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Como atrair mais leads para sua loja virtual?

Como atrair mais leads para sua loja virtual?

11.08.2020 por Francisco Wolff em E-Commerce

Veja algumas estratégias para atrair leads para a sua loja virtual para potencializar as vendas. Conteúdo escrito pelo Altgrupo.

Você possui uma loja virtual, com diversos produtos ou serviços de qualidade sendo anunciados, mas ainda assim ela não está retornando conforme esperado? 

Para que seu site retorne o que foi definido como objetivo, é preciso planejar. Desde a criação do site até o uso de campanhas, a empresa precisa entender o que atrai os possíveis clientes e como a conversão destes em leads pode ser feita. 

Neste texto, iremos abordar diversas ferramentas e técnicas de marketing que podem lhe auxiliar neste processo para conseguir obter leads em maior quantidade e qualidade.

A estrutura de um site 

Em relação a estrutura de um site, é essencial que ele seja o mais intuitivo possível. Isso significa que ele precisa ser de fácil compreensão para o usuário trafegar através dele encontrando tudo que precisa.

Essa navegação do usuário no site se refere a “UX”, do inglês user experience, ou seja, a experiência do usuário no site. Quanto menos “obstáculos” forem colocados para o cliente encontrar o que ele deseja no site, melhor. 

Antes de lançar ou relançar o site de seu negócio, é interessante que ele passe por uma avaliação de usuários para que possam dar um retorno sobre a usabilidade da página. Assim você pode aprimorar o que for necessário.

Outro ponto importante é que o site transmita confiança e segurança. Tenha e disponibilize protocolos e ferramentas para segurança do usuário no site. Isso diz respeito a toda jornada, não apenas quando ele informa dados de contato ou realiza pagamentos.

A importância do conteúdo

Outro ponto importante é o conteúdo que é disponibilizado dentro do site, e isso não se refere somente ao que você está vendendo. Se você é uma empresa de materiais de construção, por exemplo, pode disponibilizar conteúdos de qualidade que façam referência a construção e seus materiais. 

Para criar bons conteúdos, é preciso entender o perfil do seu consumidor. Para tal existe a persona, que é o perfil de consumidor ideal para seu negócio. É preciso elencar características, hábitos, desejos, entre outras informações que vão ajudar na estruturação dos conteúdos e até de campanhas. 

Dessa maneira, se torna muito mais fácil entender o que pode agradar este cliente, assim como o que não faria muito sentido para ele. 

Mas qual é a utilidade disso? Eu preciso vender meus produtos, não conteúdo. E é aí que está a principal questão. O conteúdo faz parte da venda de seu produto, não são coisas separadas. 

Quando um potencial cliente buscar por determinado assunto, poderá encontrar seu conteúdo e, por consequência, comprar em sua loja. Mesmo que ele não necessariamente gere uma venda em sua visita no site, ele tem potencial de se tornar um lead.

Ele ficará mais propenso a deixar suas informações em um formulário ou algo do gênero, que posteriormente pode ser utilizado pela empresa para entrar em contato com ele para negociar uma venda.

Como capturar leads?

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar na captura de leads. Conheça algumas:

Formulários

Formulários podem estar em diversos locais do site, ou em páginas específicas para eles, como as landing pages, que são páginas criadas para gerar conversões. Também podem ser utilizados pop-ups dentro do site, entre outros.

Você também pode ofertar um e-book gratuito, que é enviado para o lead após ele passar alguns de seus dados como nome, telefone e e-mail em um formulário. 

Newsletter

Também é válido oferecer um campo para inscrição de newsletter dentro do site. O potencial cliente deixa seu e-mail e sua empresa disponibiliza conteúdo relevante para ele de forma organizada e com uma frequência adequada, através de um e-mail.

Promoções

As promoções podem ser utilizadas de diversas maneiras. Nesse caso em específico, iremos abordar a finalidade de facilitar a obtenção de informações de contato. 

