Bem-vindo ao blog do Tiny

ERP cloud e ERP local. Qual é o melhor para seu negócio?

ERP cloud e ERP local. Qual é o melhor para seu negócio?

16.05.2019 por Daniela Borsoi em ERP

Conheça as vantagens e desvantagens entre software ERP cloud e ERP local, para que você possa escolher a melhor opção para seu negócio.

Abrir uma empresa pode ser complicado devido a tanta burocracia. Manter ela organizada não pode ser uma tarefa difícil. É nesse momento que o software ERP cloud ou local tem papel fundamental.

Economicamente falando, podemos dizer que as empresas cada vez querem fazer mais, com menos. A ideia é aumentar a eficiência das operações, sem que isso se torne um custo alto, que no fim das contas prejudique a empresa.

O objetivo deste post é mostrar as vantagens e desvantagens entre software ERP cloud e ERP local, para que você possa escolher a melhor opção. Continue lendo e veja também por que o Tiny ERP pode ser uma boa alternativa para o seu negócio.

O que é o ERP?

O ERP — Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Integrado — é um sistema desenvolvido para auxiliar as empresas e gestores na organização e otimização dos processos, integrando as atividades dos setores com o objetivo de centralizar as informações e favorecer a tomada de decisão.

Qual a importância de utilizar um ERP na empresa?

A tecnologia está presente no dia a dia para ajudar a pequenas, médias e grandes empresas a manter as operações atualizadas, sem que nada seja deixado para trás por falta de organização ou padronização.

O sistema ERP facilita a execução das atividades de rotina ao automatizar e padronizar as atividades, minimizando o risco de erros e retrabalho. Com isso, a empresa tende a aumentar a eficiência e qualidade das entregas.

Os resultados podem ser percebidos quando a empresa começa a ganhar visibilidade em função dessas entregas e os clientes passam a confiar mais nos processos, criando vínculos mais duradouros.

O ERP oferece uma boa experiência quanto ao tratamento do cliente, devido à facilidade de registro e armazenamento de dados, além da agilidade na busca e localização das informações referentes a cada um dos clientes.

Diferenças entre ERP cloud e ERP local

As distinções são diversas, então vale a pena comparar os dois tipos de ERP, afinal cada empresa é única e deve optar pelo sistema que melhor atende suas necessidades para corresponder às expectativas.

Para uma análise mais precisa, vamos considerar, além dos aspectos gerais, questões como armazenamento de dados, mobilidade, segurança, investimento de implantação. Assim será mais fácil decidir sobre o tipo de ERP para a empresa.

ERP cloud

Fazer mais, com menos? Essa é uma das premissas do software ERP cloud, ou seja, na nuvem, que é uma alternativa viável para empresas que precisam enxugar os custos. Conheça os detalhes deste tipo de ERP.

ERP cloud
ERP cloud, acessível em qualquer dispositivo conectado à internet

Mobilidade

O ERP cloud é oferecido de forma online, sendo assim pode ser acessado em qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, por meio de um aplicativo ou um navegador web.

A mobilidade é um dos grandes destaques de uma solução cloud. Com a possibilidade de acesso aos dados e informações à distância, a empresa terá mais independência e facilidade de uso, sobretudo, em ambientes externos.

Investimento

O investimento para contratação é consideravelmente mais barato, por não exigir a compra de uma licença para uso. Além disso, não há custos de manutenção, segurança e energia para manter servidores próprios.

A empresa não precisa manter, por exemplo, um técnico de informática específico para cuidar dessa parte. Ao contratar uma empresa séria e especializada no fornecimento de um ERP cloud, será possível contar com o apoio da equipe de suporte.

Com o ERP cloud o time de TI pode ser mais bem aproveitado em demandas estratégicas. Assim, a produtividade pode aumentar, já que não será mais preciso dedicar tanto tempo às manutenções de uma estrutura física.

É de costume que seja cobrada uma mensalidade para uso, que pode ser de acordo com as funcionalidades, usuários, módulos, entre outros. São os chamados SaaS (Software as a service).

Facilidade para começar a utilizar

Outra vantagem do ERP cloud é a facilidade, pois é preciso apenas contratar, configurar e começar a utilizar. Um ERP customizado pode levar um longo e precioso tempo para ser desenvolvido por completo, podendo atrasar o planejamento e onerar o orçamento da sua empresa.

Segurança dos dados

Quando falamos em cloud, uma das preocupações é com a segurança dos dados, mas é importante afirmar que eles ficam salvos na nuvem, em data centers terceirizados que são bastante seguros, protegidos por especialistas que se dedicam contra falhas, ciberataques ou eventos que prejudiquem o serviço.

Os dados na nuvem são tão sensíveis quantos os offline, em caso de tentativas de ataques. Por esse motivo, recomenda-se que as empresas escolham um ERP confiável, que se preocupe com os dados que estão armazenados no sistema.

