Bem-vindo ao blog do Tiny

Como a previsibilidade financeira auxilia o seu negócio?

Como a previsibilidade financeira auxilia o seu negócio?

08.04.2021 por Galax Pay em Fiscal e Tributação

Prever seus lucros e despesas é necessário para a saúde do negócio. Aprenda com a Galax Pay.

A previsibilidade financeira é fundamental para que um gestor possa tomar decisões mais assertivas. Por sorte, existem ferramentas que ajudam na hora de prever resultados, tais como uma plataforma de pagamento recorrente.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos quais são os benefícios de contar com a previsibilidade financeira na gestão de um negócio e indicamos as ferramentas que podem ser utilizadas para isso. Confira!

O que é a previsibilidade financeira?

Antes de mais nada, vamos explicar o conceito de previsibilidade financeira. Esse conceito diz respeito à previsão de despesas e receitas durante determinado período de tempo.

Ele engloba um conjunto de técnicas e métodos que possibilitam a antecipação de cenários que podem favorecer ou prejudicar os objetivos e metas de um negócio.

“Com isso, é possível não somente tomar decisões mais seguras, mas, também, antever problemas que podem facilitar o desenvolvimento de um planejamento estratégico assertivo e adequado à realidade de uma empresa.”

Mas, afinal, quais são os benefícios da previsibilidade financeira para as organizações? Responderemos a essa pergunta no próximo tópico. Acompanhe!

Quais os benefícios da previsibilidade financeira?

Permite um planejamento mais seguro

Com a aplicação da previsibilidade financeira, é possível fazer o devido planejamento de investimentos e identificar oportunidades e desafios com antecedência.

Possibilita a definição de ações

A partir da antevisão de cenários futuros, é possível traçar ações para aumentar as vendas de um negócio ou expandir as atividades.

Ademais, a previsibilidade comercial propicia a identificação do melhor momento para que essas ações sejam tomadas.

Permite a tomada de decisão baseada em dados

O processo de tomada de decisão tende a ficar muito mais rápido e assertivo com a previsibilidade comercial, haja vista que esse método possibilita uma análise prévia de contextos e situações baseada em dados.

Como colocar em prática a previsibilidade financeira?

Agora que você já sabe o que é a previsibilidade financeira e quais são seus benefícios, podemos falar sobre sua aplicação.

Uma forma de se colocar esse conceito em prática é aprendendo a calcular o índice de inadimplência.

Também é necessário corrigir comportamentos e tendências que se colocam fora do que foi estabelecido como previsível, a fim de evitar possíveis riscos.

Não se pode esquecer que o disposto na previsibilidade financeira deve ser comunicado para todos os departamentos de uma empresa, com o intuito de permitir que todos tenham clareza em relação aos objetivos da empresa.

Além disso, os responsáveis pela previsão de custos e lucros devem aplicar ferramentas de gestão na elaboração desses cálculos.

No tópico a seguir, indicamos quais são essas ferramentas e como elas funcionam na elaboração da previsibilidade financeira. Veja! 

Ferramentas para aplicar a previsibilidade financeira

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gerenciamento que possibilita a identificação das forças (Strenghts), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) presentes nos ambientes internos e externos a uma empresa.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA (planejar, fazer, conferir, agir) é um método usado para a identificação de gargalos e a melhoria de processos, sendo muito útil para otimizá-los.

Business Process Management (BPM)

O gerenciamento de processos de negócio permite a redução dos erros em operações e sistemas, de maneira a dar suporte às metas corporativas. A partir do BPM, é possível estabelecer um padrão para as rotinas organizacionais.

Demonstração do Resultado do Exercício

A DRE é de suma importância para a saúde financeira da empresa, possibilitando o acompanhamento detalhado da situação financeira de um negócio. Esse acompanhamento pode ser mensal, trimestral ou anual, a depender da empresa.

Utilize a plataforma de pagamento recorrente para fazer a previsibilidade financeira

Conforme já mencionamos, a previsibilidade financeira consiste na previsão não somente das despesas, como, também, das receitas.

Ou seja, calcular os pagamentos a receber também é fundamental para que se possa antever os lucros que serão gerados em determinado período.

Daí a importância de uma plataforma de pagamento recorrente para que se possa fazer uma boa previsibilidade financeira.

Essas plataformas funcionam como sistemas de pagamentos de mensalidades ou de assinaturas de serviços.

Nelas, é possível fazer as cobranças de maneira automática e segura, o que garante o recebimento dos valores devidos.

Assim, torna-se mais fácil fazer a previsibilidade financeira, haja vista que há a certeza dos pagamentos a serem realizados pelos clientes.

Ademais, as melhores ferramentas de pagamento recorrente permitem que as cobranças sejam feitas de várias formas, tais como o boleto bancário, o PIX e os cartões de crédito.

Escolha uma plataforma de pagamento recorrente para conseguir prever seus lucros e despesas

À essa altura, você deve estar se perguntando qual plataforma deve escolher. Recomendamos que você opte por uma ferramenta que tenha mais recursos com um valor mais acessível.

Por isso, uma das melhores opções é, com certeza, a plataforma Galax Pay. Com ela, você poderá oferecer as melhores condições de pagamento para seus clientes e ainda poderá contar com toda a segurança e comodidade para receber seus lucros.E você, o que acha de adquirir uma plataforma de pagamento recorrente para seu negócio?