Para utilizar a promoção com essa finalidade, você precisará ter em seu site alguma das ferramentas que citamos anteriormente, como landing pages, newsletter ou pop-ups. 

Através delas você anunciará determinado produto, serviço com valor promocional ou algum benefício extra, que é obtido somente pelo envio de informações de contato através do mesmo.

Independente da forma utilizada, lembre-se de adequar seu site e outras ferramentas às regras da Lei Geral de Proteção de Dados, visto que o usuário precisa aceitar que  a empresa entre em contato.

Como dar maior visibilidade para sua marca?

A captura de leads também está associada a visibilidade de seu site. Se for difícil encontrar o seu site, a possibilidade de conversão de um lead diminui. Vamos apresentar duas estratégias para que você possa aprimorar e aumentar a visibilidade do seu site. 

SEO 

O SEO, do inglês Search Engine Optimization, ou em tradução livre Otimização do Motor de Busca, se refere às boas práticas para que seu site possa ser bem rankeado de forma orgânica nas ferramentas de pesquisa, como Google, Bing, Yahoo, etc. 

Um site otimizado, contendo diversas palavras-chave adequadas, que carrega com alta velocidade, entre outros diversos fatores é benéfico para seu negócio. 

Isso fará com que seu site seja bem visto pelas ferramentas de pesquisa, e consequentemente seja relevante o suficiente para poder aparecer nas primeiras posições da busca. Dar a devida atenção para o SEO é importante para ganhar maior visibilidade orgânica. 

Entre os campos de SEO de um site podemos destacar o Title, Keywords (palavras-chave), descrição e Slug (URL). Se você tem um e-commerce, estas informações podem ser alterados diretamente na plataforma utilizada. Caso precise, poderá contar com a ajuda de um desenvolvedor. 

Se utilizar o Tiny ERP para anunciar seus produtos online, poderá preencher as informações de SEO no cadastro dos produtos e enviar diretamente para as plataformas.

Anúncios pagos

A outra questão é a utilização de anúncios pagos, sejam eles no Google Shopping, Facebook, Instagram, Linkedin, etc. Não é necessário ter anúncios em todas as mídias sociais, é preciso avaliar quais fazem sentido para seu nicho ou segmento. Portanto é válido avaliar qual ou quais seriam as redes sociais que poderiam trazer um melhor retorno para empresa.

Os anúncios podem ser configurados de diversas formas, portanto, utilize a persona da sua empresa para criar anúncios que sejam atrativos para ela.

A utilização de anúncios online também oferece a oportunidade de visualizar em tempo real como está o desempenho. Também permite calcular diversas métricas como o custo de aquisição por cliente, custo por conversão e retorno sobre o investimento.

Contrate uma agência

Se for economicamente viável para sua empresa, ou se você não tiver conhecimento em marketing digital, tenha o acompanhamento/auxílio de profissionais da área, como publicitários, profissionais em marketing e agências digitais.

Contar com o trabalho de profissionais especializados na área fará com que o trabalho seja mais assertivo para que sua loja possa ter um potencial ainda maior para gerar leads de forma constante e em grande volume.

Confira o exemplo abaixo:

A loja virtual do case passou meses em frustração. Seu faturamento médio era de apenas R$ 5 mil reais. Após 1 ano trabalhando com uma agência e profissionais competentes, o faturamento aumentou mais de 4.000%, passando de R$ 5 mil para mais de R$ 200 mil mensais.

Concluindo

Para que possamos atrair mais leads para uma loja virtual, é necessário organização e foco para aplicar as dicas que apresentamos neste artigo. Quando utilizadas de forma conjunta e correta, proporcionam um aumento significativo nos leads para sua loja. 

Também é válido lembrar que, mesmo que não se consiga utilizar todas estas práticas e ferramentas de uma única vez, exista um planejamento para colocá-las em prática. São estratégias importantes que podem melhorar significamente  o desempenho de sua loja virtual.