Bem vindo ao blog do Tiny

Qual a importância do controle financeiro para um e-commerce?

Qual a importância do controle financeiro para um e-commerce?

08.01.2020 por Laika em Fiscal e Tributação

Um bom controle financeiro é fundamental para a saúde da empresa. O controle financeiro para e-commerce não é diferente. Confira sua importância.

Gerenciar um negócio, físico ou digital, é um grande desafio. Há muitos detalhes e processos a serem acompanhados de perto e, neste post, falaremos um pouco mais sobre a importância do controle financeiro para e-commerce.

Nenhum empresário quer fazer parte das estatísticas de empresas fechadas no país, não é mesmo? O maior desejo é ver seus esforços serem recompensados e a sua marca se fortalecendo entre os consumidores.

Acontece que, sem um bom planejamento financeiro, a jornada se torna mais árdua e repleta de obstáculos.

O que pode fazer um e-commerce fechar?

Abrir um e-commerce é uma opção repleta de benefícios. Aliás, o baixo investimento inicial e as grandes oportunidades de negócios justificam o crescimento de 38% desse mercado e a existência de mais de 900 mil lojas virtuais.

O problema é que um dos principais atrativos desse modelo pode ser uma grande armadilha para quem não se prepara para a jornada. O baixo custo operacional dá a falsa impressão de que o controle financeiro é simples e até pouco relevante.

Mas a verdade é que 25% das pequenas e médias empresas do país fecham antes de completarem 2 anos e, certamente, a falta de planejamento financeiro tem muita influência nesse resultado negativo.

Por isso, além de se preocupar com a grande concorrência, é essencial investir na gestão das finanças do negócio. Esse hábito evita problemas futuros e deve cuidar de aspectos relevantes para o seu crescimento, como orçamento, perdas, análise de custos e projeção de receitas.

Por que investir em controle financeiro para e-commerce?

Sempre que alguém decide abrir um e-commerce, começa a fazer estudos sobre o investimento inicial, o ROI e o lucro esperado. Só que esse é apenas o primeiro passo de uma gestão financeira eficiente.

Depois que o negócio começa a operar, é importante trabalhar com metas e acompanhar suas despesas e receitas. Mas, afinal, por que você precisa se dedicar a essas tarefas? Qual o impacto do controle financeiro para e-commerce?

Proporciona um maior controle de gastos e lucros

Não há dúvidas de que uma boa gestão financeira tem como consequência imediata o melhor controle de gastos e dos lucros, fatores vitais para o desenvolvimento de qualquer loja virtual.

Quando o gestor se esforça para acompanhar de perto todas as suas despesas, consegue evitar desperdícios e melhorar seus preços. Em um cenário de acirrada concorrência, isso pode ser um diferencial competitivo.

Auxilia na tomada de decisões

Tomar decisões é um grande desafio, especialmente quando isso é feito sem qualquer fundamento e análise de dados. Por outro lado, um controle financeiro bem executado torna tudo mais rápido e seguro.

Ao entender suas entradas e saídas e montar uma projeção de faturamento, é mais fácil planejar promoções e novas estratégias. Afinal, as chances de sucesso são bem maiores.

Reduz os riscos de inadimplência

Fornecedores, empréstimos bancários e parceiros logísticos são alguns dos principais compromissos de um e-commerce. No entanto, a falta de controle financeiro pode dificultar que essas despesas sejam quitadas no prazo adequado.

Podemos afirmar, portanto, que esse processo é extremamente relevante para o funcionamento do negócio, especialmente no que se refere à sua estabilidade financeira.

Em geral, quando uma empresa deixa de arcar com seus compromissos, começa a enfrentar dificuldades para se manter ativa. Os funcionários podem deixar de trabalhar e os fornecedores podem suspender a reposição de mercadorias, por exemplo.

Ajuda a reduzir custos de forma estratégica

Cortar gastos é uma das metas empresariais mais recorrentes. Entretanto, toda economia precisa ser bem planejada e estudada, caso contrário afetará o funcionamento do e-commerce.

Sendo assim, a redução estratégica de custos é mais um motivo para investir em controle financeiro. Com visibilidade sobre as contas a pagar e a receber, é mais fácil identificar processos que podem ser cortados e otimizados.

Quais ferramentas podem melhorar a gestão financeira de sua loja virtual?

Conforme visto, o controle financeiro facilita a gestão da sua loja virtual e garante a correta captação e aplicação dos recursos, o que é essencial para seu o crescimento sustentável.

Para facilitar esse processo, é possível contar com inúmeras ferramentas, principalmente as que se baseiam na automatização de tarefas e na centralização de dados. Confira, agora, dois recursos que podem ser úteis em seu dia a dia.

Planilhas

As planilhas são as ferramentas para controle financeiro mais básicas que existem. Elas substituem os antigos cadernos de anotação e são úteis para pequenos empreendedores que não dispõem de recursos para investir em algo mais moderno e eficaz.

Apesar disso, é importante destacar que, por se basear em lançamentos manuais, as chances de erros são bem maiores. Além disso, problemas na hora de salvar o arquivo e a falta de um backup podem trazer grandes transtornos para o empresário.

Softwares para gestão financeira

Investir na automatização dos processos e em um software projetado para simplificar a gestão financeira do e-commerce é uma boa ideia. Essa ferramenta fornece informações atualizadas, além de gerar relatórios e simplificar a análise do fluxo de caixa.

Nesse sentido, é interessante contar com um ERP (Enterprise Resource Planning). Trata-se de uma ferramenta de gestão completa que permite o fácil acesso a dados integrados da sua loja virtual.

Com as informações levantadas por esse sistema, o gestor consegue fazer diagnósticos aprofundados sobre as medidas necessárias para reduzir custos e aumentar a produtividade do negócio. Isso porque essa tecnologia integra as atividades de diferentes áreas, como:

  • logística;
  • finanças;
  • estoque;
  • vendas.

Vale lembrar que a integração e centralização dos dados em uma única plataforma melhora o fluxo das informações, reduz os retrabalhos e elimina o problema da duplicidade e inconsistência nas informações. Portanto, essa é a ferramenta mais moderna e eficiente do mercado.

Conclusão

Conquistar um bom controle financeiro para e-commerce é vital para o funcionamento e desenvolvimento do seu negócio. As dicas, como o uso de tecnologia e maior atenção aos dados financeiros, e as demais informações apresentadas ao longo deste post servem como alerta para a importância do processo e demonstram que ter as finanças equilibradas é a maneira mais eficiente de se alcançar um negócio próspero, competitivo e lucrativo.

Agora que você já sabe de tudo isso, o que acha de aprender um pouco mais? Conheça 6 ferramentas de e-commerce que podem ampliar seus resultados.