Gestão financeira para pequenas empresas: dicas essenciais para organizar seu negócio

Segundo o Sebrae Nacional, 3 em cada 10 MEIs (microempreendedores individuais)  fecham suas portas antes de completarem 5 anos de atuação. Ter uma gestão financeira eficiente é fundamental para evitar esse cenário, possibilitando que sua empresa cresça de forma sustentável e organizada.

Neste artigo, falaremos sobre o que é gestão financeira, dicas para seu controle, a importância do planejamento financeiro empresarial, e como fazer um planejamento de sucesso. 

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O que é gestão financeira?

A gestão financeira se refere às ações e procedimentos relacionados aos recursos econômicos da empresa. A atividade é uma análise de controle que permite que o gestor entenda detalhadamente quanto capital entra e quanto sai do negócio, tendo uma estimativa real dos custos e da lucratividade.

Por meio de uma boa gestão financeira, é possível acompanhar o fluxo de caixa de perto, planejar os gastos e, ainda, estudar a possibilidade de investir em produtos e serviços mais lucrativos. Tudo isso representa uma oportunidade para o crescimento da loja e o aumento das vendas no seu mercado de atuação.

Todo gestor precisa de soluções de gestão financeira para acompanhar o desempenho do seu negócio. No entanto, é importante ir além da análise do faturamento geral e entender quais são os itens que, de fato, auxiliam a marca a crescer em seu segmento.

Como melhorar seu controle financeiro?

Planejar como e com o que gastar os recursos da empresa é mais fácil quando o gestor tem dados e relatórios em mãos para poder tomar decisões mais adequadas e também para manter o controle do capital de giro.

Com o trabalho da gestão em conjunto de soluções e ferramentas é possível planejar, organizar, integrar e controlar todas as operações do setor financeiro. Tais ferramentas são essenciais para os empreendedores que desejam atingir suas metas e objetivos.

A seguir, veja quais são algumas das ações para os gestores de lojas físicas e virtuais.

1. Corte gastos excessivos

Perceber os gastos excessivos e supérfluos é um dos passos para planejar o futuro da empresa. Essa ação reduz os custos superficiais que podem afetar o capital de giro e o fundo de reserva, aumentando o controle financeiro do negócio. Dessa forma, será preciso definir quais são os gastos desnecessários.

Os cortes não devem prejudicar o desenvolvimento das atividades essenciais para o funcionamento da loja. O foco, na verdade, deve ser o de priorizar as despesas obrigatórias e buscar por alternativas mais eficientes e sustentáveis para as demais despesas, auxiliando na lucratividade do negócio.

O ideal é cortar custos sem que a rotina operacional seja paralisada. Além disso, será preciso reforçar a comunicação interna com a equipe da empresa para explicar os motivos da redução do orçamento e quais são as metas para o futuro.

Para eliminar custos de forma ainda mais significativa, também vale renegociar dívidas antigas e tentar reduzir a taxa de juros com credores e instituições financeiras. Mas o indicado é realizar os pagamentos em dia e manter um bom controle do fluxo de caixa, evitando o pagamento de juros.

2. Adote um sistema de gestão integrado (ERP)

Um sistema de gestão integrado, como por exemplo o ERP, controla todas as informações da empresa, integrando dados, recursos e processos da área financeira.

Com o ERP, é possível processar os mais variados tipos de informações, como de faturamento, gastos, fluxo de caixa, tributos, entre outros. O setor administrativo da loja deve se basear em informações confiáveis e precisas para que o processo de tomada de decisão ocorra a partir de dados sólidos, garantindo que a empresa tenha um bom desempenho no mercado.

Esse sistema faz com que a empresa seja mais organizada, pois todas as informações financeiras são registradas em um mesmo lugar, como custos com aluguel, luz, funcionários, compras, vendas realizadas e inadimplências. Isso oferece uma visão mais estratégica e detalhada de tudo o que acontece nas operações do negócio.

O uso de um ERP permite a geração de relatórios com base em dados incluídos no sistema. Sendo assim, é possível analisar onde a empresa pode reduzir custos e otimizar os processos para que sejam mais ágeis, práticos e, muitas vezes, econômicos.

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3. Gerencie o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão que permite visualizar futuros lançamentos de entrada e saída de dinheiro, indicando como será o saldo de caixa. Como cada loja apresenta diferentes necessidades, o controle deve ser minucioso para que não faltem informações.

Por meio do fluxo de caixa, o gestor percebe inadimplências nos pagamentos e pode oferecer soluções e alternativas para que os clientes paguem suas dívidas, por exemplo. Assim, todas as movimentações devem ser registradas, contendo as despesas e os ganhos futuros do empreendimento para que a gestão verifique e valide o saldo do fluxo de caixa frequentemente e da melhor forma.

