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Gerencie seus anúncios conforme regras de preço do e-commerce

Gerencie seus anúncios conforme regras de preço do e-commerce

10.06.2021 por Daniela Borsoi em Tiny ERP

Configure as regras de preço dos marketplaces e plataformas de e-commerce no Tiny e crie anúncios com o preço ideal para ter lucratividade.

Um dos grandes desafios de quem vende online é precificar seus produtos. Cada marketplace ou plataforma de e-commerce tem suas próprias regras de comissionamento e frete, o que dificulta na hora de saber por quanto cada produto deve ser vendido.

Afinal, o preço praticado precisa suprir todos os custos da empresa e o seller ainda precisa obter lucro para que a sua operação seja financeiramente viável e saudável.

Para ajudar o seller nesta tarefa, o Tiny lançou uma novidade muito legal na versão 3.28, gratuita para todos os planos. Com a nova funcionalidade, é possível cadastrar as regras do e-commerce para que os cálculos de preço dos anúncios sejam feitos de forma automática, sem a necessidade de utilizar uma integração extra.

Tela dos preços dos anúncios no Tiny ERP

Por que utilizar a novidade na sua rotina?

Um dos principais motivos para começar a utilizar a novidade é a segurança que ela traz em relação aos preços praticados nos anúncios. As plataformas de e-commerce e marketplaces mudam periodicamente suas regras de comissionamento e frete, por isso, contar com este recurso vai poupar tempo e ainda trazer mais lucratividade para quem vende na internet.

Ao utilizar esse recurso, você pode definir regras de preço nas configurações das integrações do Tiny. Dessa forma, fica fácil atualizar os anúncios conforme a regra de preço escolhida e acertar no percentual de lucro desejado, já considerando os custos da plataforma ou marketplace. 

Pela praticidade em contar com um recurso capaz de realizar os cálculos de forma automática, o trabalho se torna mais fluido e o seller tem mais segurança, ao ter em mãos a possibilidade de colocar o preço ideal no seu produto.

De forma geral, todos os anúncios serão atualizados conforme a regra de preço escolhida em cada integração no Tiny. As regras podem ser enviadas para todos os anúncios do e-commerce configurado, facilitando o trabalho de precificação e trazendo segurança ao seller.

Conheça os detalhes desta novidade e aprenda a utilizá-la para otimizar sua rotina. Queremos que sua experiência seja ainda melhor, por isso, preparamos uma aula com nossos especialistas. Esse será nosso primeiro Tiny Class. Inscreva-se e aproveite essa oportunidade e esclareça suas dúvidas com nosso time ao vivo.  

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Como configurar os preços dos anúncios conforme as regras do e-commerce

As configurações das regras de preços são feitas dentro de cada integração com plataformas de e-commerce ou marketplaces no Tiny. Na prática, o caminho é Menu → Configurações → aba E-commerce → Integrações. É importante ressaltar que a novidade está disponível para toda e qualquer integração de e-commerce que o Tiny disponibiliza. 

Escolha a integração que deseja cadastrar as regras de preço. Você vai perceber que a Gestão de Preços foi criada para facilitar esta etapa. Nela, você poderá escolher entre três opções:

  • Preço fixo;
  • Conforme regras de preço;
  • Conforme lista de preços.
Configuração das regras de preço do e-commerce no Tiny

Ao selecionar “Conforme regras de preço”, que é a novidade do Tiny, serão abertas algumas opções para que você configure. Veja como utilizar cada um dos campos disponíveis:

  1. Em Percentual de acréscimo ou desconto você deve informar o percentual de comissão aplicado aos anúncios.
  2. Em Adicional de frete você pode habilitar as formas de cobrança de frete conforme o seu contrato com o marketplace.
  3. Ao habilitar a opção Configurar adicional para produtos com preço baixo serão abertos campos para informar o valor máximo dos produtos e seu valor adicional fixo. 
  4. Ao habilitar a opção Configurar regras diferenciadas por peso poderá adicionar regra por peso. Assim abrirá uma janela Para produtos com peso onde é necessário informar a faixa de peso em Kg cubado e o valor de frete que deve ser aplicado neste caso.

Veja algumas observações referentes aos campos acima:

  • Se o produto se enquadrar na condição de preço baixo, a regra por peso não será aplicada.
  • A faixa de peso em quilograma (kg) é referente ao peso cubado do produto, que é a forma de cálculo que determina o espaço efetivamente ocupado pelo pacote no veículo de transporte. Este cálculo é realizado a partir da multiplicação do Comprimento x Largura x Altura e divisão pelo fator de cubagem padrão 6.000.
  • Caso o peso cubado seja menor ou igual a 5Kg, o peso bruto do produto é considerado. Se o peso cubado for maior do que 5Kg, o peso considerado será o maior peso entre os dois (cubado e peso bruto).
  • O seller deve manter atualizadas as dimensões e pesos dos produtos no cadastro de produtos do Tiny, pois estas são as informações usadas para calcular o peso cubado.

