Conheça o Tiny ERP e organize sua empresa com nosso sistema de gestão

O que é TIny ERP e como funciona.png

ERP é um software que otimiza a gestão de um negócio. E Tiny é justamente isso: um sistema de gestão que centraliza as informações de empresas, organiza a rotina e torna as operações do dia a dia mais eficientes – tudo isso graças à automatização de processos. 

Esse é nosso trabalho resumido em poucas palavras, mas a seguir vamos te contar mais detalhes sobre o que Tiny faz, quais funcionalidades tem e como pode ajudar sua empresa. Por isso, continue a leitura ou vá direto ao tópico de interesse!

Tiny ERP: o que é e para quem é

O Tiny nasceu em 2012, em Bento Gonçalves (RS), com o sonho de descomplicar a rotina de micro e pequenas empresas. Evoluímos muito ao longo dos anos e hoje fazemos parte do ecossistema olist, que tem como propósito empoderar o comércio.

Somos um sistema de gestão que simplifica e automatiza processos para a gestão dos negócios, com uma plataforma intuitiva e modular. Também somos especializados em backoffice para e-commerce e temos dezenas de integrações disponíveis.

Na prática, nosso software diminui a necessidade de uso de planilhas para realizar controles ou manter informações com dados de fornecedores, produtos ou clientes. Tudo fica no ERP, sempre disponível online para quando for necessário.

“A maturidade de uma empresa está ligada diretamente à qualidade da operação. Uma gestão eficiente permite que os negócios cresçam de forma organizada e escalável. É por esse motivo que empresas em crescimento precisam investir em bons sistemas de gestão e ferramentas de venda.” – Rogério Tessari, fundador e diretor de Tiny
Tiny é capaz de simplificar a gestão da sua operação e ir além – é a solução completa que oferece ferramentas para identificar oportunidades, economizar dinheiro e ganhar tempo. Entre as principais vantagens que oferecemos aos clientes estão:
  • Automatização de fluxos
  • Relatórios financeiros personalizados
  • Integrações com e-commerces, marketplaces e outras plataformas
  • Estrutura modular
  • E muito mais!
Tiny ERP - Pedidos, notas fiscais e boletos.png

Para quem Tiny é indicado

O ERP de Tiny é indicado para empresas de pequeno e médio porte, especialmente microempresas e EPPs (Empresas de Pequeno Porte). Atendemos negócios de todo o Brasil e dos mais diversos ramos de atuação, com destaque para e-commerce, comércio e indústria.
Também trabalhamos com empresas de diferentes categorias de mercado, entre as quais podemos citar:
  • Utilidades domésticas
  • Papelaria e Escritório
  • Casa e Construção
  • Autopeças e Acessórios automotivos
  • Esporte e Lazer
  • E muitas outras!
Se encaixa em algum desses perfis? Então Tiny é para você!

Recursos e funcionalidades do Tiny ERP

Agora que você já sabe o que Tiny faz e para quem é indicado, é hora de conhecer detalhes sobre a plataforma. Saiba mais sobre nossas principais funcionalidades a seguir!

Emissão de notas fiscais

Tiny oferece a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e), notas fiscais para consumidor (NFC-e) e também notas fiscais de serviço (NFS-e). Além da cobertura completa de notas, a emissão pode atuar integrada ao módulo de gerenciamento de pedidos, automatizando o processo, gerando e autorizando notas com mínimo esforço.
Para poder emitir NFs com o Tiny, é preciso:
  • Ter um certificado digital instalado, que pode ser do tipo A1 (arquivo) ou A3 (cartão ou token). Ao escolher o certificado A1 e armazená-lo em nossos servidores, o usuário pode emitir as notas em qualquer dispositivo conectado à internet.
  • A empresa deve estar apta para emissão de acordo com a Sefaz de cada estado.
  • Ter inscrição estadual (IE), número fornecido pela Sefaz no cadastro do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Uma empresa só pode comercializar mercadorias no território nacional se pagar esse imposto.
  • Configurar as naturezas de operação dentro do sistema, com o auxílio de um contador para evitar erros na hora da autorização das notas.

👉 Clique aqui para saber mais sobre emissão de Nota Fiscal com Tiny

Controle e giro de estoque

O módulo de controle de estoques permite apurar o saldo de cada produto em estoque. Esse controle é necessário para quem vende produtos – seja em loja física ou virtual. Manter em ordem as quantidades de produtos disponíveis faz com que a empresa não perca vendas e também não tenha alto custo de estoque parado.

