Bem-vindo ao blog do Tiny

9 dicas  para otimizar o fluxo do pedido de venda

9 dicas  para otimizar o fluxo do pedido de venda

02.09.2019 por Laika em artigos-tiny, E-Commerce

Conheça 5 dicas de como melhorar a gestão do fluxo de pedido de venda e organizar o backoffice do e-commerce.

O controle do pedido de venda é um dos processos mais importantes dentro do empreendimento, seja ele e-commerce, serviços, comércio ou indústria. Uma boa gestão de vendas permite que sua empresa possa faturar de forma eficiente e crescer.

Uma gestão do fluxo de pedido de venda eficiente traz vários benefícios como:

  • controle de estoques
  • agilidade no envio do pedido
  • previsibilidade de vendas

Estas informações fornecem dados importantes como os produtos mais vendidos, os que estão parados e os de menor visibilidade, essenciais para que o gestor possa analisar a necessidade de compras, a curva ABC e o giro de estoque.

Toda a empresa deve ter em mente a importância de uma boa gestão de vendas para o negócio. Este post o ajudará a compreender como funciona o fluxo do pedido de venda trazendo 5 dicas de como melhorar os processos e oferecer um atendimento de excelência.

O que é fluxo de pedido de venda?

É um processo que consiste na organização das vendas através de etapas mapeadas e rotineiras, para desenvolver a atividade de venda de bens ou serviços com maior agilidade e oferecer ao comprador uma experiência agradável.

Esse processo, quando bem realizado e organizado proporciona grandes benefícios, como maior produtividade, controle de processos e menor possibilidade de erros. Ao utilizar ferramentas contidas nos softwares de gestão, podem ser aliados na otimização do faturamento da empresa.

O processo de compra do cliente começa no acesso ao ambiente virtual, com a escolha da mercadoria a ser adquirida, o que resulta na recepção do pedido em um sistema de gestão ERP, que realiza o processamento da venda desde o recebimento até o envio do produto ao cliente.

Pedido de venda sendo preparado para o envio.
Entregue boas experiências para os clientes

Qual a importância da gestão do pedido de venda?

Alcançar as metas, conquistar a satisfação do cliente e ter um processo interno organizado são alguns dos objetivos corporativos. Muitas equipes não conseguem alcançar seus objetivos pela ausência de um procedimento interno a ser seguido.

A falta de organização de uma empresa, independentemente do nível e da estrutura, pode afetar não só a equipe de trabalho, mas também duas partes fundamentais para o negócio — os clientes e a saúde financeira.

Em um e-commerce, a vantagem de maior alcance de clientes propicia uma demanda maior de vendas e precisa ser gerenciada corretamente para evitar atrasos no envio das encomendas.

Contar com boas ferramentas para uma gestão eficiente do fluxo de pedido de venda é essencial para o crescimento do negócio, pois torna tudo mais fácil de monitorar e possibilita analisar os pontos que precisam ser aprimorados.

9 principais dicas para a gestão eficiente do fluxo de pedido de venda

O fluxo de pedido de venda é um processo necessário a qualquer tipo de negócio e se o empreendedor deseja ter sucesso e crescer de forma correta, deve considerar esse ponto desde as primeiras etapas de planejamento do negócio.

Independentemente de o profissional ter perfil de empreendedor, vendedor ou administrador, trabalhar com um processo organizado e bem gerenciado faz com que tudo se torne mais simples de administrar. Separamos algumas dicas para aumentar as chances de sucesso:

1. Mantenha o comprador atualizado sobre o andamento do pedido

Os clientes são a base para o sucesso de qualquer estratégia empresarial. Um comprador satisfeito, que passou por uma boa experiência de compra em um e-commerce, tem mais chances de voltar a loja quando precisar.

Sendo assim, para fidelizar um comprador você precisará de muito mais do que um produto de qualidade. Ofereça um serviço em que o comprador seja informado quando o pagamento for efetuado, a Nota Fiscal for emitida, o pedido enviado e estabeleça uma relação de confiança durante a compra.

2. Controle o estoque

Para um bom fluxo de vendas, é essencial ter controle de estoque. É importante saber qual mercadoria está disponível e quais são as mais vendidas. O gerenciamento de estoque é primordial e revela dados importantes sobre o negócio, como em quais produtos vale a pena investir.

O controle de estoque é um indicador para o empresário. Além de fornecer dados como base para novas aquisições e investimentos estratégicos, agiliza na hora de separar um produto para enviar a um cliente e facilita as trocas.

Além disso, favorece a gestão de entrada e saída dos produtos, otimiza o tempo da equipe e maximiza a eficiência no atendimento ao cliente. Ter um estoque bem organizado e com fácil identificação dos itens vendidos vai auxiliar a empresa a cumprir o prazo de entrega, resultando em uma boa experiência de compra.

3. Cuide do processo de separação e expedição

O cliente não ficará satisfeito se receber um produto diferente do que foi comprado. Depois que o comprador efetivar o pagamento, os produtos devem passar por um processo rigoroso de separação e expedição, para evitar enganos na hora do envio.

Um software com a funcionalidade de conferência do pedido antes de ser despachado oferece um ganho em eficiência e segurança para o vendedor que garante a expedição correta dos produtos vendidos.

