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Google Shopping para alavancar as vendas online

Google Shopping para alavancar as vendas online

13.05.2020 por Laika em E-Commerce

O Google Shopping é uma vitrine virtual para sua loja. Alcance mais consumidores e converta mais vendas. Veja como o Tiny ERP te ajuda.

Anunciar produtos pelo Google Shopping é uma das formas para melhorar a performance de vendas de um e-commerce. Com o Google Shopping você pode criar as campanhas e atrair mais consumidores interessados em comprar os produtos que são vendidos por sua loja.

Neste post, você vai saber o que é e como funciona o Google Shopping, porque é importante considerar sua utilização nas estratégias de marketing e como funciona a criação de anúncios no ERP. Conheça ainda motivos para criar as campanhas por meio do Tiny ERP. Boa leitura.

O que é e como funciona o Google Shopping?

O Google Shopping é uma ferramenta desenvolvida pelo Google, que funciona como uma vitrine virtual para sua loja. É uma forma de alcançar possíveis compradores no momento certo, onde há maior possibilidade de conversão.

Ela permite que os vendedores consigam anunciar seus produtos diretamente na página de pesquisa do Google, onde milhares de pessoas procuram por produtos e serviços. Isso tudo com orçamento previamente definido, para que você tenha total controle de quanto vai investir.

Na prática, se um consumidor procura por um produto como “tênis Adidas superstar branco”, o Google entende que o usuário tem interesse por este produto e indica sites onde eles são vendidos além das informações sobre o produto. Esses resultados são ordenados por relevância sempre pensando na melhor experiência do usuário. 

Como os anunciantes que utilizam o Google Shopping disponibilizam informações sobre os produtos, como imagens, preço e características, como tamanho, cor e estampa, a chance deste consumidor ser atraído até a loja e efetuar a compra aumenta.

Temos um webinar super bacana sobre Google Shopping, para que você aprenda mais sobre a ferramenta:

Por que usar o Google Shopping na estratégia de marketing?

O Google Shopping é um grande aliado nas vendas online. Por isso, separamos três motivos para usar a ferramenta como estratégia para o seu negócio:

Aumento do tráfego da loja virtual

O uso do Google Shopping tem como principal vantagem o aumento de tráfego qualificado para sua loja, levando potenciais compradores diretamente aos produtos anunciados no seu site.

Durante as pesquisas no buscador, se a sua empresa aparecer entre as primeiras posições, as chances de atrair a atenção do consumidor e ter sua página visitada aumentam, assim como as oportunidades de efetuar a compra e ainda voltar para sua loja em futuras compras.

Aumento das conversões

Com o aumento de audiência qualificada, as chance de conversão também aumentam pois irá atrair clientes que estão interessados pelo seus produtos. Oferecer uma boa experiência de compra será fundamental para gerar uma venda, por isso o seu site precisa estar preparado, com um layout adequado ao posicionamento da sua marca, com qualidade nas fotos dos produtos, descrições completas e boas opções de pagamento e frete.

Dica:

A oportunidade de oferecer um produto relacionado ao anúncio também pode trazer mais vendas. Quando o cliente chegar no seu site para conferir o “tênis adidas superstar branco” terá a oportunidade de oferecer produtos complementares para fechar a compra.

Atração de novos clientes

Anunciar no Google Shopping tem a finalidade de levar mais visitantes qualificados à sua própria loja e de oferecer os produtos no momento exato em que estão sendo procurados, aumentando as chances de conversão.

Ao realizar pesquisas, os consumidores podem encontrar a sua loja nos resultados de busca. Junto a outros anunciantes, sua loja pode se destacar ao ter produtos com boa descrição, com boa resolução e preço competitivo.

O consumidor que ainda não conhece a sua empresa ou que nunca visitou o seu site, não sabe que você pode ter o que ele procura. Por isso, estar nas primeiras colocações dos resultados das buscas aumenta as chances do consumidor conhecer sua loja e comprar os itens que está precisando.

Anúncios no Google Shopping com o Tiny ERP

Você pode fazer do Google a vitrine da sua loja com a ajuda do Tiny. O ERP possui uma ferramenta para criar anúncios no Google Shopping.

Você pode fazer do Google a vitrine da sua loja com a ajuda do Tiny. O ERP possui uma ferramenta para Google Shopping, onde é possível sincronizar o catálogo de produtos com o Merchant Center, repositório de produtos do Google, e criar campanhas de forma fácil, sempre acompanhando os resultados.

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Para que seja possível criar campanhas inteligentes, a plataforma de e-commerce que você utiliza deve permitir a criação de pequenos códigos em sua loja. Esses códigos são responsáveis por relatar ao Google, comportamentos específicos dos usuários em seu e-commerce, como quando uma página foi acessada ou houve a realização de uma compra.