Através de relatórios disponíveis no ERP, como o Necessidade de Compras, é possível analisar as demandas de produtos para que as compras sejam mais assertivas.

Outro recurso disponibilizado nesse contexto é o de lotes e validades, importante para as empresas que vendem produtos com prazo de vencimento. Assim, o lojista consegue enviar antes os itens com menor validade, evitando o vencimento de mercadorias estocadas.

Já o giro de estoque é um indicador de desempenho e tem como objetivo ajudar a empresa a entender a situação de rotatividade dos produtos, percebendo quais estão encalhados e quais vendem mais.

Esta é uma ferramenta que pode ser utilizada em grandes promoções, como a Black Friday. Com ela, você pode identificar produtos que estão com um baixo giro e criar promoções para alavancar as vendas e diminuir o custo de estoque parado.

Além disso, os relatórios de giro de estoque contribuem muito na hora de tomar decisões assertivas para precificar, fabricar ou comprar e divulgar produtos.

Integração com soluções do mercado

Nosso sistema de gestão está integrado às principais plataformas do mercado. Ao todo, são mais de 100 parceiros diferentes, incluindo:

Por meio das integrações com canais de venda, a rotina de vendas online fica muito mais fácil e eficaz. Você pode enviar os produtos do Tiny para os marketplaces e plataformas de e-commerce, ou importá-los diretamente para o ERP.

Dessa forma, consegue gerenciar as vendas realizadas em diversos canais em uma única plataforma. Isso reduz o risco de erros e melhora a eficiência operacional do negócio, garantindo mais eficiência e alta performance ao processo.

👉 Saiba mais sobre nossas integrações disponíveis

Tiny ERP - Hub de itnegração.png

Google Shopping no Tiny

Ao anunciar no Google Shopping, suas ofertas são mostradas na vitrine online do Google. Assim, sempre que possíveis compradores realizarem uma busca, poderão encontrar e comprar seus produtos de forma prática.

O Tiny tem uma ferramenta onde os produtos que estão disponíveis no seu e-commerce são enviados para o Merchant Center, para posterior criação de campanhas. Após as campanhas serem criadas, o usuário consegue avaliar a performance e fazer ajustes conforme necessidade para alcançar melhores resultados.

Em um dashboard dentro do Tiny, cada empresa consegue ver as seguintes informações:

  • Orçamento diário
  • Valor por clique
  • Data de início e fim da campanha
  • Veiculação
  • Impressões
  • Cliques
  • Custos
  • Conversões

👉 Quer saber mais sobre esse recurso? Então acesse esta página!

Controle de pedidos com o OMS

O OMS (Order Management System) é um orquestrador de pedidos que tem três funções para o gerenciamento das vendas online:

  • Recebimento dos pedidos de forma automática
  • Sincronização dos status de cada pedido
  • Reserva de estoque em todos os canais de venda
O Tiny confere os pedidos em todos os canais de venda configurados na conta e sincroniza os status, sempre fazendo a reserva de estoque nos demais canais onde o item está anunciado. Veja detalhes no vídeo abaixo:
Essa funcionalidade é essencial para reduzir e até eliminar a ruptura de estoque, já que mantém os anúncios sincronizados com a real disponibilidade dos produtos, antes mesmo de haver o lançamento oficial de estoque. Assim, você evita vendas sem produtos disponíveis para envio.

CRM | Gestão de relacionamento com o cliente

CRM – ou Customer Relationship Management – é uma ferramenta importante para automatizar comunicações para clientes e, assim, manter um bom relacionamento com o público. É por isso que Tiny conta com um recurso desse tipo.

Com nosso CRM, o vendedor não precisa mais guardar informações dos clientes fora do sistema. Isso torna a gestão de relacionamento mais eficiente, unificando as vendas e movimentações feitas em conjunto com cada consumidor.

Através desse módulo, é possível acompanhar um assunto ou negociação com determinado cliente desde o início até a sua conclusão, inserindo ações e propostas comerciais para os contatos. Com isso, você ganha uma visão global e analítica dos relacionamentos.

Controle financeiro

O ERP de Tiny tem uma série de recursos focados em gestão financeira. Entre eles está o registro das contas a pagar e a receber, para que você tenha total controle do fluxo de caixa e verifique facilmente as contas já lançadas no balancete.

Além disso, com o Demonstrativo de Resultados (DRE) você visualiza as receitas e despesas mensais, segmentadas por categorias. Assim, fica mais fácil verificar qual foi o resultado do exercício para saber se a empresa teve lucro ou prejuízo.