É importante também avaliar os serviços das transportadoras e escolher aquela que disponibiliza meios seguros e eficientes de entrega, com risco reduzido de avarias ou extravios durante o transporte.

Esse é um aspecto fundamental para o cumprimento dos prazos em conformidade com o que foi proposto ao comprador no site da sua empresa.

4. Monitore constantemente

O acompanhamento das vendas é importante para verificar alguns pontos importantes, como os produtos mais vendidos e se os pedidos estão sendo entregues dentro do prazo.

Repassar o procedimento de gestão do fluxo de pedido de venda periodicamente é muito importante para corrigir as falhas e aprimorar a excelência, principalmente na agilidade para despachar as encomendas e promover melhorias.

O monitoramento dos pedidos de venda pode ser realizado através de um sistema que gerencie as vendas, para que as análises sejam precisas. Entre as informações que podem ser geradas, podemos destacar:

  • total de oportunidades em aberto — vendas em andamento que podem ser melhor trabalhadas;
  • preço médio das vendas — é possível identificar a média de negócios e potencializar o ticket em médio e longo prazo em cada canal de venda;
  • tempo médio do despacho do pedido — verificação de cada processo realizado, desde a entrada do pedido até o envio ao cliente;

5. Gerencie de forma profissional com um ERP

Com as facilidades que a tecnologia agregou ao mercado, tornou-se muito prático organizar dados e fazer uma gestão eficiente, mesmo utilizando múltiplos canais de venda. Contar com um software para a gestão do pedido de venda é um diferencial enorme e traz benefícios.

É muito complexo gerir um processo com grandes quantidades de informações sem haver contratempos, sendo assim, é importante utilizar meios que proporcionem mais fluidez e organização.

A empresa que almeja uma visibilidade maior deve eliminar os processos manuais e aderir à automação para ganhar eficiência e diminuir a margem de erros e prejuízos.

Mais que uma ferramenta de organização de dados, um bom sistema de gestão se transforma em ferramenta geradora de informações com recursos importantes para o negócio.

O Tiny ERP é um sistema moderno que entende a complexidade do gerenciamento de empresas, capaz de gerenciar e integrar informações de diversas áreas de uma empresa, padronizar os processos internos e acompanhar o fluxo de cada pedido de venda.

6. Promover mais automação

Uma grande verdade é que a automação ajuda a evitar muitas falhas nos pedidos. Assim, toda a equipe de vendas do e-commerce minimiza riscos em operações e também que haja clientes insatisfeitos, sempre atento à falta de materiais e prazos de entrega. Todas as etapas do seu processo de organização precisam ser automatizadas.

Um bom sistema de gestão de pedidos precisar conseguir minimizar e excluir tarefas manuais em todo o processo de pedido de vendas. Ao conseguir fazer isso, a eficiência do processo será maior, valiosos recursos serão liberados e o ROI (Return On Investiment) será otimizado.

7. Oferecer diferentes meios de pagamento

Algo bastante determinante para aumentar o fluxo do pedido de venda em um e-commerce é oferecer diferentes meios de pagamento. É importante que os clientes tenham diferentes opções para efetuarem seus pagamentos na loja virtual, com certas vantagens, a fim de facilitar a compra.

Lembrando que é essencial ficar atento a saúde financeira do negócio. Por essa razão, a seleção dessas formas de pagamento precisa ser bem estratégica, com o intuito de assegurar a lucratividade do negócio e também a satisfação dos clientes.

8. Fazer um bom planejamento

O planejamento é sem sombra de dúvidas a porta para consolidar qualquer negócio. Quando um e-commerce oferece um produto ou serviço ao cliente, ele precisa prestar atenção nas etapas que sucederão à compra. Um ótimo exemplo é a entrega, pois quando o cliente visita seu site e efetua a compra, ele espera que o pedido chegue no prazo determinado.

Logo, caso a equipe do estoque não esteja alinhada para fazer a atualização da disponibilidade da mercadoria, o cliente poderá desistir da compra ou ficar muito insatisfeito.

9. Otimize o armazenamento e os custos da operação

O armazenamento é outro fator importante no fluxo do pedido de venda. O fato é que é essencial saber exatamente onde se encontra cada produto no estoque e fazer sua organização de acordo com a saída, preços, entre outros fatores relevantes para simplificar o processo.

Uma ótima forma de integrar esses dados da empresa é o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que é, inclusive, ideal para empresas que objetivam fazer a unificação de tudo em apenas um sistema, —vendas, estoque, compras, operacional, fiscal, entre outros.

Por essa razão, é essencial realizar a gestão de pedidos, a fim de reduzir custos operacionais como o de vendas, por exemplo, evitando falhas que tragam prejuízos e diminua a credibilidade da sua marca.

Use o Tiny ERP para otimizar seus pedidos

O Tiny ERP é um sistema moderno que entende a complexidade do gerenciamento de empresas, capaz de gerenciar e integrar informações de diversas áreas de uma empresa, padronizar os processos internos e acompanhar o fluxo do pedido de venda.

Com o Tiny, você recebe os pedidos de diferentes canais de venda, como loja virtual própria e marketplaces, para que seja fácil separar os produtos, emitir as notas fiscais e enviar as encomendas aos clientes. Experimente 30 dias grátis.