Bem vindo ao blog do Tiny

ERP cloud e ERP local. Qual é o melhor para seu negócio?

ERP cloud e ERP local. Qual é o melhor para seu negócio?

16.05.2019 por Daniela Borsoi em ERP

Conheça as vantagens e desvantagens entre software ERP cloud e ERP local, para que você possa escolher a melhor opção para seu negócio.

Abrir uma empresa pode ser complicado devido a tanta burocracia. E manter ela organizada não pode ser uma tarefa difícil. É nesse momento que o software ERP cloud ou local tem papel fundamental.

Economicamente falando, podemos dizer que as empresas cada vez querem fazer mais, com menos. A ideia é aumentar a eficiência das operações, sem que isso se torne um custo alto, que no fim das contas prejudique a empresa.

Felizmente, a tecnologia está presente no dia a dia para ajudar a pequenas, médias e grandes empresas a manter as operações em dia, sem que nada seja deixado para trás por falta de organização ou padronização.

Diferenças entre ERP cloud e ERP local

As distinções são diversas, então vale a pena comparar os dois tipos de ERP, afinal cada empresa é única e deve optar pelo sistema que melhor atende suas necessidades.

ERP cloud

Fazer mais, com menos? Essa é uma das premissas do software ERP cloud, ou seja, na nuvem, que é uma alternativa viável para empresas que precisam enxugar os custos para conseguir se manter ativas.

O ERP cloud é oferecido de forma online, sendo assim pode ser acessado em qualquer dispositivo que tenha acesso a internet, por meio de um aplicativo ou um navegador web.

O investimento para contratação é consideravelmente mais barato, por não exigir a compra de uma licença para uso. Além disso, não há custos de manutenção, segurança e energia para manter servidores próprios. É de costume que seja cobrada uma mensalidade para uso, que pode ser de acordo com as funcionalidades, usuários, módulos, etc. São os chamados SaaS (Software as a service).

ERP cloud
ERP cloud, acessível em qualquer dispositivo conectado à internet

Outra vantagem do ERP cloud é a facilidade, pois é preciso apenas contratar, configurar e começar a utilizar. Um ERP customizado pode levar um longo e precioso tempo para ser desenvolvido por completo, podendo atrasar o planejamento e onerar o orçamento da sua empresa.

Quando falamos em cloud, há quem se preocupe com a segurança dos dados, mas é importante afirmar que eles ficam salvos na nuvem, em data centers terceirizados que são bastante seguros, protegidos por especialistas que se dedicam contra falhas, ciberataques ou eventos que prejudiquem o serviço.

ERP local

O ERP local necessita de uma infraestrutura física para funcionar, sendo essencial que a empresa tenha máquinas e equipamentos para rodar a aplicação. O tamanho da infraestrutura varia conforme o tamanho da empresa. Quando maior, mais robusto deve ser.

Ao falarmos de custos, fica claro que esta é uma operação mais custosa, que pode ser inviável para pequenos negócios. Além do custo de implementação, há o alto custo de manutenção mensal.

A maior vantagem de ter um sistema de gestão local é sua customização, que pode seguir um padrão específico para cada empresa.

ERP Local


Então, qual o ERP ideal?

O uso de soluções na nuvem está cada vez mais invadindo o mercado. Fotos, vídeos, documentos, etc., está tudo na nuvem para que o armazenamento seja prático, seguro e claro, que esteja sempre a mão quando necessário.

Tanto o ERP cloud, quanto o ERP local tem suas vantagens e desvantagens, mas é evidente que pequenas operações podem ter mais benefícios ao utilizar um ERP cloud, principalmente ao se tratar dos custos envolvidos.

O acesso a qualquer hora e em qualquer lugar é outra grande vantagem da nuvem, afinal quem está começando as atividades não quer perder nenhuma oportunidade. Quer sempre avaliar o crescimento da empresa para poder agir conforme o andamento dela.

O Tiny é um ERP cloud

O Tiny tem como uma de suas premissas proporcionar a pequenas e médias empresas a oportunidade de se organizarem utilizando um software cloud, com baixo investimento e recursos que otimizam a rotina das operações do e-commerce, para que ela seja organizada, fluida e prazerosa.

Os processos que fazem o e-commerce faturar, desde o anúncio de produtos em múltiplos canais de venda, da recepção centralizada dos pedidos e emissão das notas fiscais, até controles financeiros e pós venda, ficam em boas mãos dentro do ERP.

Conheça os recursos do Tiny ERP