A partir dessa visualização, os gestores têm condições de analisar a lucratividade dentro de cada período para controlar investimentos, gastos e receitas, além de identificar oportunidades de melhorias no negócio.

Outro destaque é o módulo Custos do E-commerce, que informa quanto custou cada venda online, analisando comissões de marketplaces, hubs e lojas virtuais. Essa análise – segmentada por canal de venda ou por pedido – permite que a empresa saiba se as vendas estão saudáveis e tome ações que melhorem a lucratividade do negócio.

Tiny ERP - Soluções e relatórios financeiros.png

Separação, embalagem e expedição

Quem tem e-commerce próprio ou vende em marketplaces entende a importância da organização ao separar mercadorias para o envio. Enviar um produto incorreto gera custos desnecessários para a empresa e pode até afetar a reputação da marca.  

Pensando nisso, Tiny tem um módulo específico para as etapas de separação, embalagem e expedição. A separação pode ser feita por produtos ou por pedidos. É só selecionar todos os itens e depois conferir através da leitura de código de barras se o produto separado é o correto.

Em seguida, é hora de embalar as mercadorias e seguir com o envio aos clientes. O módulo de expedição permite o gerenciamento dos pedidos que serão enviados através de uma transportadora ou Correios.

As vendas são agrupadas conforme a forma de envio escolhida para cada pedido. Assim, fica simples imprimir a PLP e também as etiquetas de envio, com o correto endereço de entrega.

Na expedição, também é possível fazer orçamentos de preços e prazos com gateways logísticos conectados ao Tiny. 

Atualização da situação de envio dos pedidos

Após os pedidos do e-commerce serem enviados para os clientes, é preciso manter suas situações atualizadas. Dessa forma, a empresa sabe o que foi entregue, o que está a caminho da entrega e, claro, se houve algum problema durante o transporte.

De forma automatizada, o Tiny busca e atualiza as informações de cada pedido através das integrações com:

  • Correios
  • Frenet
  • Frete Rápido
  • JadLog
  • Kangu
  • Melhor Envio
  • Total Express
Este recurso é ideal para economizar tempo no dia a dia dos e-commerces e para manter as informações sempre atualizadas.

Multiempresas

Com o recurso Multiempresas, você pode gerenciar múltiplos CNPJs cadastrados no Tiny de forma simultânea e em apenas uma conta. E o melhor: com visualizações integradas ou independentes.

É possível centralizar o controle de clientes, fornecedores, produtos e estoque de mais de uma empresa, facilitando os processos diários de cada uma. Além disso, em poucos cliques você consegue enviar clientes, produtos e pedidos de uma empresa para outra.

O relatório de estoques do Multiempresa também faz a soma dos estoques de todas as empresas vinculadas, dado que pode ser enviado para sua loja virtual ou marketplace. Ou seja, o recurso facilita demais a operação e as análises de grupos com mais de uma empresa.

PDV do Tiny

Se você vende seus produtos em uma loja física, sabe a importância de poder finalizar as vendas de forma rápida e fácil. 

Com o PDV do Tiny você pode registrar com facilidade as vendas que fizer durante o dia em sua loja, usando o mouse ou então os atalhos do teclado para cada etapa da venda. 

Diversos recursos estão disponíveis, como:
  • Abertura e fechamento de caixa
  • Sangria
  • Reforço
  • Inclusão de produtos por descrição, SKU, GTIN ou com leitor de código de barras
  • Escolha de cliente ou seu cadastro
  • Cadastro de novos produtos
  • Aplicação de desconto
  • Escolha da forma de pagamento
  • Inclusão do valor de frete, caso venda e entregue na casa do cliente
  • Visualização do preço promocional
  • Escolha de vendedor
  • Impressão de NFC-e ou recibo
Tiny ERP - PDV Ponto de Venda.png

Muito espaço de armazenamento para imagens e anexos

Uma das grandes vantagens do Tiny ERP é o amplo espaço de armazenamento que oferece aos seus usuários. Com 12 GB livres para anexos e imagens em todos os planos, Tiny possibilita o aumento do catálogo de produtos sem se preocupar com o esgotamento do espaço de armazenamento.

É possível subir imagens dos produtos ou outros arquivos relacionados no ERP, garantindo que todas as informações estejam disponíveis de forma organizada e acessível. Com essa capacidade generosa, Tiny torna-se uma solução completa para a gestão de negócios, permitindo que os empreendedores concentrem-se no crescimento e no desenvolvimento de suas operações, sem se preocupar com limitações de espaço de armazenamento.

