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Conheça a ferramenta do Tiny para Google Shopping

Conheça a ferramenta do Tiny para Google Shopping

02.02.2021 por Daniela Borsoi em E-Commerce

Conheça o Google Shopping do Tiny e facilite a criação de campanhas para melhorar a visibilidade de sua loja virtual.

O anúncio de produtos na plataforma Google Shopping é uma estratégia que pode impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade da sua loja, mas, para isso, você deve saber como cadastrar produtos e gerenciar as campanhas no Google Shopping.

Não basta criar uma campanha e inserir os produtos utilizando a ferramenta. Existe um passo a passo com algumas etapas obrigatórias, como por exemplo, a aprovação para que seus produtos sejam exibidos na vitrine da plataforma.

Neste post, você vai entender o que é o Google Shopping e também te apresentaremos o Google Shopping do Tiny e a criação de campanhas através da ferramenta.

O que é o Google Shopping?

Quando o consumidor acessa o Google para pesquisar produtos de seu interesse encontrará diversas ofertas em uma vitrine virtual. Essa vitrine é o Google Shopping, que permite aos lojistas de e-commerce anunciarem seus produtos para aumentar as oportunidades de vendas.

Os produtos anunciados no Google Shopping aparecem nos primeiros resultados quando o usuário faz sua busca online. Nos anúncios, informações importantes sobre o produto e relevantes para o consumidor são exibidas para estimular a decisão de compra, como a foto, a descrição, o preço e o link para comprar. 

Abaixo, veja uma imagem do Google Shopping quando o consumidor realiza uma busca por “raquete de tênis”

como cadastrar produtos no google shopping

Para funcionar, a ferramenta do Google utiliza duas outras ferramentas: o Google Merchant Center e o Google Ads. Conheça um pouco sobre elas:

Google Merchant Center

É o repositório de produtos do Google, onde, de forma simples, você fornece informações para o Google sobre os itens que comercializa. A ferramenta é utilizada para armazenar e fornecer as informações dos produtos da sua loja no Google, para que sejam criadas as campanhas no Shopping.

Google Ads

É a plataforma por onde são feitos os anúncios do Google e criadas as campanhas para o Shopping. Os links são patrocinados e exibidos em forma de anúncios, banners ou vídeos em sites parceiros do Google.

Em questão de custos, o anunciante somente pagará pelos anúncios que tiverem cliques. Nas campanhas do shopping, você consegue definir o orçamento de acordo com cada campanha, assim pode ter total controle do investimento feito.

Leia mais sobre Google Shopping, Merchant Center e Google Ads

Conheça o Google Shopping no Tiny

A ferramenta do Tiny para Google Shopping foi criada para que você tenha mais facilidade na criação de campanhas online. Com isso, as chances de sua loja vender mais aumentam e fazem sua empresa crescer.

Com o Google Shopping do Tiny, você consegue os produtos para o Merchant Center e criar campanhas sem a necessidade de utilizar a plataforma do Google. 

O Tiny é uma das únicas soluções do mercado que contempla uma integração em tempo real com o Google Shopping, enviando carga de produtos conforme disponibilidade do estoque, com controle de preços e análise de resultados. 

Vantagens de usar o Google Shopping no Tiny

Para utilizar o Google Shopping no Tiny de forma gratuita, basta ter uma conta no ERP, escolhendo entre os planos Básico, Essencial e Grande. 

Existem diversas vantagens ao utilizar o Tiny para tornar a criação de anúncios e o acompanhamento dos resultados mais eficientes. Confira:

Redução de trabalho

Se você puder centralizar o trabalho, verá que as tarefas serão feitas de forma mais fluida. Ao utilizar o Tiny para as campanhas do Shopping, conseguirá fazer tudo em um só local, sem necessidade de acessar seu e-commerce e a plataforma do Google Shopping. 

Além disso, ter informações concentradas em um mesmo ambiente e poder criar e gerenciar de forma automatizada as campanhas e anúncios do Google Shopping tornam o trabalho mais preciso.

Agilidade para anunciar produtos

Com o Tiny, você pode enviar os produtos para o Merchant Center, e, através de um retorno do Google, saberá quais produtos estão prontos para serem utilizados em campanhas e quais precisam de correção. 

Não é necessário ter conhecimento técnico para isso, basta seguir as recomendações do Tiny e completar as informações solicitadas de cada produto, como descrição adequada, categorização, preço.

Uma das vantagens é que os produtos são revisados pelo Tiny antes de serem enviados para o Google, tornando mais eficiente a etapa de aprovação. 

O Tiny mantém as etapas de aprovação dos produtos atualizadas, para que você possa realizar as correções e melhorias necessárias. Assim, é só realizar as alterações necessárias para cada produto e enviar novamente para o Merchant Center. 

Não anunciar produtos sem estoque

A integração possibilita maior controle do estoque e atualização automática, impedindo o anúncio de um produto indisponível. Conforme os estoques são alterados no Tiny, o Google Shopping e todas as demais integrações cadastradas na conta recebem esta informação. Os estoques sincronizados são fundamentais para que você anuncie apenas os produtos que realmente pode vender.

Sempre que um produto estiver indisponível no estoque o anúncio é pausado automaticamente, ou seja, seus anúncios param de veicular em campanhas do Shopping quando não estiverem com estoque disponível.

Dica:

Você pode utilizar o recurso de análise de Giro de Estoque para identificar produtos de baixo giro de vendas e criar campanhas específicas para vendê-los, o que pode ser feito de maneira automatizada com a ajuda do Tiny ERP.

