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Como cadastrar produtos no Google Shopping com o Tiny

Como cadastrar produtos no Google Shopping com o Tiny

22.05.2020 por Laika em E-Commerce

O Google Shopping é uma ótima ferramenta para aumentar as vendas online. Aprenda como cadastrar produtos no google shopping com o Tiny ERP.

O anúncio de produtos na plataforma Google Shopping é uma estratégia que pode impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade da sua loja, mas, para isso, você deve saber como cadastrar produtos no google shopping.

Não basta criar uma campanha e inserir os produtos utilizando a ferramenta. Existe um passo a passo com algumas etapas obrigatórias que precisam ser aprovadas para que seus produtos sejam exibidos na vitrine da plataforma.

Neste post, você vai entender o que é o Google Shopping, quais suas vantagens, por que investir na automatização e como criar campanhas através do Tiny. Boa leitura.

O que é o Google Shopping?

Quando o consumidor acessa o Google para pesquisar produtos de seu interesse encontrará diversas ofertas em uma vitrine virtual.

Essa vitrine é o Google Shopping, a ferramenta do Google que, por meio de duas plataformas — Google Merchant Center e Google Ads —, permite que os lojistas de e-commerce anunciem seus produtos para aumentar as oportunidades de vendas.

como cadastrar produtos no google shopping

Google Merchant Center

É o repositório de produtos do Google, onde, de forma simples, você fornece informações para o Google sobre os itens que comercializa. A ferramenta é utilizada para armazenar e fornecer as informações dos produtos da sua loja no Google, para que sejam criadas as campanhas no Shopping. 

Google Ads

É a plataforma por onde são feitos os anúncios do Google e criadas as campanhas para o Google Shopping. Os links são patrocinados e exibidos em forma de anúncios, banners ou vídeos em sites parceiros do Google.

Os produtos anunciados no Google Shopping aparecem nos primeiros resultados quando o usuário fizer sua busca online. Nos anúncios, informações importantes sobre o produto e relevantes para o consumidor são exibidas para estimular a decisão de compra. O consumidor verá a foto, a descrição, o preço e o link para comprar. 

Em questão de custos, o anunciante somente pagará pelos anúncios que forem clicados pelo consumidor, que será direcionado para a loja. Nas campanhas do shopping, você consegue definir o orçamento de acordo com cada campanha, assim pode ter total controle do investimento feito.

Vantagens de criar campanhas no Google Shopping?

Ao anunciar seus produtos em uma plataforma de grande audiência como o Google Shopping as oportunidades de venda têm grandes chances de surgirem desse processo. Além disso, algumas outras vantagens serão notáveis. Veja.

Atrai um público altamente qualificado e já pronto para a compra

Os consumidores que realizam pesquisas pela busca do Google, podem já ter uma ideia do que querem comprar e do quanto gostariam de gastar. Isso mostra que esse público já está bem nutrido e pode efetivar a compra a qualquer momento.

Se a sua loja estiver no lugar certo, na hora exata, pode ter a preferência do consumidor. Por isso é tão importante cadastrar os produtos com uma boa imagem e descrições completas, para que o cliente não tenha dúvidas na hora da compra.

Permite maior geração de tráfego para dentro do site

O Google Shopping é uma vitrine virtual que pode ser o gatilho que faltava para que o consumidor acesse a sua loja. A quantidade de acessos é importante para o ranqueamento do Google, portanto aproveite cada acesso para encantar os potenciais clientes e oferecer uma boa experiência.

Além disso, através dos anúncios, mais clientes podem conhecer sua marca, conferir os produtos da sua loja e realizar as compras. A visibilidade que o Google Shopping proporciona é de grande valia para seu negócio.

Proporciona análise do desempenho obtido

Utilizando o Google Ads você conseguirá acompanhar todo o desempenho da sua loja no Google Shopping. É possível monitorar a quantidade de cliques, o custo por clique, e as impressões do seu anúncio, por exemplo. Estas informações são primordiais para analisar se a campanha está obtendo bons resultados e se mantendo no ritmo desejado.

Mais vendas pela exibição dos anúncios

A chance de aumentar as vendas é real, uma vez que a exposição da loja e a exibição dos produtos se tornam mais frequentes para o seu público.

Por que investir na automatização desse processo?

Existe uma forma de tornar a criação de campanhas mais fácil. A ferramenta do Tiny ERP para Google Shopping permite que você envie os produtos para o Merchant Center e crie campanhas sem a necessidade de utilizar a plataforma do Google. 

Veja também por que você deve utilizar um sistema automatizado para tornar a criação de anúncios e o acompanhamento dos resultados mais eficientes.

Redução de trabalho

Se você puder centralizar o trabalho, verá que as tarefas serão feitas de forma mais fluida. 

Ao utilizar o Tiny para as campanhas do Shopping, conseguirá fazer tudo em um só local, sem necessidade de acessar seu site e a plataforma do Google Shopping. 

Além disso, ter informações concentradas em um mesmo ambiente e poder criar e gerenciar de forma automatizada as campanhas e anúncios do Google Shopping tornam o trabalho mais preciso.

Agilidade para anunciar produtos

Com o Tiny, você pode enviar os produtos para o Merchant Center. Ainda no Tiny, através de um retorno do Google, saberá quais produtos estão prontos para serem utilizados em campanhas e quais precisam de correção. 