As plataformas abaixo permitem que você crie Campanhas inteligentes do Google Shopping. Para as demais plataformas, é possível utilizar a integração com o Google Merchant Center através do Tiny.

Na ferramenta do Tiny para Google Shopping, ao criar uma campanha, o vendedor deve selecionar algumas informações para a campanha, como:

  • Segmentação: estados em que deseja que seus anúncios apareçam. Pense bem nos produtos que irá vender e crie uma estratégia de acordo com o público;
  • Produto: selecione os produtos que veicularão na campanha por marca, categoria específica ou então todos aprovados no Merchant.
  • Orçamento: valor que deseja investir diariamente na campanha. O orçamento das campanhas ajuda você a manter os custos de publicidade sob controle, e você só paga pelos cliques que seu anúncio recebe;
  • Veiculação: período de veiculação da campanha.O ideal é criar campanhas dos segmentos em que seu e-commerce é competitivo e deixar que elas rodem por pelo menos 20 dias. Após esse período, o algoritmo de aprendizagem terá dados suficientes para começar a performar melhor e obter melhores resultados, exibindo os anúncios para compradores com mais interesse e potencial de conversão.

Durante as campanhas, você vai poder acompanhar resultados como Impressões, Cliques, Custos, Conversões.  Estas e outras informações ficam centralizadas em um dashboard de desempenho geral.

Dica:

Analise os resultados da sua campanha e faça ajustes até obter resultados satisfatórios. Se o número de cliques está baixo, por exemplo, certifique-se que o preço do seu produto está competitivo com o mercado e se a foto está com boa qualidade.

Motivos para utilizar a ferramenta do Tiny para Google Shopping

Com o Google Shopping, os produtos anunciados são exibidos no topo das pesquisas do Google, com imagem e link para compra direta.

O Tiny é uma das únicas soluções do mercado que contempla uma integração em tempo real com o Google Shopping, enviando carga de produtos conforme disponibilidade do estoque, controle de preços e análise de resultados.

Conheça outras vantagens:

  • A ferramenta é gratuita;
  • Permite que vendedores do comércio eletrônico criem campanhas e anunciem seus produtos de forma fácil, simplificada e otimizada;
  • Você pode enviar os produtos desejados para o repositório de produtos do Google (Merchant Center) de forma automatizada;
  • Não é necessário ter conhecimento técnico, basta seguir as recomendações do Tiny e completar as informações solicitadas de cada produto (ex: descrição adequada, categorização, preço etc.);
  • Os produtos são revisados pelo Tiny antes de serem enviados para o Google, tornando mais eficiente a etapa de aprovação. O Tiny mantém as etapas de aprovação dos produtos atualizadas, para que você possa realizar as correções e melhorias necessárias;
  • Pausa automática dos anúncios. Sempre que um produto estiver indisponível no estoque o anúncio é pausado automaticamente, ou seja, seus anúncios não veicularão em campanhas do Shopping quando não estiverem com estoque disponível;
  • Economia do investimento em anúncios levando compradores apenas aos produtos disponíveis no momento;
  • Análise de resultados, para que você saiba qual a performance de sua campanha ou de determinado produto.

Dica:

Você pode utilizar o recurso de análise de Giro de Estoque para identificar produtos de baixo giro de vendas e criar campanhas específicas para vendê-los, o que pode ser feito de maneira automatizada com a ajuda do Tiny ERP.

Concluindo

Utilizar o Google Shopping como estratégia é interessante para quem está começando no e-commerce, para quem já tem uma operação consolidada e para quem deseja se manter competitivo no mercado aumentando o número de conversões.

Considere criar os anúncios por meio do Tiny ERP, assim poderá manter os dados atualizados em tempo real, sobretudo, em relação à disponibilidade do estoque.

O Tiny ERP é uma solução que oferece praticidade e operação simplificada para facilitar o processo até mesmo de quem não tem grandes habilidades técnicas ou conhecimento aprofundado da ferramenta do Google.

Com o Google Shopping conectado ao Tiny, os vendedores conseguem analisar a performance de suas campanhas e das vendas que geradas, assim, é possível otimizar sua estratégia de anúncios.

Para cada conta que utiliza Google Shopping no Tiny, o vendedor recebe até R$225 de bônus para criar anúncios, de forma proporcional ao investimento. Por exemplo: Se investir R$ 100,00, ganha R$ 100,00 de bônus, sendo R$ 225,00 o limite. Essa é uma forma de ajudar os micro e pequenos vendedores a alavancar suas vendas.

O Google Shopping é uma grande oportunidade para aumentar as vendas em um e-commerce. A frequência de anúncio dos produtos pode aumentar a visibilidade dos produtos, chamar a atenção e despertar mais interesse dos consumidores.

Entenda na prática como funciona o Google Shopping no Tiny

Se você gostou deste post, continue em nosso blog e conheça agora mesmo todos os recursos do Tiny ERP para e-commerce que simplificam a operação da sua loja virtual.