Acompanhamento dos resultados

A ferramenta do Tiny para Google Shopping foi criada para que você tenha mais facilidade na criação de campanhas online. Com isso, as chances de sua loja vender mais aumentam e fazem sua empresa crescer.

Com o Google Shopping do Tiny, você consegue os produtos para o Merchant Center e criar campanhas sem a necessidade de utilizar a plataforma do Google. 

O Tiny é uma das únicas soluções do mercado que contempla uma integração em tempo real com o Google Shopping, enviando carga de produtos conforme disponibilidade do estoque, com controle de preços e análise de resultados. 

acompanhamento dos resultados do Google Shopping no Tiny ERP
Acompanhamento dos resultados do Google Shopping no Tiny ERP

Como criar campanhas do Google Shopping no Tiny

É fundamental que a campanha seja atrativa e que a publicação dos produtos gere impacto no poder de decisão de compra do consumidor.

Para que os seus produtos sejam vistos de maneira adequada no buscador, o cadastro no Google Shopping deve obedecer alguns campos de preenchimento obrigatório, e outros conforme a categoria de produto.

Se você utilizar o Tiny ERP para criar suas campanhas, o processo se torna mais simples e prático, e você não precisa ter conhecimento de programação. Os requisitos para utilizar esse recurso são:

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande;
  • Adicionar a extensão Google Shopping;
  • Configurar o Merchant Center (Assista o vídeo);
  • Configurar o Google Ads (Assista o vídeo).

Após efetuar as configurações necessárias para utilizar o Merchant Center e o Google ADS, poderá começar a criar as campanhas diretamente no Tiny.

experiência da rs beer com o google shopping do tiny

2 passos para criar uma campanha

Para que fique ainda mais fácil criar as campanhas, vamos te mostrar o passo a passo de como é feito no Tiny ERP.

Passo 1 – Envio de produtos para o Merchant Center

O processo começa ao enviar os produtos que estão cadastrados no Tiny para o Merchant Center. 

Acesse Menu → Vendas → Google Shopping e clique em Merchant Center, no topo da tela. Na aba Produtos disponíveis, são exibidos todos os produtos que possuem vínculos com o e-commerce, portanto estes podem ser enviados ao Merchant Center. Selecione os produtos que deseja e clique em Enviar produtos.

Ao informar a categoria do Shopping, alguns atributos serão exigidos como obrigatórios, porém, sempre recomendamos que o máximo possível seja informado, pois ajudará a direcionar o seu anúncio para o comprador certo.

Ao clicar em Salvar e avançar, o produto será novamente verificado para certificar que as informações inseridas cumprem os requisitos necessários do Merchant Center. Se o produto estiver conforme os requisitos, ele será enviado e fica listado na aba Aguardando aprovação (do Merchant Center). Caso contrário, será listado na aba Necessitam revisão, para que você possa corrigir e tentar novamente. 

Passo 2 – Criar a campanha no Google Shopping

O Tiny trabalha com as campanhas inteligentes do Google Shopping. Para que seja possível criar campanhas inteligentes, a plataforma de e-commerce utilizada deve permitir a criação de pequenos códigos em sua loja.

Importante:

No momento, você poderá configurar o Google Ads somente para plataformas que permitem a criação de campanhas inteligentes, que são: Loja Integrada, Magento, Nuvemshop, Tray (REST), WooCommerce, OpenCart, Shopify e Xtech. Para as demais plataformas, somente é possível utilizar a integração com o Google Merchant Center.

Para criar as campanhas, acesse Menu → Vendas → Google Shopping e clique em Campanhas do Shopping. Quando clicar em Criar nova campanha, será necessário informar alguns parâmetros:

  • Nome da campanha: para identificação interna. Exemplo: “Campanha de inverno”;
  • Segmentação: estados que deseja que seus anúncios apareçam. Pense bem nos produtos que irá vender e crie uma estratégia de acordo com o público;
  • Produto: selecione os produtos que veicularão na campanha por marca, categoria específica ou então todos aprovados no Merchant;
  • Orçamento: valor que deseja investir diariamente na campanha. O orçamento das campanhas ajuda você a manter os custos de publicidade sob controle, e você só paga pelos cliques que seu anúncio recebe;
  • Veiculação: período de veiculação da campanha.O ideal é criar campanhas dos segmentos em que seu e-commerce é competitivo e deixar que elas rodem por pelo menos 20 dias. Após esse período, o algoritmo de aprendizagem terá dados suficientes para começar a performar melhor e obter melhores resultados, exibindo os anúncios para compradores com mais interesse e potencial de conversão.

Feito isso, clique em salvar. Após a campanha estar veiculando, o Tiny oferece um dashboard completo para que você acompanhe os resultados, como impressões, cliques, custos e conversões.

Dica:

Analise os resultados da sua campanha e faça ajustes até obter resultados satisfatórios. Se o número de cliques está baixo, por exemplo, certifique-se que o preço do seu produto está competitivo com o mercado e se a foto está com boa qualidade.

Você pode acompanhar mais detalhes sobre a criação das campanhas do Google Shopping no vídeo abaixo:

Venda mais com o Google Shopping no Tiny

Anunciar no Google Shopping é uma boa estratégia para alavancar seu e-commerce. Com o Tiny ERP, seus produtos podem ser anunciados no Google Shopping diretamente pelo sistema, facilitando todo o processo.

Ainda é possível veicular um anúncio conforme a disponibilidade de estoque da sua loja, para não correr o risco de anunciar um produto que não consta no estoque para envio imediato.

Já experimentou o Google Shopping no Tiny? Ela é grátis para os planos Básico, Essencial e Grande e pode ser uma boa estratégia para o crescimento das vendas no seu e-commerce.