Como acompanhar a situação dos pedidos do Mercado Livre


Entender o fluxo de um pedido de venda é fundamental para as operações de um e-commerce. O lojista precisa saber quantos pedidos recebeu, quantos ainda estão aguardando pagamento e quais já foram entregues para os clientes. E para isso, utilize o Tiny ERP.


Acompanhar a situação dos pedidos faz com que o backoffice do e-commerce fique organizado. Assim, a equipe sabe em qual etapa se encontra o pedido e o que é preciso ser feito para cada uma das compras realizadas pelos clientes.


Dificuldade do seller X Solução no Tiny


Acompanhar as situações dos pedidos é necessário. Sem um sistema ERP para centralizar essas informações, o vendedor precisa acessar todas as suas contas no Mercado Livre para verificar o status de cada compra.


Com o Tiny ERP, o acompanhamento se torna mais simples. Você consegue verificar as situações dos pedidos do e-commerce de múltiplas contas no Mercado Livre e acompanhar cada pedido que receber no ERP. A ideia é que, após configurar a integração com o Mercado Livre, você possa fazer tudo através do Tiny.


O Tiny sincroniza as situações dos pedidos com o Mercado Livre. Você pode acompanhar a situação de cada pedido para saber exatamente em qual etapa cada um está no processo de venda.


Além disso, fica sabendo o momento em que o pedido foi realizado, quando o cliente efetuou o pagamento, quando o pedido pode ser enviado e até o momento da entrega da encomenda.


post image

Como mapear as situações dos pedidos no Tiny ERP?


Um dos objetivos do Tiny é tornar a rotina mais leve e organizada. Assim como enviar os produtos para o Mercado Livre e responder as perguntas do Mercado Livre diretamente no sistema, você pode mapear as situações dos pedidos no e-commerce para poder acompanhar a evolução dos pedidos dentro do Tiny. Veja como é fácil:


Acesse Menu > Configurações > Aba e-commerce > Integrações > escolha sua integração com o Mercado Livre. Na aba situações, você pode realizar o mapeamento, que é o vínculo entre o nome da situação no Mercado Livre com a situação dentro do Tiny.


Ao clicar em Adicionar situações padrão, o Tiny busca as situações disponíveis do Mercado Livre para que você possa mapear com as situações disponíveis do Tiny. Veja abaixo as situações padrão:


post image

Você pode mapear todas as situações acima ou apenas as que fazem sentido para o seu negócio. Caso utilize situações que não são padrão, é só clicar em adicionar mapeamento de situação e realizar o preenchimento.


Na mesma tela de configuração das situações, você pode escolher entre Sim ou Não no campo "Permite retroceder situação dos pedidos na sincronização das situações". Se optar por Sim, será possível retornar para a situação anterior do pedido. Por exemplo, um pedido em situação Enviado pode voltar para a situação Preparando Envio.


Importante: Ao importar um pedido de venda do e-commerce para o Tiny, o pedido assume a situação configurada no mapeamento. Caso esta configuração não seja realizada, o pedido será importado e atribuído a situação Em aberto.      


Você pode conhecer mais sobre a integração com o Mercado Livre no vídeo abaixo:




    post anterior
    Como enviar produtos para vender no Mercado Livre com o Tiny
    próximo post
    Centralizando os pedidos do Mercado Livre no Tiny ERP
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.