Bem vindo ao blog do Tiny

O sistema ERP e seu papel na gestão do back office do e-commerce

O sistema ERP e seu papel na gestão do back office do e-commerce

24.04.2019 por Daniela em ERP

Manter a rotina de uma empresa é fundamental, e o sistema ERP tem um papel fundamental nesse processo.

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, o planejamento dos recursos de uma empresa. O sistema ERP é utilizado por empresas para auxiliar em controles gerais, descomplicando e organizando processos.

Entre suas principais funções, está a centralização das informações de diferentes setores das empresas, para que os dados sejam mais precisos e facilitem a tomada de decisão quando necessário. Ele simplifica, controla e otimiza a rotina.

A centralização envolve cadastro de produtos e seu anúncio em diversos canais de venda, a recepção dos pedidos feitos em apenas um lugar, emissão facilitada de notas fiscais, importação de XML de notas de compra, envio de pedidos aos clientes, controles financeiros, entre diversas funções.

E o sistema ERP pode ser cloud, ou seja, não há necessidade de instalação e todos os dados inseridos ficam salvos na nuvem. Uma das maiores vantagem de utilizar um sistema ERP Cloud é sua disponibilidade, pois pode ser acessado em qualquer dispositivo com acesso a internet.

Gestão do negócio utilizando um sistema ERP

A organização deve estar presente em todos os setores, e o sistema ERP é uma ferramenta fundamental para manter tudo em ordem, independente de qual segmento de mercado ela pertence.

Entre as funcionalidades mais buscadas pelas empresa para que a rotina seja otimizada, podemos destacar:

Emissão de notas fiscais (NF)
A inclusão e a emissão de notas fiscais se torna mais prática ao utilizar um sistema ERP. Todas as informações de impostos, cadastros de clientes e produtos já estão presentes no sistema, e assim esse processo se torna mais rápido, otimizando seu tempo.

Tela do Tiny ERP, onde são incluídas as notas fiscais.
Notas fiscais no Tiny ERP

Gestão de pedidos
A gestão centralizada dos pedidos economiza tempo, desde o recebimento até o envio das mercadorias aos clientes e a padronização das etapas faz com que haja melhor controle sobre a situação de cada pedido.

Controle de estoques
Estoques incorretos podem causar problemas na hora das vendas, como fazer anúncio de produtos com estoque zerado. O controle dos estoques, mesmo em múltiplos canais de venda é necessário para o negócio.

Clique e leia sobre a importância de controlar o estoque.

Integração com outros sistemas
Ao integrar o ERP com outros sistemas, como plataformas e marketplaces, o anúncio dos produtos é simplificado e todos os pedidos realizados nas lojas são centralizados no sistema ERP. Além disso, é possível integrar com logística, meios de pagamento, entre outros.

Gestão financeira
O controle sobre as contas a pagar e a receber é necessário para entender a situação da empresa. A centralização das receitas e despesas faz com que o gestões tenha uma visão ampla dos negócios.

Segmentos que utilizam ERP

Qualquer empresa pode utilizar um sistema para gestão e organização, independente do segmento em que atua. É preciso manter as informações centralizadas e organizadas para tudo esteja ao alcance quando for necessário.

Destacamos quatro segmentos de empresas, os quais são atendidos pelo Tiny ERP.

E-commerce
Fazer a gestão de um e-commerce pode ser bastante complicado se a empresa não utilizar um sistema que mantenha tudo organizado. É preciso cadastrar os produtos e disponibilizar os mesmos em um ou mais canais de venda, comprar mercadorias, controlar os estoques, receber os pedidos, emitir as notas fiscais, separar os produtos, enviar para os clientes, controlar as finanças, e outras funções. São tarefas que exigem uma atenção especial e o sistema ERP otimiza todos estes processos.

Conheça os recursos do Tiny ERP para e-commerce

Tiny para e-commerce

Comércio
Manter uma loja física também demanda grandes esforços. O controle de estoques é fundamental para que os vendedores saibam o que podem vender, relatórios entendem quais são as necessidades de compra para suprir as demandas, a atualizações de preço dos produtos para a venda, orçamentos para negociação, pedidos de venda, emissão de notas fiscais e boletos. Uma série de funções são englobadas na gestão.

Conheça os recursos do Tiny ERP para comércio

Serviços
Prestação de serviços ou assistência técnica também precisam de organização e padronização. A inclusão das ordens de serviço com mão de obra e peças utilizadas no serviço, os contratos para cobranças recorrentes, as notas fiscais de serviço, os orçamentos, são tarefas que um ERP pode organizar e fornecer dados precisos.

Conheça os recursos do Tiny ERP para serviços

Indústrias
Pequenas ou grandes indústrias precisam de um controle de produção para que não haja problemas com oferta e procura de produtos fabricados. As ordens de produção devem ser de acordo com a necessidade, a fim de suprir a quantidade de pedidos em aberto. O controle, tanto de estoque de matéria-prima quanto dos produtos fabricados, é necessário para que não falte suprimentos para a produção e para cumprir as demandas. Os orçamentos e notas fiscais também são incluídos através de um ERP.

Conheça os recursos do Tiny ERP para indústrias

Entender as necessidades de sua empresa é o primeiro passo para escolher um ERP que possa otimizar todos os processos. O Tiny ERP é um sistema que organiza a rotina das empresa, para que elas tenham mais tempo para focar nas estratégias organizacionais.