Fora o espaço dedicado a anexos e imagens, Tiny ainda conta com o armazenamento dedicado a dados de sua conta, incluindo notas fiscais, cadastro de produtos e outros documentos relacionados. Os limites de armazenamento de dados variam de acordo com o plano, sendo possível adicionar espaço adicional de acordo com suas necessidades. 

Como contratar Tiny: opções de planos e passo a passo

Se interessou pelo nosso sistema de gestão? Então entenda a seguir quais são as opções de planos disponíveis e veja o passo a passo de como começar a testar a plataforma!

Saiba qual plano é ideal para você

Tiny oferece 4 opções de planos, segmentados de acordo com o porte de empresas. Confira quais são eles:
  • Plano Começar: para empresas que faturam até R$ 81.000 ao ano (MEI).
  • Plano Crescer: para quem fatura até R$ 360.000 ao ano (ME).
  • Plano Evoluir: para marcas que faturam até R$ 3.600.000 ao ano (EPP).
  • Plano Potencializar: ideal para negócios com faturamento acima de R$ 3.600.000 ao ano (EPP/LR).

Personalizando cada um deles de acordo com o tamanho da empresa, conseguimos oferecer funcionalidades aderentes aos diferentes momentos de um negócio. Uma marca que está começando tem desafios distintos de outra que está em expansão, por exemplo.

Acesse nosso site para saber mais detalhes sobre os planos de Tiny:

Passo a passo para criar sua conta em Tiny

Fazer seu cadastro no Tiny é muito rápido – leva 90 segundos! É só seguir estes passos:
  1. Acesse o site https://tiny.com.br/inscricao 
  2. Escolha a opção de plano e se a contratação será mensal ou anual
  3. Preencha o formulário e clique em “Criar minha conta”
  4. Informe os dados da empresa, como ramo de atuação
  5. Selecione qual é seu principal objetivo com Tiny
  6. Confirme o plano escolhido e indique a forma de pagamento
  7. Prontinho! Sua conta está criada e agora é só testar 🎉

Histórias de sucesso reais de clientes Tiny

Estamos transformando a rotina e a performance de lojas de todo o Brasil. Conheça algumas histórias de sucesso das quais Tiny faz parte:

Xcomm

A Xcomm é uma loja de multidepartamentos parceira de Tinyolist storeConfira o case completo e saiba detalhes sobre essa história!

“Aqui sempre fomos Tiny Futebol Clube. A diferença para outros ERPs é clara: a ferramenta foi criada sem cortar caminhos. Ela entrega tudo que é necessário para tornar a operação mais madura desde o início, por bom custo.”

Vino Mundi

Fundada em 2009, a Vino Mundi é especializada na venda de vinhos e uma grande parceira de Tiny, como mostra esse depoimento:

“Posso me considerar Tiny Lover porque me agrada demais. Gosto de tecnologia, de coisas bem feitas e de agilidade. E Tiny me dá tudo isso. Eu indico, uso e recomendo.”

Ateliê Materno

O Ateliê Materno é um e-commerce de brinquedos de madeira para crianças e cresceu 1.200% no volume de pedidos graças à ajuda de Tiny. Veja detalhes neste artigo especial.

“Tiny evoluiu ouvindo o cliente. A gente acompanha os grupos do Tiny e da concorrência, e nós estamos à frente. Eu falo ‘nós’ porque me sinto parte. É para nós que o Tiny foi feito.”

Dobra

Especializada na venda de carteiras e acessórios, a Dobra é cliente fiel de Tiny. Saiba mais sobre essa parceria de sucesso.

“Usamos o sistema de gestão Tiny desde o início da empresa para o controle de tarefas. Escolhemos o sistema por causa da interface de usuário amigável, valor justo, suporte e tempo de implantação zero”

Comece a testar Tiny ERP e transforme sua gestão!

Como você viu, usar um sistema de gestão pode transformar seu negócio. E é por isso que Tiny é a escolha perfeita para você: somos um ERP completo e integrado, com custo-benefício excelente e alta reputação no mercado.

Portanto, não perca tempo e comece a testar nossa plataforma hoje mesmo. Você pode usá-la gratuitamente por 30 dias e testar as principais funcionalidades. Clique no link e comece agora:

Ainda tem dúvidas sobre Tiny? Compartilhe abaixo suas perguntas ou opiniões!
    post anterior
    Visual E-commerce e a parceria com o Tiny EPR
    próximo post
    Logística com a Frete Rápido no Tiny
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.