Bem vindo ao blog do Tiny

Os 6 sinais que mostram a necessidade de implantação de sistema ERP

Os 6 sinais que mostram a necessidade de implantação de sistema ERP

14.11.2019 por Laika em ERP

O sistema ERP otimiza a rotina das empresas. Descubra quais são as vantagens de utilizar um ERP para a gestão do negócio.

A implantação de sistema ERP nos negócios auxilia o gestor em diferentes etapas, fornecendo dados importantes para a tomada de decisões. Com a integração de departamentos e a automação de processos, há melhora na produtividade e aumento dos lucros.

As palavras de ordem são eficiência e inovação, pois são a base para tornar um negócio sustentável e próspero. Usar a tecnologia como apoio para diminuir custos e tornar processos mais ágeis é a saída para muitas empresas. Por isso, os gestores acabam cogitando a implantação de um sistema ERP.

A sigla significa Enterprise Resource Planning, ou Gestão de Recursos Empresariais. Essa plataforma faz o que muitas empresas precisam para alavancar resultados: automatiza processos, centraliza informações e padroniza as ações.

Por que implantar um sistema ERP na sua empresa?

Implantar um sistema ERP gera vantagens para os negócios, como automatização dos processos e integração dos departamentos. Há uma centralização de informações que promove transparência e segurança. Os gestores podem acessar em um mesmo lugar os dados essenciais que ajudam na redução de custos e na tomada de decisões, além do relatório de vendas.

Como saber se é preciso implantar um sistema ERP?

A implantação de um sistema ERP é um passo importante para os negócios. Separamos algumas situações que podem ser evitadas quando é utilizado um sistema de gestão.

1. A empresa usa softwares diferentes para controles

Os departamentos precisam de diferentes softwares de trabalho para que tudo funcione, porém isso aumenta os gastos com licenciamento de uso e dificulta a comunicação entre os setores. O ideal é unificar essas tecnologias em um único modelo de gestão, integralizando os diferentes setores em uma única plataforma.

2. Há dificuldade em gerenciar consumidores

A carteira de clientes fornece ótimas informações para o departamento de marketing montar estratégias e campanhas, além de ser essencial para o bom desempenho das vendas e pós-vendas. Porém, se você não tem uma ferramenta eficiente, esses dados sensíveis acabam ficando espalhados e bagunçados.

3. O acompanhamento das vendas não é facilitado

É essencial acompanhar as vendas diariamente, porém, isso pode ser muito trabalhoso se você não contar com um sistema integrado para gerenciar os pedidos originados dos canais de venda. Tudo precisará ser feito de maneira manual, além de depender de o supervisor enviar relatórios. Com a implantação do ERP, você visualiza a empresa em uma única tela e com poucos cliques.

4. A comunicação é insuficiente entre os setores

Na hora de comprar produtos, é preciso entender a demanda do setor de vendas. Por isso, os setores precisam se comunicar de forma eficiente. Esse também é um sinal de que é bom implantar um sistema ERP, para evitar esta falta de informação que acaba atrasando processos. A integração dos departamentos facilita o gerenciamento de todos os setores.

5. As equipes apresentam baixa produtividade

Às vezes, achamos que os colaboradores estão desmotivados ou improdutivos, quando, na verdade, eles precisam de apoio tecnológico para melhorarem seu desempenho. Tarefas repetitivas custam alto para o negócio, pois suas equipes perdem horas fazendo as mesmas coisas. Com a implantação de um sistema ERP, você automatiza essas etapas, agilizando o trabalho dos setores conectados.

6. É muito difícil coletar dados importantes

Se você enfrenta dificuldades para encontrar informações, coletar dados ou, até mesmo, gerar relatórios gerenciais, realmente está na hora de implantar um sistema ERP em seu negócio. Assim você centraliza as informações que a empresa inteira utiliza de maneira catalogada e organizada. Assim, fica fácil encontrar o que precisa para gerar avaliações personalizadas.

Por que o sistema ERP é uma boa solução a ser implantada?

O sistema ERP é uma forma de centralizar as informações, mantendo os processos otimizados e organizados. Veja abaixo alguns dos benefícios em investir nessa plataforma.

Diminuição de custos

Utilizar um ERP ajuda sua empresa a diminuir os custos com processos:

  • com a queda de burocratização e os processos na comunicação entre departamentos;
  • com a diminuição de sistemas para os setores, pagando menos assinaturas;
  • com a automatização de tarefas repetitivas, podendo alocar e orientar melhor os colaboradores.

Facilidade de acesso

  • Os softwares mais modernos de ERP são conectados em nuvem, ou seja, você pode acessar tudo o que precisa por meio da Internet. Com o Cloud Computing, ou computação em nuvem, podemos fazer diferentes processos apenas utilizando nossa conexão em rede. Dessa forma, é possível manter acesso aos dados de negócio mesmo quando os colaboradores estão em viagens de negócios ou em homeoffices para equipes, ajudando a melhorar a produtividade trabalhando com o mesmo sistema.

Minimização de falhas

Existem muitos problemas que contribuem para falhas e erros na produção do negócio. Alguns são:

  • falta de padronização nos processos;
  • excesso de repetição de tarefas;
  • comunicação ineficiente;
  • departamentos sem integração.

A implementação de um sistema ERP ajuda em todas essas fases, melhorando os processos em todos os sentidos. Você ganha agilidade, qualidade, conformidade com padrões e, claro, produtividade.

Mais segurança de dados

A segurança das informações de uma empresa é essencial. Por isso, invista na implantação de um sistema ERP. O principal motivo disso é que a centralização dos dados operacionais em um só lugar diminui o risco de exposição e perda.

Conheça o Tiny ERP

O Tiny ERP é um sistema que surgiu para empoderar pequenas empresas, para que elas possam ser organizadas e eficientes como empresas grandes. Com o Tiny, você pode:

  • gerenciar setores da sua empresa;
  • promover vendas rápidas na sua loja com o PDV Tiny;
  • organizar o financeiro;
  • controlar estoques;
  • gerar relatórios;
  • integrar outras soluções;
  • centralizar as informações;
  • atualizar preços com todos os custos inclusos de maneira simples.

A tecnologia é essencial para manter a competitividade e garantir a sobrevivência dos negócios. Mantenha sua empresa sempre atualizada.

Agora te convidamos para experimentar o Tiny ERP por 30 dias de forma gratuita. Clique no botão abaixo e cadastre-se:

Quero experimentar o Tiny ERP