Em Fórmula para aplicar os valores adicionais escolha qual fórmula está adequada ao seu negócio para que sejam calculados os valores dos anúncios. Estão disponíveis a fórmula de Base Simples e a de Base por Dentro. 

Base simples

Aplica o percentual de forma simples, apenas acrescentando os adicionais ao preço do produto + valor do frete. A fórmula que será aplicada é a seguinte:

Fórmula:

Preço do anúncio = (preço do produto + valor do frete) x (1+ (percentual de acréscimo ou desconto / 100))

Exemplo: 

O preço de venda de um produto é R$ 100,00.
Comissão do e-commerce: 16%
Frete: R$ 5,00

Aplicando na fórmula
Preço do anúncio = (100 + 5) x (1+ (16/ 100))
Preço do anúncio = (105) x (1 + 0,16)
Preço do anúncio = (105) x (1,16)
Preço do anúncio = 121,80 

Isso quer dizer que seu produto será vendido por R$ 121,80

Base por dentro

Garante que o valor líquido recebido de cada venda seja igual ao preço do seu produto através do cálculo inverso pelo marketplace, descontando o valor de frete e comissão. A fórmula que será aplicada é a seguinte:

Fórmula:

Preço do anúncio = (preço do produto + valor do frete) / ((100 – percentual de acréscimo ou desconto) / 100)

Aplicando os mesmos valores do cálculo anterior na fórmula da base por dentro:

Preço do anúncio = (100 + 5) / ((100 – 16) / 100)
Preço do anúncio = (105) / (84 / 100)
Preço do anúncio = (105) / (0,84)
Preço do anúncio = 125

Isso quer dizer que seu produto será vendido por R$ 125,00.
Se você descontar os 16% de comissão e os R$ 5,00 de frete, chegará ao valor inicial do produto. Ou seja, 125 – 16% – 5 = 120

Após preencher todos os campos, clique em Salvar para finalizar a configuração da precificação. Agora, você já pode começar a utilizar esta regra em seus anúncios.

Aproveite para assistir ao vídeo abaixo para entender na prática como a nova funcionalidade de precificação dos anúncios funciona.

Atualizando os preços dos anúncios

Agora que você já configurou no Tiny as regras de preços de cada integração, é hora de aplicá-las nos anúncios já existentes. Para isso, veja o passo a passo:

  1. Acesse o Gerenciador de preços dos anúncios em Cadastros → Produtos → clique no botão Mais ações → e selecione Gerenciar preços dos anúncios.
  2. Na tela, filtre pela plataforma de e-commerce ou marketplace conforme desejar.
  3. Selecione todos os produtos da página, e após, no botão Mais ações, escolha a opção Alterar forma de cálculo do preço. É importante ressaltar que, para alterar a forma de cálculo, é necessário filtrar apenas uma plataforma, pois cada uma tem suas regras.
  4. Na janela que será aberta, no campo Regra da aplicação do preço, selecione Regra do e-commerce. 
  5. Caso possua mais anúncios do que os selecionados da página, será mostrada uma opção abaixo do campo que, ao habilitar, fará com que todos os produtos de sua busca sejam selecionados e recebam esta nova regra. 
  6. Clique em Alterar e Confirme a alteração.

Após esse processo, basta enviar os novos preços para a plataforma. Para isso, selecione os anúncios e clique no botão Enviar preços para o e-commerce. Caso existam mais anúncios do que a página visualizada, será exibida a opção para selecionar os demais anúncios para serem enviados também.

Dica:

Para novos anúncios, a regra será utilizada de forma automática, não sendo necessário acessar o gerenciador de anúncios. Basta enviar o produto diretamente para a plataforma de e-commerce ou marketplace que as regras serão aplicadas.

Importando produtos não cadastrados para o Tiny

Ao importar produtos que ainda não estão cadastrados em sua conta no Tiny, será aplicada a regra cadastrada na integração. 

O cálculo aplicado será inverso para que o valor do produto fique de acordo com o valor do anúncio, ou seja, o preço do produto é calculado de forma que, ao enviar novamente para o marketplace, o valor anunciado seja o mesmo. Veja na ajuda do Tiny sobre a importação de produtos.

Precificar de forma correta faz a diferença

Não há dúvidas quando o assunto é cuidar dos preços na hora de vender online. Mesmo que a atividade seja trabalhosa, precificar da forma correta é essencial para a saúde do seu negócio. Assim você garante que a venda vai cobrir os custos e ainda gerar lucro para reinvestir no seu negócio. 

Agora você pode deixar de lado os demorados cálculos manuais para precificar seus produtos toda vez que for anunciar em marketplaces ou pela sua plataforma de e-commerce. 

Aproveite a novidade do Tiny e calcule os preços dos anúncios de forma automática, facilitando a rotina e trazendo segurança na hora de vender.

Caso fique com dúvidas na hora de utilizar este novo recurso, aproveite a ajuda do Tiny.

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