SpedFiscal - Bloco K e suas aplicações


O bloco K, que vinha sendo implementado gradativamente para as empresas conforme o faturamento das mesmas, passou a ser obrigatório com prazo até dia 01 de janeiro de 2019 para todas as indústrias, empresas equipadas a indústrias e para revendas de produtos industrializados.


O que é o bloco K?


O bloco K é um registro do SpedFiscal que prevê o controle da produção do estabelecimento, englobando informações sobre o processo de manufatura do produto e também do estoque desses produtos industrializados, desde a matéria-prima e componentes utilizados para a fabricação, até o produto final.


Neste bloco, constam todas as informações de ordens de produção (PCP), os produtos que foram fabricados no período, os que foram utilizados para a produção e também o estoque dos produtos, além do controle de perdas e ajuste de estoque do período.


Se você não é indústria, mas revende produtos industrializados, deve observar que também deve informar no arquivo de SpedFiscal o estoque desses produtos que revende.


Quem precisa informar esse bloco?


A obrigatoriedade do bloco K não se refere apenas as indústrias, mas sim todas as empresas que estiverem envolvidas no processo de manufatura ou realizem revenda de produtos fabricados.


Como o Tiny atende essa necessidade?


O Tiny ERP gera os registros do bloco K para atender indústria e também as revendas destes produtos. Seguem os blocos gerados pelo Tiny:


K200
Referente ao controle de estoque dos produtos manufaturados. É o registro que revendas de produtos industrializados (que não são indústrias) devem entregar com o Sped.


K230
Esse é o bloco responsável por informar as ordens de produção e os produtos fabricados no processo.


K235
Serão informados os componentes/matérias-primas utilizadas na composição dos produtos informados no bloco anterior.


K280
Trata das perdas ou ajuste de estoque que ocorreram durante o processo de fabricação.


Os registros do bloco K, tanto para as indústrias quanto para as revendas, devem ser informadas todos os meses no arquivo do Sped Fiscal juntamente com os demais blocos desse arquivo.


    post anterior
    Olist e Ideris: saiba detalhes sobre a nova parceria de sucesso!
    próximo post
    Tiny ERP - Versão 3.01
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.