Tendo em mãos quanto a empresa vai receber e quando precisará pagar no futuro, fica mais fácil pensar em estratégias promocionais, se a empresa está precisando de um financiamento, se é possível comprar computadores, entre outras análises.

4. Analise o balancete

O balancete é um relatório que demonstra todas as operações que foram lançadas na gestão financeira da empresa, como despesas e entradas de dinheiro. São as contas que estavam no Fluxo de Caixa, mas que foram pagas ou recebidas.

O objetivo é que o documento analise se o saldo credor é maior que o saldo devedor, para verificar a situação da empresa. O balancete deve ser realizado periodicamente, conforme as necessidades estratégicas de cada negócio.

Com essas informações, fica mais simples analisar o planejamento estratégico para otimizar as atividades no período seguinte.

5. Veja se a empresa teve lucro ou prejuízo por meio do DRE

O DRE (Demonstrativo de Resultados) é um mapa onde o gestor tem uma visão ampla da situação da empresa, considerando receita, custos, tributos e lucro. O DRE mostra o resultado líquido do faturamento, portanto consegue mostrar se a empresa obteve lucro ou prejuízo no período analisado.

O relatório de DRE é, atualmente, uma exigência legal para algumas empresas. Para saber se a sua empresa precisa deste relatório, entre em contato com sua contabilidade. Mesmo que não exista obrigatoriedade, é recomendável utilizar a DRE para que o gestor tenha uma visão mais abrangente da situação financeira da empresa, desde o valor de vendas até o de impostos que foram pagos.

6. Não misture finanças da empresa com finanças pessoais

Misturar gastos pessoais aos da empresa é um erro bastante comum e devastador em qualquer negócio. Ninguém deve utilizar o caixa do seu empreendimento para cobrir despesas privadas — é preciso definir os salários ou pró-labore e considerá-los nas despesas.

Da mesma forma, se a sua empresa estiver em crise econômica, é recomendável que você não invista fundos pessoais. Uma boa maneira de começar esse processo é criar contas bancárias separadas para CNPJ e CPF.

7. Elabore um planejamento estratégico

É fundamental que o lojista se planeje. O primeiro passo é, justamente, realizar o planejamento financeiro das lojas virtual e física para definir ações corretivas, priorizar investimentos e, ainda, para identificar as dívidas que oferecem a possibilidade de negociação.

Sem planejamento a empresa pode não funcionar da maneira como deveria. Por isso, é imprescindível registrar as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazo da loja física e virtual. Tudo deve ser detalhado para ter um esclarecimento de como os recursos serão aplicados dentro de um determinado período.

Esse é um dos pontos mais importantes. Por isso, vamos nos aprofundar nele a partir daqui. Acompanhe!

O que é planejamento financeiro empresarial e qual sua importância?

O planejamento financeiro faz parte do processo de desenvolvimento de metas financeiras para o próximo mês, trimestre, ano ou mais – dependendo de quão longe você planeja. Ele utiliza projeções e dados financeiros reais para colocar o restante do seu plano de negócios em contexto.

Um bom planejamento é capaz de levantar qual é a realidade financeira, as principais necessidades e trilha os caminhos para alcançar os objetivos da empresa no futuro. Durante esse processo você analisa seu demonstrativo financeiro, o ambiente de negócios, seus objetivos, recursos necessários para atingi-los, equipe e orçamentos e destaca todos os riscos que pode enfrentar. Embora você não possa garantir que tudo correrá exatamente como planejado, este processo prepara seu negócio para o que está por vir

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Quais as consequências para a empresa que não realiza planejamento financeiro?

A falta de planejamento de recursos empresariais afeta diretamente a longevidade do seu negócio, além, é claro, das possibilidades de faturamento a curto, médio e longo prazo. 

Outros problemas que podem ser evitados a partir da execução de um bom controle e planejamento financeiro são:

  • Falta de direcionamento para gestão e funcionários
  • Recursos gastos em ideias que não vão para a frente
  • Preços incorretos de produtos ou serviços
  • Crescimento ou oportunidades de criação de valor perdidos
  • Exceder ou não alcançar o potencial total de seu negócio

Pensando nisso, reunimos aqui algumas alternativas para você aprender a fazer a análise das demonstrações financeiras de seu negócio. Descubra como estimar o fluxo de caixa, margens de lucro, gastos operacionais, rendimentos e outros indicadores essenciais para o crescimento e durabilidade de sua empresa.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial?

