Bem vindo ao blog do Tiny

Quais as principais vantagens de operar com um sistema ERP

Quais as principais vantagens de operar com um sistema ERP

17.07.2019 por Laika em ERP

O ERP otimiza sua empresa. Diminua o tempo para executar tarefas, reduza os custos e tenha segurança nas informações. Conheça mais.

Existe uma série de benefícios que um sistema integrado como o ERP pode oferecer. Confira essas vantagens para o seu negócio.

As relações entre os setores de uma empresa se tornaram mais complexas. Determinada área de um empreendimento necessita das informações de outra área para a realização de seu planejamento. Visando a automatização dessa comunicação, muitas empresas optam pelo uso de um sistema ERP.

De forma geral, o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) consiste em um software capaz de tratar informações das diversas áreas de uma mesma empresa, desde as operações mais elementares até as mais estratégicas, com o objetivo central de integrá-las e, dessa forma, facilitar a comunicação entre elas.

Exemplificando, em uma empresa é muito importante a comunicação entre setores diferentes, pois o setor de compras precisa obter informações do setor de vendas ou de contabilidade para o exercício de sua função de forma eficaz. Assim, com o sistema ERP, o setor de vendas precisaria apenas apertar alguns botões para obter as informações necessárias para a realização de suas tarefas.

Existem empreendimentos que ainda desconhecem a importância dessa comunicação intersetorial para a otimização do processo de gestão empresarial. Por conta disso, vamos listar aqui algumas vantagens que o sistema ERP traz para a gestão da empresa.

Otimização de tempo

O tempo é um dos bens mais preciosos de todo empreendimento, e saber formas de otimizá-lo nos diversos setores de uma empresa é uma ótima estratégia.

Dessa forma, o sistema ERP atua diretamente na otimização do tempo dentro das diversas áreas de uma mesma empresa, pois permite que a informação flua rapidamente entre os setores, já que todos os dados e processos estarão disponíveis de forma integrada em um mesmo local.

Em um mercado cada vez mais competitivo e especializado, empresas que conseguem entregar um bom resultado em menor tempo, podem se destacar e conquistar consumidores. A variável tempo pode ser um fator determinante para o sucesso ou para o fracasso de um empreendimento.

Além disso, por conta de toda essa integração de informações, o sistema ERP tem uma visão mais integrada da empresa como um todo, o que permite a tomada de decisões de forma mais ágil e precisa.

Mão com um relógio no pulso, em cima de um computador.

Redução dos custos

Empreendedores que costumam utilizar um software diferente em cada setor da empresa acabam tendo um alto custo de gerenciamento, mesmo sem poder centralizar as informações. E é exatamente nesse ponto que o sistema ERP atua para diminuir os gastos.

Esse sistema diminui os trâmites burocráticos na comunicação dentro da empresa, pois as informações dos setores já estão arquivadas em um software e são atualizadas em tempo real. Dessa forma, não há a necessidade de utilizar mais de um sistema, pois as informações ficam integradas em apenas um local.

Além disso, por ter uma visão mais ampla do empreendimento, esse sistema torna possível que a empresa crie produtos de melhor qualidade, foque no relacionamento com seu público-alvo e otimize a rotina, reduzindo, ainda que indiretamente, os gastos e aumentando sua margem de lucro.

Dessa forma, caso você busque uma maneira de reduzir os custos e aumentar os lucros da sua empresa, o sistema ERP é uma ótima opção.

Diminuição de erros

Os custos para correção de erros causados pela falta de comunicação ou padronização de processos costumam ser altos, porém podem ser reduzidos quando utilizados métodos eficazes, sendo o sistema ERP um deles.

Isso porque um dos fatores que mais levam ao erro dentro dos processos de um empreendimento é a falha na comunicação, ou seja, quanto maior for a dificuldade de se estabelecer uma comunicação entre os setores de uma empresa, maiores serão os erros cometidos dentro dela.

Assim, o sistema ERP atua facilitando a comunicação entre os diferentes setores e proporcionando mais agilidade em processos que, sem ele, demandariam mais tempo. Dessa forma, esses fatores causam a diminuição dos possíveis erros cometidos dentro de um empreendimento e, consequentemente, evitam um gasto desnecessário.

Segurança das informações

Essa vantagem do sistema ERP é muito importante, pois dados e informações de um empreendimento são muito valiosos e devem ser protegidos.

Com a expansão das redes de comunicação, tem se tornado mais difícil a manutenção do sigilo sobre algumas informações empresariais. No entanto, sabe-se que quanto menos centralizada é uma rede de gestão, menos segura ela é, ou seja, para manter as informações de um empreendimento seguras, torna-se necessário um sistema integrativo centralizado.

E é por isso que o sistema ERP é eficaz para a segurança dos dados de uma empresa, pois faz uso de modernos e eficientes meios de segurança, como é o caso dos datacenters utilizados para armazenar dados, que proporcionam confidencialidade por meio de acesso autorizado e senhas criptografadas, além da proteção física contra incêndios e o monitoramento por câmeras.

Flexibilidade/acesso remoto

Outra vantagem que um sistema ERP pode proporcionar para o seu negócio é a flexibilidade que ele oferece por deixar os dados armazenados em servidores online, conhecido como sistema de gestão de dados na “nuvem”. Dessa forma, um software na nuvem pode ser usado em qualquer lugar e a qualquer momento, sem a necessidade de instalar um sistema específico no computador.

Essa característica é muito importante, pois previne que os dados da empresa sejam perdidos por conta de possíveis danos ao computador, ou seja, caso ocorra algum problema com o computador da empresa, basta que o empreendedor acesse a sua página em um navegador e insira o seu login e a sua senha para ter acesso aos seus dados.

Tiny ERP pode ser usado em qualquer dispositivo.

Além disso, vale a pena ressaltar que esse sistema é facilmente acessado por meio de dispositivos móveis, sem a perda de sua qualidade ou funcionalidades. O Tiny ERP foi pensado de forma responsiva, portanto o sistema se adapta a diversos formatos de tela, sendo em computadores, tablets ou smartphone. Experimente.