
O e-commerce continua em crescimento no Brasil
04.09.2018 por Daniela Borsoi em E-Commerce
A venda online continua crescendo no Brasil. Um estudo realizado pelo Webshoppers mostra alguns dados e previsões.
No dia 29 de agosto de 2018, o 38º Webshoppers informou que o e-commerce brasileiro cresceu neste ano. Mais precisamente, 12,1% no primeiro semestre ao ser comparado com o mesmo período de 2017. De forma monetária, representa um faturamento R$ 23,6 milhões.
O estudo realizado constatou que, apenas no primeiro semestre deste ano, 27,4 milhões de pessoas realizaram alguma compra online no Brasil. 7,6% a mais ao comparar com 2018. A influência dos smartphones na decisão de compra foi um dos responsáveis pelo crescimento.
De todas as compras realizadas de forma online, 32% foram feitas utilizando um dispositivo móvel. A adaptação dos sites para versões online e o acesso facilitado a smartphones possibilitaram um crescimento de 7,4% em relação ao ano passado. O estudo indica que, até 2020, a metade das compras em e-commerce será feita utilizando um dispositivo móvel.
Nichos de mercado que mais venderam
A maior participação nas vendas online ficou para a comercialização de Cosméticos e Perfumaria, liderando com 15%. O estudo afirma que essa grande fatia se dá pela alta presença dos fabricantes desses produtos no ambiente online. O investimento das marcas em marketplaces está crescendo.
Em segundo lugar, ficaram as vendas de moda e acessórios, tradicionais no e-commerce. Sua participação foi de 14,5% do total.
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E onde estão os compradores?
O estudo revelou que, ano após ano, a região Sudeste é a que mais concentra compradores online. De todas as vendas, 61,2% foram originadas nos estados da região.
As vendas também cresceram fora dessa região. No Sul do país, o crescimento foi de 24% no período analisado e ainda possui a menor taxa de desemprego do país, 8%, comparada ao restante dos estados, que chega a 13%.
Quem são os compradores?
Pela primeira vez, foram as mulheres que compraram mais em e-commerce. Elas fazem parte dos 51,5% dos compradores, enquanto os homens somaram 48,5%.
O fator principal para a mudança é a variedade de produtos destinados as mulheres, que aumentou com o passar dos anos. Os produtos mais procurados são roupas, acessórios, perfumaria, assinatura de livros e alimentos.
A faixa etária que mais adquiriu produtos estava entre 35 e 49 anos. Ainda existe uma dificuldade de comunicação em relação ao e-commerce, pois os jovens estão cada vez mais exigentes e a geração acostumada a comprar em loja física, se sente insegura com o online.
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Ticket médio
Apesar do aumento das vendas no e-commerce, o valor gasto diminuiu 7% no primeiro semestre. Felizmente, o estudo prevê um aumento de 4% no ticket médio até o final do ano.
Aumente seus lucros no negócio digital
A média gasta pelos consumidores também depende da situação econômica e política do Brasil. De acordo com as previsões, o comércio eletrônico deve finalizar o ano com aumento de 12% e o número de pedidos deve crescer até 8%.