Não existe uma receita de bolo para a construção de um planejamento, mas alguns tópicos essenciais devem ser abordados em toda e qualquer análise financeira. São eles:

1. Diagnóstico

Antes de começar a planejar é preciso entender em que lugar sua empresa está. Por isso, é importante fazer um diagnóstico da saúde financeira. Mapeie suas demonstrações financeiras como despesas, o capital fixo e o de giro, entenda a realidade do seu setor de atuação e estabeleça metas e o objetivo financeiro para aquele período em questão. 

2. Projeções de vendas

Elabore qual é o crescimento esperado das vendas para um futuro próximo, bem como o custo delas. Você pode dividir essas projeções em diferentes grupos de preços, produtos e outros fatores que considerar importantes.

3. Recursos

Chegou o momento de olhar para o capital financeiro, de fato. Aqui temos três etapas que se complementam para uma análise completa:

Despesas e orçamentos

O mais importante aqui são os custos – separados em despesas fixas e variáveis. Custos fixos mais baixos geralmente significam menos riscos para o negócio.

Lucros e perdas

Você pode criar uma demonstração do fluxo de caixa planejando quanto dinheiro circula dentro e fora de seu negócio durante o período planejado.

Ativos e passivos

Geralmente serão separados de sua demonstração de resultados e certamente incluirão os custos iniciais e os ativos de novos negócios. 

4. Análise do ponto de equilíbrio

Idealmente, você será capaz de reconhecer o seu ponto de equilíbrio como resultado do planejamento. Esse momento é importante para identificar o momento em que seu negócio começa a custear por si todas as despesas para, enfim, pensar em estratégias voltadas para a lucratividade.

5. Contratação e estrutura da equipe

Esta não é essencial, mas faz sentido adicionar como parte de seu planejamento financeiro. De quais funcionários você precisará – e quando conseguirá contratá-los – para atingir seus objetivos? 

O público-alvo de seu negócio também precisa ser definido dentro do planejamento. Dessa forma, você consegue pensar melhor nas ações de marketing com estratégias, tendo por objetivo divulgar a sua marca para os consumidores.

Você também pode baixar nosso kit de planilhas de planejamento financeiro empresarial para facilitar esse processo.post image

Práticas que facilitam a execução de um bom planejamento financeiro

É sempre bom ter um cronograma para acompanhar todo o planejamento estratégico empresarial e saúde financeira do negócio, e algumas práticas facilitam esse processo. Confira:

Defina objetivos claros

Para progredir e construir uma empresa melhor, você precisa seguir metas claras. Caso contrário, você não saberá para onde seu negócio está indo. Conhecendo seu cenário financeiro atual, você pode definir metas e garantir que seus objetivos sejam realistas o suficiente para serem alcançados.

Tenha um orçamento inteligente

O orçamento é uma tarefa crucial na qual todas as empresas se concentram. Um orçamento cuidadosamente planejado e bem pensado ajuda uma empresa a tomar decisões financeiras e alocar dinheiro de forma eficiente para diferentes projetos. 

Você pode dividir seu orçamento por setores específicos, como desenvolvimento de produto, marketing, atendimento ao cliente etc., certificando-se de que os valores dedicados a cada um deles refletem sua importância. Os orçamentos dão a cada equipe suas próprias restrições a partir das quais construir. Dessa forma, cada uma delas vai saber quais recursos estão disponíveis, planejando suas ações com mais assertividade.

Evite riscos

Existem muitos fatores de risco que sua empresa deve evitar a todo custo. Fraudes financeiras, roubo e outros problemas semelhantes podem levar qualquer empresa a consequências devastadoras. Por meio do planejamento e análise adequadas envolvidas em um plano financeiro você pode se preparar para essas situações.

Uma alternativa é criar várias previsões financeiras que mostram resultados diferentes para o negócio: uma onde a receita é fácil de obter e uma (ou duas) onde os tempos são mais difíceis. Tente determinar, por exemplo, como as metas podem ser alteradas se você crescer apenas 20% em vez de 30%.

Um planejamento de recursos empresariais envolve o uso de análise de dados que ajudam a ver muitos padrões e tendências. Esses dados, por sua vez, podem indicar diferentes tipos de riscos, permitindo que você tome medidas preventivas com antecedência.

Meça seu crescimento

Quando se trata de expandir um negócio é essencial medir seu progresso continuamente. Consequentemente, você estará mais ciente de para onde ele está indo. 

Tendo mais controle do fluxo de caixa, orçamentos e receita, você pode comparar os ativos atuais da sua empresa com os anteriores para medir e prever o crescimento e sucesso da empresa.

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