Assim, é só realizar as alterações necessárias para cada produto e enviar novamente para o Merchant Center. 

Não anunciar produtos sem estoque

A integração possibilita maior controle do estoque e atualização automática, impedindo o anúncio de um produto indisponível. Conforme os estoques são alterados no Tiny, o Google Shopping e todas as demais integrações cadastradas na conta recebem esta informação. Os estoque sincronizados são fundamentais para que você anuncie apenas os produtos que realmente pode vender.

Acompanhamento dos resultados

Com o Tiny, você acompanha os resultados referentes as campanhas, como as impressões, cliques, custos, taxa de cliques e custo por clique. Assim, poderá verificar a performance das campanhas e fazer ajustes sempre que necessário.

acompanhamento dos resultados do Google Shopping no Tiny ERP
Acompanhamento dos resultados do Google Shopping no Tiny ERP

Como criar campanhas no Google Shopping com o Tiny

É fundamental que a campanha seja atrativa e que a publicação dos produtos gere impacto no poder de decisão de compra do consumidor.

Para que os seus produtos sejam vistos de maneira adequada no buscador, o cadastro no Google Shopping deve obedecer alguns campos de preenchimento obrigatório, e outros conforme a categoria de produto.

Se você utilizar o Tiny ERP para criar suas campanhas, o processo se torna mais simples e prático, e você não precisa ter conhecimento de programação. Os requisitos para utilizar essa ferramenta gratuita são apenas:

  • Estar inscrito no Plano Básico, Essencial ou Grande;
  • Adicionar a extensão Google Shopping;
  • Configurar o Merchant Center (Assista o vídeo);
  • Configurar o Google Ads (Assista o vídeo).

Após efetuar as configurações necessárias para utilizar o Merchant Center e o Google ADS, poderá começar a criar as campanhas diretamente no Tiny.

Agora, veja o passo a passo de como criar uma campanha para o Google Shopping no Tiny:

Passo 1 – Envio de produtos para o Merchant Center

O processo começa enviando os produtos que estão cadastrados no Tiny para o Merchant Center. 

Acesse Menu > Vendas > Google Shopping e clique em Merchant Center, no topo da tela. Na aba Produtos disponíveis, são exibidos todos os produtos que possuem vínculos com o e-commerce, portanto estes podem ser enviados ao Merchant Center. Selecione os produtos que deseja e clique em Enviar produtos.

Ao informar a categoria do Shopping, alguns atributos serão exigidos como obrigatórios, porém, sempre recomendamos que o máximo possível seja informado, pois ajudará a direcionar o seu anúncio para o comprador certo.

Ao clicar em Salvar e avançar, o produto será novamente verificado para certificar que as informações inseridas cumprem os requisitos necessários do Merchant Center. Se o produto estiver conforme os requisitos, ele será enviado e fica listado na aba Aguardando aprovação (do Merchant Center). Caso contrário, será listado na aba Necessitam revisão, para que você possa corrigir e tentar novamente. 

Passo 2 – Criar a campanha no Google Shopping

O Tiny trabalha com as campanhas inteligentes do Google Shopping. Para que seja possível criar campanhas inteligentes, a plataforma de e-commerce utilizada deve permitir a criação de pequenos códigos em sua loja.

Importante:

No momento, você poderá configurar o Google Ads somente para plataformas que permitem a criação de campanhas inteligentes, que são: Loja Integrada, Magento, Nuvemshop, Tray (REST), WooCommerce, OpenCart, Shopify e Xtech. Para as demais plataformas, somente é possível utilizar a integração com o Google Merchant Center.

Para criar as campanhas, acesse Menu > Vendas > Google Shopping e clique em Campanhas do Shopping. Quando clicar em Criar nova campanha, vai precisar informar alguns parâmetros:

  • Nome da campanha: para identificação interna, como “Campanha de inverno”;
  • Segmentação: estados que deseja que seus anúncios apareçam;
  • Produto: selecione os produtos que veicularão na campanha por marca, categoria específica ou então todos aprovados no Merchant;
  • Orçamento: valor que deseja investir diariamente, para que você tenha controle dos gastos;
  • Veiculação: período de veiculação da campanha.

Clique em salvar. Após a campanha estar veiculando, o Tiny oferece um dashboard completo para que você acompanhe os resultados, como impressões, cliques, custos e conversões.

Você pode acompanhar mais detalhes sobre a criação das campanhas do Google Shopping no vídeo abaixo:

Conclusão

Anunciar no Google Shopping é uma boa estratégia para alavancar seu e-commerce. Com o Tiny ERP, seus produtos podem ser anunciados no Google Shopping diretamente pelo software, facilitando todo o processo.

Desta forma, sobra mais tempo para se dedicar ao core da sua loja e traçar as melhores estratégias e campanhas para fazer anúncios cada vez mais próximos do público-alvo.

Ainda é possível veicular um anúncio conforme a disponibilidade de estoque da sua loja, para não correr o risco de anunciar um produto que não consta no estoque para envio imediato.

Já experimentou a ferramenta do Tiny para Google Shopping. Ela é grátis e pode ser uma boa estratégia para o crescimento das vendas no seu e-commerce. 

Gostou do post? Saiba mais sobre a integração de um sistema ERP com o Google Shopping e estimule cada vez mais o seu potencial de vendas.