ERP local

O ERP local conta com vantagens e desvantagens para o seu negócio.

ERP Local


ERP local, com necessidade de um servidor próprio

Infraestrutura

O ERP local necessita de uma infraestrutura física para funcionar, sendo essencial que a empresa tenha máquinas e equipamentos para rodar a aplicação. O tamanho da infraestrutura varia conforme o tamanho da empresa. Quando maior, mais robusto deve ser.

Despesas com manutenção

As despesas de manutenção em hardwares como servidores físicos são onerosas e podem ocorrer em um momento em que a empresa não está preparada para o desembolso.

Espaço físico

É preciso reservar um espaço acondicionado, o que eleva ainda mais o valor de investimento. É necessário ter uma equipe específica, no mínimo com duas pessoas, para o caso de ausência temporária ou definitiva, férias ou demanda em caso de uma infraestrutura muito grande.

Investimento

Ao falarmos de custos, fica claro que esta é uma operação mais custosa, que pode ser inviável para pequenos negócios. Além do custo de implementação, há o alto custo de manutenção mensal.

Caso a empresa ainda não tenha o controle efetivo dos seus recebíveis, talvez não seja a melhor solução, em razão dos gastos pré-determinados e risco de aumentar com os possíveis imprevistos.

Customização

A maior vantagem de ter um sistema de gestão local é sua customização, que pode seguir um padrão específico para cada empresa. Apesar de demandar mais tempo, a empresa tem o poder de determinar como serão as operações e padronizar cada módulo.

Então, qual o ERP ideal?

O uso de soluções na nuvem está cada vez mais invadindo o mercado. Fotos, vídeos, documentos, entre outros, está tudo na nuvem para que o armazenamento seja prático, seguro e claro, que esteja sempre à mão quando necessário.

Tanto o ERP cloud, quanto o ERP local tem suas vantagens e desvantagens, mas é evidente que pequenas operações podem ter mais benefícios ao utilizar um ERP cloud, principalmente ao se tratar dos custos envolvidos.

O acesso a qualquer hora e em qualquer lugar é outra grande vantagem da nuvem, afinal quem está começando as atividades não quer perder nenhuma oportunidade. Quer sempre avaliar o crescimento da empresa para poder agir conforme o andamento dela.

Com um ERP cloud é possível acompanhar a evolução e o crescimento do negócio e visualizar a necessidade de tornar o sistema mais robusto. A versão em nuvem traz maior conforto para a gestão sobre as decisões de fazer ou não investimentos.

O Tiny é um ERP cloud

O Tiny ERP tem como uma de suas premissas proporcionar a pequenas e médias empresas a oportunidade de se organizarem utilizando um software cloud, com baixo investimento e recursos que otimizam a rotina das operações do e-commerce, para que ela seja organizada, fluída e prazerosa.

Os processos que fazem o e-commerce faturar, desde o anúncio de produtos em múltiplos canais de venda, da recepção centralizada dos pedidos e emissão das notas fiscais, até controles financeiros e pós-venda, ficam em boas mãos dentro do ERP.

Os recursos do Tiny ERP disponíveis para uso em nuvem simplificam as operações da loja virtual, para um funcionamento rápido e eficiente. Com ele as funcionalidades essenciais ganham melhor desempenho. Conheça algumas das funcionalidades:

Recepção de pedidos

Receba pedidos de vários canais de venda e centralize todos dentro do Tiny ERP.

Separação e embalagem

Emita listas de separação dos pedidos, realize a conferência (checkout) e imprima as etiquetas para o envio.

Nota Fiscal (NFe)

Gere e emita as Notas Fiscais que acompanharão os pedidos recebidos.

Expedição

Crie pré-listas de postagem para os Correios (PLP), códigos de rastreamento das encomendas e listas de coleta para transportadoras.

Conheça os recursos do Tiny ERP

Concluindo

A escolha entre ERP cloud e ERP local dependem do momento e dos objetivos da empresa, além das possibilidades de recursos para investimento. É importante entender as principais diferenças e benefícios que cada uma dessas soluções pode trazer em médio e longo prazo.

A análise das características e funcionalidades é o que vai ajudar na escolha do melhor sistema ERP para a sua empresa. Considere todos os aspectos, analise os prós e contras e não abra mão de ter um parceiro sério que garanta suporte em todas as etapas.

Embora seja um desafio decidir entre ERP cloud e ERP local, o uso de um sistema em nuvem, cada vez mais frequente, mostra que essa é uma solução capaz de assegurar bons resultados, com menor custo e igual ou maior nível de segurança.

Agora que você já conhece a diferença entre as duas opções, escolha qual a melhor opção para o seu negócio.