Bem-vindo ao blog do Tiny

Como um software ERP ajuda a organizar sua loja física

Como um software ERP ajuda a organizar sua loja física

09.04.2020 por Laika em ERP

Conheça algumas das funcionalidades de um sistema ERP para organizar e otimizar sua loja física.

A tecnologia vem permitindo uma melhor performance na gestão das empresas. A organização da loja física pode ser melhorada ao contar com um sistema de gestão para auxiliar na otimização dos processos de rotina, aumentando a eficiência da operação.

O controle centralizado das informações possibilita um trabalho diferenciado de atendimento ao cliente, seja na agilidade da venda, nos controles gerais ou emissão de nota fiscal.

Se você está se perguntando como organizar loja física utilizando um software ERP, este post pode ajudar com informações didáticas sobre a implantação da ferramenta e suas funcionalidades.

O que é um ERP e como ajuda na organização?

O ERP é um sistema de gestão integrado que foi desenvolvido para proporcionar aos gestores informações mais consistentes sobre as operações de vendas, administração, finanças, entre outros controles relacionados ao negócio.

O sistema comporta dados relacionados às atividades de rotina, que englobam atividades corriqueiras como emissão de notas e controle de estoques. Permite mensurar os resultados com a aplicação de métricas e emissão de relatórios mais confiáveis, baseados nas informações coletadas.

Com o uso de um ERP é possível organizar os processos e acompanhar o desempenho da loja, de forma organizada para que cada departamento possa analisar através de relatórios os principais indicadores predefinidos.

Sendo assim, todos os procedimentos são interligados. Os pedidos emitidos pelo setor comercial, geram impacto nos departamentos de estoque, compras e financeiros, por exemplo. A gestão financeira pode, assim, elaborar um planejamento mais confiável de contas a pagar, receber e faturamento.

Vale dizer que a escolha do ERP influencia diretamente a efetividade e os bons resultados da loja em relação à gestão. Existem diversos fornecedores e ferramentas específicas para o varejo, e é essencial conhecer as especificidades do sistema para fazer uma boa escolha.

Quais são os recursos do Tiny ERP para a loja física?

O Tiny ERP é um sistema completo que foi desenvolvido para comportar as operações de uma loja física, como emissão de nota fiscal do consumidor (NFC-e), controle de estoques, gestão das compras e financeiro. Com ele é possível acompanhar os resultados para tomar decisões assertivas.

É um sistema fácil de implementar — basta criar uma conta, configurar e começar a usar — que possibilita, inclusive, a integração entre setores e sistemas de forma otimizada, tudo pensado para quem deseja uma gestão descomplicada.

Conheça alguns dos recursos do Tiny ERP para quem deseja organizar a loja física e otimizar o dia a dia das vendas:

PDV do Tiny

Agilidade. Essa é uma das palavras que são importantes para a boa experiência de compra. Esperar em longas filas para ser atendido pode deixar o cliente insatisfeito e até fazer com que ele desista da compra.

O módulo PDV foi criado para melhorar esse processo e agilizar a forma com que as vendas são incluídas no sistema. Assim, o cliente consegue realizar uma compra rápida, sem a necessidade de um pré cadastro, com um tempo mínimo dentro da loja.

Para empresas que já atuam ou desejam atuar com as vendas em um canal físico, esse é um recurso importante. As funções do PDV do Tiny são diversificadas:

  • inclusão de produtos na venda;
  • cadastro de novos produtos;
  • incluir um cliente na NFC-e ou no recibo
  • cadastro de novos clientes;
  • aplicação de desconto em cada item da venda;
  • aplicação de desconto no valor total da venda;
  • escolha da forma de pagamento, podendo ser dinheiro, crediário, cartão de crédito ou cartão de débito;
  • inclusão do valor de frete, caso trabalhe com entregas;
  • compartilhamento de nota fiscal do consumidor ou recibo de venda via WhatsApp ou e-mail;
  • visualização do troco;
  • escolha de um vendedor para cálculo comissões.

Veja na prática como funciona o PDV do Tiny ERP:

Multi empresas

Muitas empresas com loja física passam a vender no e-commerce através de uma segunda empresa, ou já tem um e-commerce e querem expandir os negócios através da loja física.

Esse é um recurso que facilita o controle de cadastros de fornecedores e clientes, além de produtos e estoque de mais de uma empresa, para que todos tenham acesso por meio da conta do Tiny, com a acesso rápido a cada uma delas.

Aprenda com o Estêvão, Analista de Requisitos na Tiny, como funciona o Multi Empresas:

Nota fiscal do consumidor

O sistema permite que emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) seja realizada de forma ágil, com ou sem informações do cliente. A nota pode ser diretamente para consumidor final.

A Nota Fiscal de Consumidor substitui o cupom fiscal, e é o documento que formaliza a operação de venda para cálculo e recolhimento dos impostos correspondentes, além de oferecer garantias ao consumidor sobre a efetivação de compra dos produtos adquiridos na loja física.

Proposta comercial

Nesse módulo é possível gerenciar todos os orçamentos enviados aos clientes e acompanhar o status de cada proposta comercial. Caso precise, poderá fazer alterações e encaminhar via e-mail, imprimir. Quando houver uma proposta ideal, é possível criar um modelo padrão para ser utilizado novamente. 

Assim que o cliente der o próximo passo e aprovar a proposta, será possível gerar o pedido, considerando todas as informações e dados do acordo e até gerar o boleto de pagamento para enviar ao seu clientes por e-mail.

Além destes, são diversos outros recursos que podem ser utilizados em uma loja física, como cadastro de produtos, ordens de compra, cadastro de fornecedores, CRM, gestão de estoque, entre outros.

Como escolher um ERP para loja física

Ao escolher um ERP para sua loja física, tenha em mente que um sistema ERP pode resolver muitos dos problemas enfrentados pelos gestores de lojas físicas, desde a otimização e padronização no processo de vendas até a gestão completa dos estoques que possibilite fazer compras mais assertivas.

O uso de um software pode tornar a gestão de varejo mais eficiente, padronizando, otimizando e agilizando os processos internos. As funcionalidades de um ERP devem ir ao encontro das soluções que a loja física precisa para alcançar eficiência de vendas.

Antes de tomar a decisão e contratar o serviço, considere todos os seus recursos.

  • realize testes;
  • verifique a capacidade de atualização do estoque e emissão de notas fiscais;
  • assegure a disponibilização de um suporte técnico adequado.

Por isso, escolha um ERP com os recursos necessários para suprir as necessidades do seu negócio, como vendas, compras e gestão de estoques. Ele precisa trazer facilidades para o trabalho dos funcionários, além de segurança e confiabilidade ao cliente no processamento das suas compras.

O Tiny ERP oferece recursos que contemplam as diversas áreas e atividades como faturamento, gestão de produtos, gestão de compras e financeiro. Com o software você vai conseguir:

  • faturamento – receber, separar, embalar e expedir pedidos;
  • gestão de produtos – conectar os canais de vendas, sincronizar os estoques e atualizar preços;
  • gestão de compras – avaliar a necessidade de compra, gerir ordens de compra e formar preços;
  • financeiro – integrar recebíveis, controlar pagamentos, demonstrar resultados.

Agora que você já sabe que existe um sistema de fácil integração das atividades da loja física e todos os setores envolvidos na venda convidamos você a experimentar o Tiny ERP e conhecer na prática como ele pode ajudar o desenvolvimento do seu negócio.