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O que é Mobile First e a sua importância nos negócios online

O que é Mobile First e a sua importância nos negócios online

03.08.2021 por Daniela Borsoi em UX

Aprenda o que é Mobile First e como o mercado está se adaptando e criando conteúdos conforme o tamanho das telas.

A forma de comprar mudou, e grande parte das vendas do e-commerce passou a ser realizada por meio de dispositivos móveis devido à comodidade e eficiência. Um estudo realizado pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, indica que, em agosto de 2020, 91% dos brasileiros que possuem smartphone já haviam realizado compras através de aplicativos ou e-commerces. Em março do mesmo ano, esse número era de 85%. 

No mesmo estudo, 76% dos entrevistados responderam que compram com mais frequência através de dispositivos móveis, enquanto 24% preferem comprar com um computador. Com isso, os aparelhos têm sido uma das principais ferramentas de compras dos brasileiros. As lojas virtuais devem se preparar para a realidade, considerando as particularidades de cada aparelho, a fim de oferecer as melhores experiências aos clientes.

A seguir, confira o que é Mobile First, como o mercado está se adaptando a este conceito e quais suas vantagens. Boa leitura.

O que é Mobile First?

Mobile First é um conceito aplicado em projetos virtuais em que o foco inicial do desenvolvimento e arquitetura dos sites é voltado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Primeiro, o desenvolvedor projeta o site em telas menores para adaptá-la às maiores mais adiante, inserindo apenas informações essenciais, deixando o site mais objetivo.

Mas para entendermos o que é Mobile First, também precisamos entender o que é design responsivo e como os sites se comportam em diferentes tamanhos de tela. O design responsivo faz com que as páginas da web sejam adaptáveis em diferentes tipos de dispositivos e tamanhos de tela, oferecendo uma melhor experiência para o usuário. 

Tiny ERP é responsivo e se adapta a diferentes tamanhos de tela

Você já comprou produtos online em um site específico através do computador e também utilizando um smartphone? Como foi sua experiência em cada dispositivo? O ideal é que ambas ofereçam conteúdos adequados para cada tamanho de tela, para que o cliente se sinta confortável e encontre tudo que precisa. 

Independentemente do segmento da loja, é essencial garantir que o processo de desenvolvimento do site inclua as melhores práticas e técnicas para obter uma melhor performance da presença online. Em um e-commerce, por exemplo, o desenvolvimento pode ser pensado para que o usuário tenha uma melhor experiência de compra no site da empresa, independente se utilizar o smartphone ou um computador para comprar. Dessa forma, é possível explorar o potencial do ambiente virtual e facilitar a interação dos clientes com os conteúdos, produtos e serviços oferecidos. 

Como o mercado está lidando com o conceito de Mobile First

O momento de transformação digital é ideal para vender e divulgar cada vez mais os produtos e serviços na internet. Por isso, é fundamental que empresas de diferentes portes estejam atentas às possibilidades do design responsivo.

Muitos negócios têm criado conteúdos dinâmicos e objetivos, com o intuito de agilizar a transmissão das informações aos usuários. As empresas estão aderindo ao Mobile First para criação de conteúdos, sites e uso de imagens, pensando em como cada elemento vai se comportar em todos os tamanhos de tela. Um texto longo vai ficar interessante quando o usuário visualizar em um tablet? Uma imagem na horizontal vai oferecer a melhor experiência ao usuário quando ele utilizar um smartphone?

O desenvolvimento orientado a partir do Mobile First acaba exigindo uma reestruturação dos processos de comunicação e navegação para a criação de sites responsivos. Assim, os negócios que desejam se manter competitivos têm realizado adaptações neste cenário.

Quais são as vantagens do Mobile First?

Por meio da criação de sites com design responsivo, a experiência dos usuários passa a ser mais interessante, oferecendo melhores classificações, engajamento de leads e conversões para a empresa.

Confira, a seguir, algumas vantagens de investir no conceito para melhorar o alcance da marca no e-commerce:

Melhor ranqueamento no Google

Os projetos pensados no modelo Mobile First foram idealizados pelo Google, por isso, as páginas criadas de forma responsiva acabam recebendo melhor ranqueamento no site de pesquisa. As lojas também são ranqueadas conforme a sua qualidade em diferentes dispositivos, o que favorece as empresas que investem na otimização.

Em setembro de 2020, passou a ser utilizada uma nova forma de indexação do Mobile First no Google, em que o mecanismo de busca ranqueia melhor os sites responsivos, que se adequam a diferentes formatos de tela. Isso significa que o Google passa a ter mais foco e atenção nos dispositivos móveis, oferecendo melhores benefícios de classificação para os sites responsivos. 

Por isso, a tendência é que seja cada vez mais utilizada na hora de criar páginas e sistemas. É importante que as lojas virtuais estejam preparadas para que sejam acessadas em diversos tamanhos de telas para atender aos novos comportamentos e preferências dos consumidores.

Dica:

Mesmo colocando em prática os conceitos do Mobile First, as empresas ainda devem adotar outras estratégias para alcançar bons resultados nas pesquisas, como estratégias de SEO e criação de conteúdos relevantes e de qualidade para o público.

Melhor experiência do usuário e aumento na conversão

A melhora da experiência dos usuários é uma das principais vantagens que o Mobile First oferece. Oferecer uma boa experiência faz com que os clientes se sintam bem e voltem a acessar seu site no futuro. 

Sites adaptados trazem informações mais claras, além de boa usabilidade para efetuar compras e receber pagamentos. Quando o projeto é pensado como Mobile First, o design intuitivo e funcional permite maior praticidade e eficiência, evitando que os clientes abandonem o site rapidamente ou se redirecionem para o concorrente.

Uma experiência positiva também pode aumentar as taxas de conversão. Ao implementar o Mobile First, as lojas têm mais chances de alcançar os novos consumidores devido ao melhor ranqueamento e de evitar a perda das vendas, pois vai conquistar o consumidor. 

Tiny ERP é responsivo e se adapta a diferentes tamanhos de tela

Otimização do carregamento das páginas

No Mobile First, tudo é pensado para que seja intuitivo e ágil. Os desenvolvedores têm criado soluções para melhorar o carregamento das páginas a fim de que se tornem cada vez mais otimizadas. Os sites, com isso, ficam mais leves e consomem menos dados móveis dos usuários, simplificando a experiência e a usabilidade das lojas virtuais. 

A velocidade faz diferença em áreas em que os usuários têm acesso limitado à internet, além de ser um importante fator de ranqueamento no Google. A implementação do Mobile First possibilita a compatibilidade entre plataformas e dispositivos, sendo uma estratégia eficiente para reter usuários e potencializar o alcance do público.

Conclusão

Os smartphones se tornaram a forma mais utilizada para realizar compras online, por isso, é essencial desenvolver sites que ofereçam uma boa performance aos consumidores, independente da tela escolhida por eles. Será necessário investir em técnicas e design para melhorar a experiência e o ranqueamento nos buscadores de pesquisa.

Com isso, a tendência é ter maior visibilidade, conversão, fidelização e aumento do engajamento entre os usuários da marca. Por meio do Mobile First, as empresas também conseguem se comunicar de forma mais assertiva, conforme o dispositivo que o usuário está utilizando. Mesmo que o site tenha sido projetado para telas grandes, é importante que ele também tenha bom desempenho em telas menores, conquistando cada cliente.