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Previsão de demanda: por que é essencial nas compras?

Previsão de demanda: por que é essencial nas compras?

19.06.2020 por Daniela Borsoi em ERP

Entenda o que é previsão de demanda e como o módulo Necessidade de Compras do Tiny ERP pode ajudar sua empresa a fazer compras mais assertivas.

A previsão de demanda serve de base para a tomada de decisões e o melhor gerenciamento financeiro do negócio, considerando que o setor de compras depende de informações para providenciar a reposição do estoque. Uma previsão inadequada pode impactar diretamente o controle do estoque da loja, os resultados de venda e a satisfação do cliente em caso de indisponibilidade de um produto que tenha sido anunciado.

Neste post, você vai conhecer o conceito de previsão de demanda, quais são os impactos de compras não planejadas e o módulo Necessidade de Compras — uma funcionalidade do Tiny ERP utilizada para análise e previsão conforme a expectativa de vendas. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura.

Entenda o que é previsão de demanda na loja virtual

A previsão de demanda é uma análise baseada em dados sobre as necessidades do estoque de uma loja, considerando o desempenho no passado, para assegurar as vendas futuras com menor margem de erros.

O departamento de compras depende de números para providenciar os pedidos de reposição. Ao utilizar o apontamento dos indicadores de estoque é possível suprir as necessidades, reduzindo o risco de os produtos não terem o giro esperado.

Quando um produto é anunciado, a loja deve garantir a disponibilidade no estoque e, para isso, já ter realizado a compra, a não ser que trabalhe sob encomenda. Além dos dados internos, o comportamento de compras dos consumidores e a sazonalidade do mercado são como um termômetro para compor a previsão de demanda.

Todos os aspectos que envolvem as compras, os custos, os gastos em comparação às vendas, às receitas e ao lucro devem ser levantados para garantir uma análise criteriosa e mensurável.

Impactos de fazer compras sem planejamento

Embora as compras de mercadorias para reposição do estoque sejam consideradas custos, a expectativa é que em curto e médio prazos elas correspondam ao lucro previsto com as vendas.

Contudo, se o controle do estoque não estiver atualizado, sendo acompanhado de perto e de forma sistemática, há certo risco de as informações não corresponderem à realidade e afetar o fluxo de caixa.

A falta da previsão de demanda interfere no planejamento de compras, acarretando impactos e sérios problemas no seu e-commerce relacionados à cadeia de suprimentos e ao controle do estoque.

Os dados inexistentes e as informações desalinhadas colaboram para um cenário pouco satisfatório. Veja onde a falta de planejamento e previsibilidade pode afetar diretamente:

Falta ou excesso de estoque

Deixar de analisar a performance de vendas e as oscilações do mercado para elaborar um novo pedido de compras é atestar o risco de ficar com a mercadoria parada no estoque sem realizar as vendas.

Além do prejuízo financeiro pela falta de giro do estoque, quando surgirem novas demandas de outros produtos sua loja pode enfrentar mais um problema — a falta de espaço físico para armazenar as mercadorias.

Imprecisão nos cálculos de demanda

Sem a previsão de demanda e o planejamento de compras não é possível saber ao certo o quanto a empresa precisa investir em mais mercadorias. Com isso, os dados financeiros não fecham, podendo criar um resultado equivocado e distante da real necessidade.

As estimativas devem bater com o orçamento e os objetivos de lucratividade da empresa. Com um cálculo mais preciso, será fácil visualizar o dinheiro parado em função do excesso de estoque e a perda de rentabilidade com a baixa de vendas.

Desperdício gerado por compras em excesso

Ao investir em mercadorias, o objetivo final deve ser a reposição de acordo com a saída. Quando a previsão de demanda não acontece de forma planejada, há certo risco em realizar compras com base em eventos anteriores e aleatórios.

Nem sempre um produto que era muito vendido há seis meses, mantém a performance de vendas hoje. Dessa forma, se o departamento de compras não tiver em mãos uma previsão calculada, possivelmente fará compra em excesso.

Uma potencial baixa nas vendas vai produzir efeito negativo e aumentar em vez de reduzir os custos operacionais da empresa. Tudo isso pode ser evitado com a dedicação às análises de informações retiradas de dados confiáveis.

Conheça o módulo Necessidade de Compras do Tiny

A fim de ajudar os empreendedores do e-commerce a ter previsibilidade de compra no seu negócio, e também a entender qual será a demanda de produtos que precisam ser comprados, o Tiny criou o módulo Necessidade de Compras.

Nele, é possível analisar um período anterior e apresentar a quantidade sugerida para que o departamento responsável faça uma compra baseada em dados e mantenha a disponibilidade dos produtos em estoque conforme a expectativa de vendas.

Chamamos isso de cobertura de vendas. Além de apresentar a expectativa, o Tiny exibe a quantidade atual de cada produto e reduz da quantidade necessária final. Com isso, a empresa pode fazer a solicitação de compra a seu fornecedor de forma precisa por dentro do ERP.

Por exemplo: 

Tenho 2 unidades de tênis branco em estoque. A previsão é que sejam vendidos 5 pares nos próximos 3 meses. Sendo assim, preciso comprar apenas 3 unidades para suprir a demanda.

Como utilizar o Necessidade de Compras no Tiny

Primeiramente, para utilizar o Necessidades de Compra, é necessário que adicione a extensão. Para isso, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny e instale em sua conta no Tiny ERP.

Feito isso, é só gerar o relatório. Acesse Suprimentos e clique em Necessidades de Compra. Você pode utilizar diversos relatórios que vão auxiliar na análise.

Quando o relatório estiver pronto, é possível gerar uma ordem de compra para os produtos que selecionar. Dessa forma, você envia o documento para o fornecedor, que fica sabendo das necessidades da sua empresa e já encaminha as mercadorias.

Para isso, Selecione os produtos → Informe o quantidade a ser comprada na coluna Comprar e clique em Gerar ordens de compra das selecionadas. Em caso de fornecedores diferentes, será gerada uma ordem de compra para cada fornecedor.        

A seguir, será exibido o Fornecedor e ao lado no campo Data Prevista informe a data de previsão da chegada da mercadoria. Ao fim, clique em Gerar ordem de compra.

Conheça mais sobre o Necessidade de Compras

Conclusão

Sabemos que a competitividade do mercado está cada vez mais acirrada e que toda decisão impacta os resultados de um e-commerce. O controle do estoque e a previsão de demanda estabelecida a partir de um levantamento adequado devem ser uma ação contínua e alinhada.

Não basta saber como fazer uma previsão de demanda, mas analisar todos os dados gerados em eventos passados para construir uma necessidade real, capaz de manter o negócio ativo e interessante para os consumidores e clientes.

Para uma boa previsibilidade é fundamental adotar critérios de análise, como o período, a sazonalidade do mercado e o comportamento do consumidor, observando a curva do tempo de vendas em comparação com as que foram efetivadas.

Um sistema como o Tiny ERP, que oferece um módulo próprio para ajudar na criação de uma previsão de demanda, extrai os dados de um ambiente integrado e centralizado e consolida as informações para auxiliar a decisão no planejamento de compras.

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