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5 dicas  para otimizar o fluxo do pedido de venda

5 dicas  para otimizar o fluxo do pedido de venda

02.09.2019 por Laika em E-Commerce

Conheça 5 dicas de como melhorar a gestão do fluxo de pedido de venda e organizar o backoffice do e-commerce.

O controle do pedido de venda é um dos processos mais importantes dentro do empreendimento, seja ele e-commerce, serviços, comércio ou indústria. Uma boa gestão de vendas permite que sua empresa possa faturar de forma eficiente e crescer.

Uma gestão do fluxo de pedido de venda eficiente traz vários benefícios como:

  • controle de estoques
  • agilidade no envio do pedido
  • previsibilidade de vendas

Estas informações fornecem dados importantes como os produtos mais vendidos, os que estão parados e os de menor visibilidade, essenciais para que o gestor possa analisar a necessidade de compras, a curva ABC e o giro de estoque.

Toda a empresa deve ter em mente a importância de uma boa gestão de vendas para o negócio. Este post o ajudará a compreender como funciona o fluxo do pedido de venda trazendo 5 dicas de como melhorar os processos e oferecer um atendimento de excelência.

O que é fluxo de pedido de venda?

É um processo que consiste na organização das vendas através de etapas mapeadas e rotineiras, para desenvolver a atividade de venda de bens ou serviços com maior agilidade e oferecer ao comprador uma experiência agradável.

Esse processo, quando bem realizado e organizado proporciona grandes benefícios, como maior produtividade, controle de processos e menor possibilidade de erros. Ao utilizar ferramentas contidas nos softwares de gestão, podem ser aliados na otimização do faturamento da empresa.

O processo de compra do cliente começa no acesso ao ambiente virtual, com a escolha da mercadoria a ser adquirida, o que resulta na recepção do pedido em um sistema de gestão ERP, que realiza o processamento da venda desde o recebimento até o envio do produto ao cliente.

Pedido de venda sendo preparado para o envio.
Entregue boas experiências para os clientes

Qual a importância da gestão do pedido de venda?

Alcançar as metas, conquistar a satisfação do cliente e ter um processo interno organizado são alguns dos objetivos corporativos. Muitas equipes não conseguem alcançar seus objetivos pela ausência de um procedimento interno a ser seguido.

A falta de organização de uma empresa, independentemente do nível e da estrutura, pode afetar não só a equipe de trabalho, mas também duas partes fundamentais para o negócio — os clientes e a saúde financeira.

Em um e-commerce, a vantagem de maior alcance de clientes propicia uma demanda maior de vendas e precisa ser gerenciada corretamente para evitar atrasos no envio das encomendas.

Contar com boas ferramentas para uma gestão eficiente do fluxo de pedido de venda é essencial para o crescimento do negócio, pois torna tudo mais fácil de monitorar e possibilita analisar os pontos que precisam ser aprimorados.

Quais são as 5 principais dicas para a gestão eficiente do fluxo de pedido de venda?

O fluxo de pedido de venda é um processo necessário a qualquer tipo de negócio e se o empreendedor deseja ter sucesso e crescer de forma correta, deve considerar esse ponto desde as primeiras etapas de planejamento do negócio.

Independentemente de o profissional ter perfil de empreendedor, vendedor ou administrador, trabalhar com um processo organizado e bem gerenciado faz com que tudo se torne mais simples de administrar. Separamos algumas dicas para aumentar as chances de sucesso:

1. Mantenha o comprador atualizado sobre o andamento do pedido

Os clientes são a base para o sucesso de qualquer estratégia empresarial. Um comprador satisfeito, que passou por uma boa experiência de compra em um e-commerce, tem mais chances de voltar a loja quando precisar.

Sendo assim, para fidelizar um comprador você precisará de muito mais do que um produto de qualidade. Ofereça um serviço em que o comprador seja informado quando o pagamento for efetuado, a Nota Fiscal for emitida, o pedido enviado e estabeleça uma relação de confiança durante a compra.

2. Controle o estoque

Para um bom fluxo de vendas, é essencial ter controle de estoque. É importante saber qual mercadoria está disponível e quais são as mais vendidas. O gerenciamento de estoque é primordial e revela dados importantes sobre o negócio, como em quais produtos vale a pena investir.

O controle de estoque é um indicador para o empresário. Além de fornecer dados como base para novas aquisições e investimentos estratégicos, agiliza na hora de separar um produto para enviar a um cliente e facilita as trocas.

Além disso, favorece a gestão de entrada e saída dos produtos, otimiza o tempo da equipe e maximiza a eficiência no atendimento ao cliente. Ter um estoque bem organizado e com fácil identificação dos itens vendidos vai auxiliar a empresa a cumprir o prazo de entrega, resultando em uma boa experiência de compra.

3. Cuide do processo de separação e expedição

O cliente não ficará satisfeito se receber um produto diferente do que foi comprado. Depois que o comprador efetivar o pagamento, os produtos devem passar por um processo rigoroso de separação e expedição, para evitar enganos na hora do envio.

Um software com a funcionalidade de conferência do pedido antes de ser despachado oferece um ganho em eficiência e segurança para o vendedor que garante a expedição correta dos produtos vendidos.

É importante também avaliar os serviços das transportadoras e escolher aquela que disponibiliza meios seguros e eficientes de entrega, com risco reduzido de avarias ou extravios durante o transporte.

Esse é um aspecto fundamental para o cumprimento dos prazos em conformidade com o que foi proposto ao comprador no site da sua empresa.

4. Monitore constantemente

O acompanhamento das vendas é importante para verificar alguns pontos importantes, como os produtos mais vendidos e se os pedidos estão sendo entregues dentro do prazo.

Repassar o procedimento de gestão do fluxo de pedido de venda periodicamente é muito importante para corrigir as falhas e aprimorar a excelência, principalmente na agilidade para despachar as encomendas e promover melhorias.

O monitoramento dos pedidos de venda pode ser realizado através de um sistema que gerencie as vendas, para que as análises sejam precisas. Entre as informações que podem ser geradas, podemos destacar:

  • total de oportunidades em aberto — vendas em andamento que podem ser melhor trabalhadas;
  • preço médio das vendas — é possível identificar a média de negócios e potencializar o ticket em médio e longo prazo em cada canal de venda;
  • tempo médio do despacho do pedido — verificação de cada processo realizado, desde a entrada do pedido até o envio ao cliente;

5. Gerencie de forma profissional com um ERP

Com as facilidades que a tecnologia agregou ao mercado, tornou-se muito prático organizar dados e fazer uma gestão eficiente, mesmo utilizando múltiplos canais de venda. Contar com um software para a gestão do pedido de venda é um diferencial enorme e traz benefícios.

É muito complexo gerir um processo com grandes quantidades de informações sem haver contratempos, sendo assim, é importante utilizar meios que proporcionem mais fluidez e organização.

A empresa que almeja uma visibilidade maior deve eliminar os processos manuais e aderir à automação para ganhar eficiência e diminuir a margem de erros e prejuízos.

Mais que uma ferramenta de organização de dados, um bom sistema de gestão se transforma em ferramenta geradora de informações com recursos importantes para o negócio.

O Tiny ERP é um sistema moderno que entende a complexidade do gerenciamento de empresas, capaz de gerenciar e integrar informações de diversas áreas de uma empresa, padronizar os processos internos e acompanhar o fluxo de cada pedido de venda.

Experimente.