isso, quanto mais suporte e embasamento para a preparação do documento, maiores as chances de êxito. 

Neste post vamos explicar o que é uma proposta comercial e para que serve esse documento. Continue lendo para saber sobre a importância de uma boa proposta e como ela deve ser elaborada, inclusive com o auxílio do Tiny ERP.

O que é uma proposta comercial?

É um documento elaborado pelo vendedor e direcionado a um potencial comprador. Nele constam todas as informações sobre a negociação, seja de produtos ou de serviços. 

Seu principal objetivo é formalizar tudo o que foi discutido nas conversas de prospecção para que o cliente possa analisar com calma, antes de aceitar as condições negociadas e alcançar o sucesso na conversão. 

A proposta reúne um descritivo de tudo que a empresa vai oferecer — tipos de itens ou serviço, quantidade, preço unitário e total, prazo de entrega, formas de pagamentos, canalizando para os benefícios de ter sua empresa como parceira.

Para que serve esse tipo de documento e porque ele é tão importante?

Se você está negociando com pessoas e empenhado em torná-los clientes, chegará o momento de fechar a venda. A proposta comercial mostra com maior clareza todos os itens que o cliente precisa e que podem ser comprados em sua empresa. 

O papel da proposta é de extrema importância, já que o vendedor pode aproveitar as informações coletadas previamente, criando uma conexão entre a procura e a oferta. 

Por isso, é essencial que o conteúdo da proposta corresponda às expectativas geradas pelo prospect. É preciso atentar para o tom da abordagem, considerando os pontos mais importantes da negociação entre as partes.

Em qualquer tipo de negócio, a comunicação adequada com o cliente eleva as probabilidades de fechamento de uma venda. Isso porque, o diálogo abre a oportunidade de os envolvidos dizerem o que precisam e o que tem a oferecer. 

Contudo, não basta apenas manter uma comunicação informal no campo das ideias e sugestões. É preciso colocar todas as informações no papel para selar o acordo de comprometimento de ambas as partes.

De um lado o vendedor com a oferta de produtos e serviços, do outro, o comprador disposto a pagar para ter o que necessita. A proposta comercial serve, portanto, como uma validação, formalização desse combinado.

Como fazer uma boa proposta comercial?

Um modelo de proposta atrativo e convincente deve fugir dos padrões convencionais e engessados. Além de oferecer produtos e serviços e apresentar as condições, a proposta deve evidenciar seu negócio, ou seja, agregar valor à sua oferta. 

Para isso, seu preenchimento deve ter um tom convidativo, respondendo às dúvidas do prospect. Aliás, se antecipar pode ter um efeito positivo, pois mostra sua preocupação em atender bem o cliente. 

Uma boa proposta comercial precisa contemplar os aspectos mais relevantes para estruturar o documento como informações da empresa, diferenciação, valores e processos. 

  • Informações da empresa: detalhes e informações do prestador de serviços, assim como seus diferenciais e qualificações de vendas;
  • Diferenciação: tudo o que a empresa é capaz de entregar, considerando as necessidades do potencial cliente, focando em soluções práticas para reduzir, minimizar e até eliminar seus problemas.
  • Valores e processos: caso a parceria se confirme, como serão os processos e os valores cobrados para execução devem constar na proposta.

Com esses dados você já estará pronto para confeccionar sua proposta e apresentar àquele prospect que você deseja como cliente, entretanto, é preciso ter um bom direcionamento: 

  • Defina objetivo da proposta: para estimular seu prospect a decidir pela compra é fundamental que a proposta tenha um objetivo único;
  • Conheça bem o potencial cliente: pesquisar e entender mais sobre o cliente pode trazer insights para abordar na sua proposta;
  • Defina o formato de apresentação da proposta: o documento pode ser impresso, enviado por e-mail, apresentado com texto ou por slides e vídeos, valendo uma comunicação efetiva e chances reais de conclusão do negócio.
  • Planeje o conteúdo: produza um conteúdo bem escrito e argumentado, com informações essenciais que vão direto ao ponto.
  • Esteja bem informado: ao receber e conferir sua proposta, o ideal é que o cliente tome uma decisão favorável para a sua empresa, por isso, é importante que você conduza a ação e mostre o que acontecerá assim que ele aprovar o documento.

O auxílio do Tiny ERP no processo

Após escrever a proposta comercial de forma atrativa, é hora de mostrar os números. Afinal, o cliente quer saber quanto ele vai precisar pagar, quais são as condições e prazos envolvidos. Nesse sentido, o Tiny pode te ajudar. No módulo de propostas comerciais do Tiny ERP é possível gerenciar os orçamentos enviados aos clientes e visualizar toda a negociação de cada proposta.

São diversas as ações que podem ser realizadas através do módulo:

  • alterar situações de acordo com a evolução da negociação;
  • enviar a proposta por e-mail ou compartilhar via WhatsApp;
  • configurar marcadores;
  • imprimir para entregar em mãos;
  • criar modelo específico para o seu negócio, podendo clonar para futuras vendas;
  • realizar cotação de fretes conforme as formas de envio configuradas na conta;
  • gerar o pedido de venda com base nos dados da Proposta Comercial, logo após a aprovação do cliente.

Para utilizar este recurso, é preciso instalar a extensão Propostas Comerciais, que é gratuita para todos os planos, em Menu → Início → Extensões do Tiny.

Se precisar, pode contar com a Ajuda do Tiny para Propostas Comerciais e também com o time de suporte do ERP.

Conclusão

A proposta comercial alinha os objetivos e expectativas do possível cliente com o fornecimento de produtos ou serviços com as características e utilidades necessárias. Para agilizar o processo, o ideal é contar com uma solução automatizada que permita elaborar e acompanhar todo o documento até que o negócio seja efetivado.

Depois das negociações para chegar a um acordo que seja bom para todas as partes, a proposta comercial oficializa todo o processo. É o início de uma nova parceria, dessa vez com o prospect já como cliente, enquanto sua empresa planeja as ações de pós-venda para satisfação no agora e fidelização no futuro.

A melhor forma de entender o processo de automatização de uma proposta comercial é conhecendo na prática seu funcionamento. Por isso, convidamos você a fazer um teste gratuito no sistema Tiny ERP.